Quando se fala em longas caminhadas a questão de como cuidar dos pés de forma a evitar bolhas está sempre presente. As famigeradas bolhas são inclusivamente um dos grandes medos dos peregrinos e todas as semanas recebemos um sem número de mails dos nossos leitores a pedirem-nos dicas de como cuidar dos pés para evitar bolhas no Caminho de Santiago.
Neste artigo vamos partilhar todos os nossos truques para cuidar dos pés de forma a evitar as bolhas pois, pela nossa experiência, a prevenção é, de longe, o melhor remédio. E como em longas caminhadas, como o são os Caminhos de Santiago, é quase impossível não surgir uma bolhita ou duas também partilhamos as nossas dicas de tratamento das bolhas.
Causas das bolhas nos pés
As duas principais causas do surgimento das bolhas nos pés são as seguintes:
- Forte atrito da pele com o calçado (ou até mesmo com as meias – uma costura por exemplo).
- Sujidade que entra nas botas ou meias e cria fricção (por exemplo uma pequena pedra na bota)
- Excesso de humidade nos pés (muitas vezes devido à utilização de meias de algodão que dificultam a evaporação do suor)
Como evitar bolhas nos pés – dicas para cuidar dos pés e prevenir a formação de bolhas em caminhadas longas como o Caminho de Santiago
Agora que já sabe o que causa as bolhas nos pés chegou a hora de aprender a cuidar dos pés para evitar as bolhas durante o Caminho de Santiago.
– Investir em calçado de boa qualidade
Poupar no calçado e caminhadas longas é sinónimo de problemas, entre elas as temíveis bolhas nos pés.
Na hora de ir às compras compre um ténis ou uma bota de caminhada confortável e de boa qualidade. Se quer prevenir o aparecimento de bolhas, é imprescindível que o calçado seja impermeável mas ao mesmo tempo respirável (estilo Goretex).
– Escolher bem o tamanho do calçado
O calçado para caminhadas longas não deve ser nem muito folgado nem muito apertado. Andar com o pé a dançar dentro da bota não é de todo aconselhável mas comprar bem justinho é igualmente um erro crasso. Por norma nós compramos sempre um número acima do que habitualmente utilizamos (desde que que também não fique muito largo).
É que durante as caminhadas longas os pés incham, como tal, a bota que estava larga vai passar a estar apertada. E já se sabe, bota apertada resulta em aumento da fricção e é garantia de bolhas nos pés.
– Levar sempre calçado feito ao pé para longas caminhadas
Ir estrear calçado no Caminho de Santiago até pode parecer uma boa ideia mas não é. Calçado novo é bolhas nos pés garantidas. Antes de iniciar uma caminhada longa deve “quebrar” o calçado, fazê-lo bem ao seu pé, de forma a evitar bolhas durante o caminho.
– Usar meias sintéticas (nada de algodão)
Uma das grandes causas das bolhas nos pés é o excesso de humidade. E se há coisa em que o algodão é bom, é em reter humidade, logo meias de algodão é de fugir a sete pés. Para caminhadas longas leve sempre meias de tecido sintético, de rápida evaporação.
– Usar meias duplas
Esta dica é uma das melhores para cuidar dos pés e evitar bolhas em longas caminhadas. Como referimos atrás a principal causa das bolhas nos pés é o atrito.
Ora, a meia dupla, diminui o atrito consideravelmente e como tal previne o aparecimento de bolhas. As nossas preferidas são as meias duplas anti-bolhas com fibra Coolmax®.
Convém também levar sempre dois pares secos para poder trocar ao longo do dia pois mesmo sendo sintéticas vão ficando húmidas (não há milagres). Como já referimos meia encharcada é meio caminho andado para bolhas nos pés.
– Nunca lavar os pés antes de iniciar a caminhada
Outra dica importante no que diz respeito a cuidar dos pés e evitar bolhas em longas caminhadas é nunca lavar os pés antes de ir caminhar. Se lavar os pés a pele fica húmida e pele humedecida é mais sensível à fricção. O ideal é fazer sempre a sua higiene de véspera.
