Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes Suíços

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes Suíços

Viajar nos comboios panorâmicos da Suíça é uma experiência imperdível em qualquer roteiro pela nação helvética. E o Grand Train Tour of Switzerland reúne as mais belas rotas dos comboios panorâmicos da Suíça que cruzam os Alpes.

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes Suíços

Na Suíça, todos os destinos são acessíveis graças à rede de transportes públicos mais eficiente, pontual e fiável do mundo que integra autocarros cómodos, barcos românticos e comboios panorâmicos. Inclusivamente, a rede ferroviária é a mais densa do mundo e, o comboio, o meio de transporte de eleição dos próprios suíços.

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosNão é por isso de espantar que a Suíça seja um dos melhores países do mundo para viajar de comboio. Com janelas panorâmicas, modernos e cómodos, os comboios panorâmicos da Suíça são ideais para apreciar o melhor das incríveis paisagens alpinas no conforto do seu assento. Uma forma de viajar tão emocionante quanto relaxante.

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosO Grand Train Tour of Switzerland é um itinerário que promete levar o visitante a conhecer o melhor da Suíça. São mais de 1200 quilómetros de passeio cénico pelas incríveis paisagens alpinas da nação helvética. E o melhor de tudo é que pode ter acesso a tudo isto com um único bilhete: o Swiss Travel Pass.

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosNeste artigo partilhamos consigo a nossa experiência de três rotas clássicas dos comboios panorâmicos da Suíça: o Bernina Express, o Glacier Express e o Gotthard Panorama Express. Damos-lhe a informação prática para planear a sua Grand Train Tour pela Suíça, de acordo com os seus interesses e gostos, e dicas para poupar dinheiro e maximizar o seu tempo de viagem.

Na preparação da sua viagem aos Alpes Suíços não deixe de ler também o nosso guia e roteiro detalhado para visitar a Suíça.

Viajar pela Suíça de transportes públicos

O sistema de transportes públicos da Suíça integra uma avançada rede de comboios, autocarros e barcos que permitem chegar a todo o lado e funciona de forma tão integrada que parece termos chegado a uma realidade futurista.

A estes meios de transporte público de longa distância somam-se autocarros, elétricos/trams, ou metros citadinos, barcos para rápidas travessias dos lagos, teleféricos e funiculares que em minutos levam o visitante ao pico de montanhas icónicas, outrora apenas acessíveis após dias de escalada.

E com o surgimento do Swiss Travel Pass, nunca foi tão fácil explorar a Suíça.

Swiss Travel Pass, a forma mais económica de viajar de comboio na Suíça

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosO Swiss Travel Pass é o bilhete “all-in-one” certo para si, a chave que lhe abre as portas da rede de transportes públicos que integram o Swiss Travel System.

Este canivete suíço das viagens na Suíça permite viajar de comboio, autocarro e barco para qualquer ponto do país, desde as cidades emblemáticas aos majestosos e imponentes picos do coração dos Alpes, contemplando paisagens de montanha de sonho, sulcadas por rios, glaciares e cascatas, lagos românticos, florestas de fantasia e conhecendo o Património UNESCO natural e edificado.

Exclusivamente criado para o turista estrangeiro, o Swiss Travel Pass é um bilhete eletrónico pessoal e intransmissível que reúne inúmeras vantagens, como sejam:

  • viagens ilimitadas em toda a rede regular de comboios e autocarros da Suíça, incluindo ainda acesso a vários barcos que integram a rede de transportes públicos;
  • viagem gratuita nos comboios panorâmicos da Suíça (a reserva prévia do assento nos comboios premium Gotthard Panorama Express, Bernina Express e Glacier Express é obrigatória, e aconselhável nos restantes, e está sujeita a uma sobretaxa ou suplemento);
  • uso gratuito dos transportes públicos urbanos em mais de 90 cidades;
  • acesso gratuito aos funiculares e teleféricos mais famosos;
  • entrada gratuita em mais de 500 museus;
  • acesso gratuito a excursões de montanha como Rigi, Stanserhorn e Stoos;
  • descontos até 50% em várias das principais excursões de montanha (como Jungfraujoch, Titlis, Gornergrat e Matterhorn).

Além disso, comprando o Swiss Travel Pass pode economizar imenso dinheiro a explorar a Suíça, que, como se sabe, está longe de ser um destino barato.

Contas feitas, o Swiss Travel Pass pode ficar muito mais barato do que comprar os bilhetes individualmente. É também muito mais prático, pois não é preciso reservar lugares com antecipação nos comboios e autocarros, exceção feita aos comboios panorâmicos (por não serem um serviço regular, é imperativo fazer reserva). Basta consultar os horários no site dos Caminhos de Ferro da Suíça – SBB, embarcar e seguir caminho, o que dá imensa flexibilidade à viagem.