– Esfregar os pés com vaselina ou afins
A vaselina é muito importante para cuidar dos pés e evitar bolhas e feridas (gretas dos pés secos, fricções das unhas, fricções do calçado). A vaselina hidrata a pele do pé e evita os abrasões que provocam as bolhas. Nós nunca começamos uma jornada de peregrinação (e até dias longos de trekking isolados) sem espalhar uma noz de vaselina no pé todo, entre dedos inclusivamente. Tem sido uma das nossas melhores amigas para cuidar dos pés e evitar bolhas em longas caminhadas
Se preferir pode usar também pomadas específicas para caminhadas (em nossa opinião não vale a pena), Vick Vaporub ou gel de aloe vera puro.
– Fazer paragens regulares durante a caminhada
Durante uma caminhada longa é extremamente importante fazer paragens para recuperar energias e dar algum descanso aos pés. Sempre que parar (mesmo que esteja frio e chuvoso), descalce as suas botas para deixar o pé respirar. Se as meias estiverem muito húmidas, não se esqueça de trocar por umas secas. Se o pé estiver muito seco, reforce a vaselina. Estes pequenos cuidados com os pés ajudam a evitar bolhas (e muito).
Como tratar das bolhas nos pés
Mesmo que cuide bem dos pés para evitar bolhas é normal que a certa altura surja alguma. Afinal de contas andar mais de 20km por dia, todos os dias, como no Caminho de Santiago é propício ao aparecimento de bolhas.
Na nossa maior peregrinação, os 800 km do Caminho Francês de Santiago, tivemos apenas um par de pequenas bolhas, portanto é possível evitar males maiores com uma adequada prevenção. E caso surjam, é tratar logo das bolhas para evitar que aumentem de tamanho.
Pensos anti-bolhas
Este é um item obrigatório num kit de primeiros socorros para o Caminho de Santiago. Levamos sempre vários tamanhos e embalagens porque ao mínimo sinal de bolha no pé, colocamos logo um penso. Entre várias marcas que já usámos, Compeed é a nossa preferida porque adere na perfeição, sem se deslocar, desde que cumpramos todas as regras de aplicação.
Furar as bolhas
Nós evitamos ao máximo ter de furar bolhas porque uma bolha perfurada é uma excelente porta aberta à infeção.
Contudo se a bolha for mesmo muito grande e dificultar muito o andar é uma opção válida. Se tiver de furar bolhas siga estes passos:
- Com a zona da bolha bem limpa e uma agulha bem desinfetada (álcool ou fogo) faça dois pequenos furos na bolha para que o líquido drene e a bolha fique completamente vazia. Nunca utilize facas nem tesouras para furar bolhas nem retire a pele da bolha, pois ela serve de proteção.
- Depois da bolha estar drenada e o pé bem seco coloque um Compeed sobre o local onde estava a bolha para proteger a pele de futuras fricções. Após colocar o Compeed nunca o arranque, pois se o fizer vai também arrancar a pele da bolha e fazer uma ferida. Quando a pele estiver restaurada o Compeed vai cair por ele.
Nota: durante a caminhada, com a humidade, o Compeed pode deslocar-se ou mesmo cair antes da pele estar curada. Se tal acontecer ajuste o Compeed ou coloque um novo (no caso de ter caído).
Se gostou das nossas dicas para cuidar dos pés e evitar bolhas em longas caminhadas partilhe este artigo com os seus amigos e siga-nos no Instagram e no Facebook. Muito obrigado e Bom Caminho!
Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago
- Preparação Física para o Caminho de Santiago
- Preparação Mental para o Caminho de Santiago
- Mapas do Caminho de Santiago: download/descarga grátis dos mapas, percursos, rotas e trilhas (tracks) GPS do Caminho de Santiago em formato GPX / KML
- O que levar na Mochila para o Caminho de Santiago
- Albergues de Peregrinos – saiba onde dormir no Caminho de Santiago
- Saiba para que serve e onde comprar a Credencial do Peregrino de Santiago
- Como chegar de forma prática e económica a Saint Jean Pied de Port
- Questões de Segurança no Caminho de Santiago: saiba como evitar os maiores perigos.