Jovens até 25 anos têm desconto de 30% na compra do Swiss Travel Pass. E para quem viaje com crianças até aos 16 anos é oferecido o Swiss Family Card na compra do Swiss Travel Pass, o que permite às crianças viajarem gratuitamente desde que estejam acompanhadas por um dos pais com Swiss Travel Pass válido.

É possível comprar o Swiss Travel Pass para viagens desde 3 dias até 15 dias em duas modalidades:

  • o Swiss Travel Pass Standard, em que as viagens têm de ser feitas em dias consecutivos,
  • e o Swiss Travel Pass Flex, em que escolhe os dias que quer viajar no período de 1 mês. Esta flexibilidade é bastante útil no caso de querer ficar estacionad@ em alguma das cidades, para fazer caminhadas, praticar desportos náuticos ou de inverno, etc.

Swiss Travel Pass: preços

Pode consultar os preços das duas modalidades do Swiss Travel Pass em segunda classe na tabela abaixo.

Tabela de Preços Swiss Travel Pass em 2ª classe

Swiss Travel Pass Swiss Travel Pass Flex
3 dias 232 CHF 267 CHF
4 dias 281 CHF 323 CHF
6 dias 359 CHF 384 CHF
8 dias 389 CHF 409 CHF
15 dias 429 CHF 449 CHF

Tarifas em Francos Suíços. Clique para ver taxa de câmbio.

Swiss Travel Pass: onde comprar?

Pode comprar antecipadamente o seu Swiss Travel Pass online através deste link. É rápido, prático e seguro.

Em cada viagem, faça-se sempre acompanhar do seu bilhete eletrónico e do seu documento de identificação, seja o cartão de cidadão ou o passaporte, para mostrar no caso dum controle.

Para descarregar um guia resumido do Swiss Travel System clique aqui.

Grand Train Tour of Switzerland 

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosO Grand Train Tour of Switzerland combina oito rotas de comboios panorâmicos da Suíça, cinco delas premium, às quais se somam 3 trechos alternativos, que permitem conhecer o melhor da Suíça. De janeiro a dezembro, pode cruzar o país dos 4 idiomas oficiais, por paisagens de tirar o fôlego, desde as mais elegantes e charmosas cidades suíças aos resorts alpinos mais badalados, passando por 11 grandes lagos e 5 Patrimónios da Humanidade UNESCO.

Sem ter um percurso ou duração fixos, é você que escolhe as viagens nos comboios panorâmicos da Suíça que mais lhe agradem e pode entrar e sair onde quiser. Quer seja na pitoresca Zermatt ou na luxuosa St. Moritz, no soalheiro cantão de Ticino ou na região vinícola UNESCO de Lavaux, na cosmopolita Zurique ou na medieval Lucerna.

Encontre toda a informação sobre o Grand Train Tour of Switzerland no site oficial.

Comboios Panorâmicos da Suíça

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosSe há experiência inesquecível numa viagem à Suíça, é uma viagem nos modernos comboios com janelas panorâmicas – da terra ao céu. Descortinando os espetaculares cenários de montanha, entre glaciares e lagos cristalinos, vales idílicos e vilarejos pitorescos, há cinco rotas dos comboios panorâmicos da Suíça premium que merecem destaque. São elas:

  • Bernina Express
  • Glacier Express
  • Goldenpass Panoramic
  • Gotthard Panorama Express
  • Luzern-Interlaken Express

Bernina Express

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosEmbarcar no Bernina Express é o prólogo duma viagem de comboio considerada por muitos como a mais extraordinária travessia alpina. E nós somos forçados a concordar!

O Bernina Express é um dos comboios panorâmicos da Suíça mais famosos. Liga a cidade italiana de Tirano à cidade suíça de Chur, a localidade mais antiga do país helvético. Pelo caminho, o Bernina Express vence um desnível superior a 1800 metros e atravessa 55 túneis e 196 pontes entre elas o cinematográfico Viaduto de Landwasser, o grande ícone da linha ferroviária Rhaetian, que é inclusivamente Património Mundial da UNESCO.

Nos meses de verão existe ainda um autocarro panorâmico que liga Lugano a Tirano e foi precisamente nele que iniciamos a nossa aventura no Bernina Express. O autocarro arranca junto à estação de comboios de Lugano e demora sensivelmente 3 horas a chegar à estação ferroviária de Tirano. Pelo caminho será brindado com lindas vistas sobre o Lago Lugano, o Lago do Como e o Vale de Valtellina pejado de vinhas e pitorescas aldeias.

Uma vez em Tirano irá embarcar no Bernina Express e desfrutar de uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo. Apesar de ser possível ir até Chur, nós optamos por fazer somente o troço até St. Moritz, para no dia seguinte embarcarmos no Glacier Express até Zermatt.

A viagem entre Tirano e St. Moritz tem uma duração de sensivelmente 2h30 e passa pelo ponto mais alto de toda a rota do Bernina Express, a estação Ospizio Bernina situada a 2253 metros de altitude.

Os outros destaques deste troço super cénico do Bernina Express vão para o Glaciar Morteratsch, o Bernina Pass, os três lagos vizinhos Lej Itschen, Lej Nair e Lago Bianco, o viaduto circular de Brusio, o imenso Lago Poschiavo, a Diavolezza (onde é possível ver-se os picos mais altos dos Alpes Orientais, com destaque para o Piz Bernina com 4048 metros de altitude) e a estação Alp Grüm (situada a 2091 metros de altitude), onde por norma o Bernina Express faz uma curta paragem para poder tirar uma fotografia com o Glaciar Palü como pano de fundo.

Informação prática sobre o Bernina Express:

  • O Bernina Express em segunda classe custa 66 CHF + 16 CHF de suplemento de reserva de lugar no autocarro + 16 CHF de suplemento de reserva de lugar no comboio. Caso tenha o Swiss Travel Pass de segunda classe só terá de pagar os suplementos de reserva de lugar, ou seja 32 CHF. Pode fazer a sua reserva clicando aqui.
  • O Bernina Express não dispõe de restaurante, logo, recomendamos que compre alguma comida de antemão. Na estação de comboios de Lugano pode comprar sandes/saladas pré-feitas, o que facilita bastante a logística.
  • A ligação de autocarro entre Lugano e Tirano só está disponível no verão. Se quiser viajar no Bernina Express noutra estação do ano, terá de ir de comboio de Lugano até Tirano. A viagem demora cerca de 5h30 e exige mudar de comboio.
  • Para desfrutar das melhores vistas da viagem do comboio panorâmico Bernina Express, recomendamos que se sente do lado esquerdo no sentido da viagem Tirano-Chur.

Glacier Express

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosDos comboios panorâmicos da Suíça o Glacier Express demarca-se pela particularidade de ser o comboio expresso mais lento do mundo. O Glacier Express liga as duas estâncias de ski mais famosas da Suíça, St. Moritz e Zermatt, numa viagem dos sentidos de cerca de oito horas.

Relaxe, serão oito horas de deslumbramento durante as quais não faltam atrativos, a começar por algumas das paisagens mais fenomenais dos Alpes. A própria linha ferroviária é uma atração turística, com os seus 91 túneis, alguns helicoidais, e mais de 290 pontes. Como o próprio nome indica, o Glacier Express permite observar alguns dos glaciares mais icónicos da Suíça que ainda subsistem no coração dos Alpes.

A partir de St, Moritz, o trajeto começa logo com dois pontos altos no troço da Albula Line: o Solis Viadukt e o famosíssimo Landwasser Viadukt, o grande ícone da linha ferroviária Rhaetian, que é inclusivamente Património Mundial da UNESCO. Seguem-se lugares históricos como a ponte Kin, os castelos da Região de Domleschg, e o Mosteiro Disentis.

Antes de chegar à vistosa localidade de Andermatt, cruza o Oberalp Pass, o ponto mais elevado do Glacier Express nos 2033 metros de altitude, que liga os cantões de Grissões e Uri. Verdadeiramente fascinante é a Garganta do Ródano, a ravina esculpida pelo rio Ródano ao longo dos séculos, conhecida como o Grand Canyon da Suíça.

O trajeto termina no fabuloso vale Matter, entre Stalden, a “aldeia das pontes”, e Zermatt, a vila alpina com vistas de cortar a respiração para o gigante de pedra mais fotografado do mundo, o Matterhorn. Dificilmente vai conseguir despregar os olhos da janela nestes últimos 25 km: não vai querer perder pitada das paisagens de tirar o fôlego do vale do Rio Matter Vispa e do Glaciar Bies.

Informação prática sobre o Glacier Express:

  • O Glacier Express em segunda classe custa 152 CHF + um suplemento de reserva obrigatória de 49 CHF. Caso tenha o Swiss Travel Pass de segunda classe este suplemento de 49 CHF é a única taxa que terá de pagar ao fazer a reserva obrigatória de lugar. Pode fazer a sua reserva clicando aqui.
  • No comboio há serviço de refeição, onde poderá desfrutar de um menu completo de almoço (custa sensivelmente 50 CHF) ou comprar snacks e bebidas. Se quiser poupar dinheiro pode trazer a sua própria merenda. Na Hauptbahnhof de St. Moritz encontra um supermercado Migrolino, onde pode comprar sandes já feitas.
  • Para desfrutar das melhores vistas na viagem de comboio recomendamos que se sente do lado direito no sentido da viagem St. Moritz-Zermatt. E não se preocupe em anotar os nomes das atrações que destacámos. No seu assento encontra um folheto muito completo com informação dos mais de 30 highlights, e uns auriculares para aceder ao serviço de áudio. É só estar atento ao “gongo” que soa perto dos pontos mais importantes e escutar o interessante áudio-guia para matar a curiosidade.