- Quanto custa fazer o Caminho de Santiago: saiba como fazer um orçamento
Inspire-se para o seu Caminho lendo os nossos Guias do Caminho de Santiago
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Muito bom! Obrigado! Parabens!
Tomar banho (frio) pela manha e muito bom! Vale renuncia-lo em beneficio de evitar bolhas?
Como usar o “compede”: aplica-lo em
cima da bolha?
Olá João. O banho, frio ou quente, deixa a pele mais sensível à fricção, logo deve ser evitado antes das caminhadas. O ideal é tomar esse duche de véspera. Quanto ao comped, idealmente, deve colocar ainda antes de ter bolha, em zona onde começa a sentir abrasão (irritação, alguma dor, etc) por forma a evitar o surgimento da bolha. Caso já tenha surgido uma pequena bolha coloque o comped por cima. Se a bolha for grande deve primeiro drenar a mesma. Bom Caminho!
Boa tarde.
Vou fazer o caminho de Santiago em Abril, partindo de Valença. Já comprei as botas,às quais lhe estou a “fazer a cama”, de maneira a ficarem completamente adaptadas ao pé. No entanto, tenho duvidas em relação a que meias comprar. Gostaria, se possivel, de saber se me podem recomendar alguma marca ou modelo especifico. E se me podiam explicar o conceito de meia dupla. Porque tentei encontrar na net e não vejo isso em lado nenhum. Não percebo se recomendam que se use dois pares de meias das que recomendam ou se há packs dessas duas meias, umas mais finas e outra mais grossas, à venda.
Obrigado pela ajuda.
Olá Luís,
Existem mesmo umas meias duplas (têm uma camada interior e outra exterior). Nós por norma compramos na Decathlon e têm feito um excelente trabalho.
Bom Caminho!
Olá, obrigada pelas dicas..
Obrigado pelo feedback 🙂
Existe alguma marca de sapatos ou botas em especial que recomendem? Obrigado!!!
Olá Vítor.
Por norma usamos botas da Decathlon. Mais que a marca o importante para nós é que tenham Gore-Tex e VIBRAM.
Olá!
Irei fazer o caminho de Santiago a partir de Braga (capital dos Suevos, capital da cristandade). Já tenho feito vários treinos e as famosas bolhas já apareceram. Podem dizer-me onde comprar as meias anti bolhas e o modelo, por favor. Comprei umas na Decathlon que diziam anti-bolha no entanto não resultaram.
Descobri o vosso blog e estão de parabéns!
Grata
Olá Isabel!
Também compramos as nossas na Decathlon. As que comprou eram meias duplas anti-bolhas com fibra Coolmax?
Eles têm vários modelos anti bolhas mas as únicas que funcionam mesmo bem connosco são as que têm Coolmax.
Bom Caminho!
olá Vagamundos,
Vou fazer o caminho inglês e gostaria se um esclarecimento, se as meias duplas da Decathlon têm todas Colmax, ou há algumas duplas sem Colmax, é que eu já comprei dois pares de duplas mas estou na dúvida se têm ou não colmax.
Muito obrigada
Olá Isabel!
Na Decathlon existem vários tipos de meias duplas. As que têm fibra Coolmax têm que o dizer expressamente à semelhança do que acontece com o Goretex no calçado. Se não dizer nada não têm.
Por norma são bem mais caras (o dobro ou mais) mas vale a pena o investimento. São excelentes e duram muito tempo.
Bom Caminho!
Bom dia, precisava de ajuda, vou tentar fazer uma caminhada seguida de 120kg, gostava que me ajudasse a escolher o cansado ideal, será melhor a sola de gel ou de espuma?
Muito obrigado pela atenção
Cumprimentos
Paulo
* 120km peço desculpa
Ola Boa tarde
Gostaria de saber se acham o caminho Frances perigoso para apenas 2 senhoras ou se sugerem algum grupo a quem nos possamos juntar.
Olá Fátima,
Regra geral o Caminho Francês é bastante seguro. Convém apenas tomar as precauções básicas.