Gotthard Panorama Express

O Gotthard Panorama Express liga Lucerna a Lugano e é uma espécie de 2 em 1 dos comboios panorâmicos da Suíça. Junta uma viagem por alguns dos lugares históricos mais importantes da fundação da Confederação Helvética com o romantismo dum passeio de barco pelo lago.

A primeira parte da viagem consiste numa viagem num barco ao estilo “Belle Époque” pelo Lago dos Quatro Cantões (Lago Vierwaldstätersee em alemão), bem no centro da Suíça, entre Lucerna e Flüelen. A viagem arranca no cais que se encontra junto à estação central de comboios de Lucerna (Hauptbahnhof) e tem uma duração de sensivelmente 2h40.

Pelo caminho será brindado com maravilhosas paisagens e terá a oportunidade de ver alguns dos locais históricos mais importantes da Suíça dos quais destacamos a capela do lendário William Tell, a Rocha Schiller e os Prados de Rütli, onde os representantes dos três cantões fundadores da Suíça se reuniram em 1291 para fazer um juramento de aliança eterna dando assim origem à Confederação da Suíça.

A segunda parte da viagem do Gotthard Panorama Express, entre Flüelen e Lugano, decorre num comboio com janelas panorâmicas que atravessa a mítica Gotthard Pass, uma passagem de montanha nos Alpes que atravessa o Maciço de Saint-Gotthard e conecta o norte da Suíça com o sul da Suíça. Começa a viagem a falar alemão e termina a falar italiano.

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosA viagem dura cerca de 2h30 e tem como maiores pontos de interesse o histórico Túnel Ferroviário de Gotthard (que tem 15 km de extensão e demorou 10 anos a construir, de 1872 a 1882), o desfiladeiro de Schöllenen, a Ponte do Diabo, os Castelos de Bellinzona e a Igreja Wassen.

O Gotthard Panorama Express é verdadeiramente o mais diversificado dos comboios panorâmicos da Suíça. Alia uma viagem de comboio a um passeio de barco, a história ao romantismo, e revela duas facetas distintas da paisagem da Suíça. Afinal, começa bem no centro da Suíça dos lagos e dos picos cobertos de neve e termina a sul com as paisagens mediterrânicas e soalheiras do cantão italiano do Ticino.

Informação prática sobre o Gotthard Panorama Express:

  • O Gotthard Panorama Express em primeira classe custa 153 CHF + um suplemento de reserva obrigatória de lugar de 16 CHF. Se tiver o Swiss Travel Pass de primeira classe, só terá de pagar o suplemento de 16 CHF. Caso tenha o Swiss Travel Pass de segunda classe, o suplemento é de 29.5 CHF, pois terá de pagar o upgrade para primeira classe no comboio visto que este não tem segunda classe. Pode fazer a sua reserva clicando aqui.
  • No barco existe um bar/restaurante, onde poderá desfrutar de um menu completo de almoço (custa sensivelmente 50 CHF) ou comprar snacks e bebidas. Se quiser poupar dinheiro pode trazer a sua própria merenda. Na Hauptbahnhof de Lucerna encontra um supermercado Migros, onde pode comprar sandes já feitas.
  • Para desfrutar das melhores vistas na viagem de comboio recomendamos que se sente do lado esquerdo no sentido da viagem Lucerna-Lugano. No comboio existe uma carruagem onde é possível abrir as janelas para tirar fotos sem reflexos (foi mesmo criada para o efeito). Pode levantar-se do seu lugar a qualquer altura e ir capturar umas belas chapas do Gotthard Pass.
  • Esteja ciente que o Gotthard Panorama Express é um dos comboios panorâmicos da Suíça operado sazonalmente, usualmente entre meados de abril a meados de outubro, de terça a domingo.

Horários especiais e reserva de lugar dos comboios panorâmicos da Suíça

Comboios Panorâmicos Suíça: conheça as melhores rotas pelos Alpes SuíçosComo serviços especiais que são, os comboios panorâmicos da Suíça são menos regulares e têm horários específicos. O site oficial dos caminhos-de-ferro suíços é uma ferramenta muito prática que convém ter sempre à mão.

Através do site www.sbb.ch ou da aplicação, que aconselhamos descarregar para o seu telemóvel, pode consultar todos os horários de toda a rede de transportes públicos (comboios, barcos, teleféricos, etc.) e fazer as reservas de lugar para os comboios panorâmicos da Suíça.

Se preferir, pode recorrer aos sites dedicados a cada um dos comboios panorâmicos da Suíça com toda a informação necessária: horários, preços e suplementos, serviços disponíveis a bordo, compra e reserva dos bilhetes.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.