Recomendamos a leitura deste nosso artigo: https://www.vagamundos.pt/seguranca-no-caminho-de-santiago/
Bom Caminho!
OIEEE!!!
Parabéns pelas excelentes dicas!!!
Já fiz o caminho Português e não tive nenhuma bolha. Usei várias dicas das quais vcs falaram aqui e deu super certo!!!
Agora estou me preparando para fazer o caminho Francês…e por isso resolvi buscar orientações por aqui e tive a sorte de encontra-los.
Super obrigada e parabéns pelas ótimas e maravilhosas dicas.
Confirmo o que disseram. Fiz exatamente tudo como explicam aqui e fiz O bolhas ?. 2 caminhos feitos e nada de bolhas. Principalmente graças às botas e à vaselina com meias sintéticas. Muita vaselina antes e durante.
Excelente dica para as bolhas.
Olá Vagamundos
Estou a tentar organizar-me, para fazer o caminho português no final de Setembro, partindo do Porto, sózinha!
Nenhum dos meus amigos o quer fazer!
Já investiguei e sei que existem imensas ‘agências’ que tentam fazer um grupo por um preço ´módico’.
Existe algum grupo, associação sem fins lucrativos?
Aproveito para perguntar quais as meias da Decathlon? Ainda hoje estive lá e não encontrei nada! Possivelmente sem stock!
Obrigada
Margarida Gonçalves
Ps- Uma amiga emprestou-me o vosso livro.
Muito bom. Parabéns!
Olá Margarida!
Ficamos contentes pro saber que gostou de ler o nosso livro “Caminho do Amor”.
Nunca fizemos nenhum caminho recorrendo a agências e não temos conhecimento que existam associações sem fins lucrativos que organizem caminhos. Mas não tenha medo de partir para o caminho sozinha, pois num par de dias (se tanto) já vai ter muitos companheiros de caminho. O difícil mesmo será caminhar sozinha. Relativamente às meias qualquer marca que tenha coolmax serve. Se na Decathlon estão esgotadas procure na Amazon Espanha que à priori encontra. Também já compramos por lá sem qualquer problema.
Bom Caminho!
Bom dia..
Admiro a vossa capacidade e experiência..
Sou médico e caminheiro de longo curso..
Em relação aos vossos conselhos sobre cuidados com os pés não concordo com muitas coisas que são informadas..
A pele dos pés precisa de ser preparada e o calçado de boa qualidade poderei dizer.. melhor deverá sim calçado já usado e não a estrear em caminho..
A lavagem dos pés deve ser sempre ser feita, antes, depois e durante..
A vaselina muitas vezes apontada como boa é um derivado do petróleo, não é um hidratante, mas sim um lubrificante.. Não recomendo..
Lavar os pés. secar e hidratar.. Regras fundamentais para a prevenção das bolhas
a bolha acontece em geral por fricção e uso excessivo, ou seja muitos quilómetros em pé pouco acostumado a isso.. Bolha deverá merecer sempre atenção.. Lavar, secar e hidratar e nem sempre tapar com qualquer tipo de penso, mesmo o Compeed ou idêntico..
Todo o vosso trabalho merece elogio e um dia talvez participe numa caminhada com vocês..
Manuel Vazquez
O meu problema é no peito do pé. Aparece mancha vermelha. Trato com biafine. Torna-se inibidor pois não me deixa aumentar os treinos pois não consigo recuperar na totalidade. Que fazer?
Abraço
Olá. O meu problema são as unhas…este ano, no percurso até Finisterra, nas descidas terríveis, dei cabo das unhas e tive que parar…recomecei no dia seguinte e consegui terminar. Pensava que tinha protegido as unhas, com aquelas carapuças de silicone, para os dedos grandes e pensos nas outras, mas não foi eficaz…tinha meias de caminhante, mas se calhar estavam apertadas… como fazem vocês?
Olá Fátima,
Honestamente não tomamos nenhuma precaução em especial com as unhas pois (ainda) não tivemos nenhum problema com as mesmas durante as nossas caminhadas. Neste caso não conseguimos de todo ajudar.