Concón – a capital gastronómica do Chile

A uns 12km de Viña del Mar fica aquela que é conhecida como a “capital gastronómica do Chile”, a comuna de Concón. Foi só apanhar o autocarro desconjuntado, e apreciar a costa ao longo dos km que nos separavam duma bela refeição de marisco. Tivemos alguma sorte, e até conseguimos vislumbrar os leões-marinhos lá ao longe frente à praia de Cochoa, hoje uma zona natural protegida.



A prosperidade desta terra depende do mar e da pesca. Assim, a pesca levou a que a cidade se tornasse conhecida pela boa gastronomia, principalmente com os pratos de marisco e pescado, o que, aliado às extensas praias, derivou num crescimento do turismo.

Chegados à lota, a azáfama já havia terminado. Apenas alguns pescadores finalizavam o arrumo das redes. Para nossa surpresa, descobrimos aqui que não são só as gaivotas que lutam por uma cabeça de peixe deitada fora… Também os pelicanos fazem deste pequeno porto a sua casa.

Avançámos pela avenida Borgoño até à zona dos restaurantes. O difícil era mesmo escolher onde poisar, pois a oferta é grande e não trazíamos qualquer referência. Lá entrámos no restaurante El Rincón de Charly, com ampla vista para o mar.

Quanto ao pitéu, esse já havia sido escolhido mesmo antes de chegarmos ao Chile. É que havíamos prometido a nós mesmo não sair deste país sem comer a nossa primeira lagosta a dois!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

16 COMENTÁRIOS

  1. O sítio parece ser magnífico! Essa lagosta também deixou alguma água na boca 🙂
    Bjs

  2. Em primeiro lugar venho agradecer a vossa visita. Foi muito gratificante ter tantos amigos comigo, a participar da minha felicidade. Espero para o próximo ano, certamente nos encontraremos de novo.
    Agora o vosso sonho, realidade… uma linda viagem. Estes lugares não vi e adorei vê-los através dos vossos lindos olhos. Um beijo para os dois.

  3. Hummm! Isto não se faz… Assim até fica a vontade de se saborear essa lagosta…:-)
    Beijos,
    AA

  4. Ora como é que se diz…. inveja, é isso. Já não bastava conhecer mais um canto do mundo e ainda têm a lata de atacar uma lagosta. 🙂

    Saudações

  5. Voltei por me sentir surpreendida…e não só com as vossas lindas fotos e óptima descrição. Não sei se realmente o factor idade pesa, para ter levado tanto tempo a relacionar as viagens do Sol, revista, com os meus amigos do blog. Sou leitora deste jornal e sempre me encantei com a reportagem e fotos das viagens. Eu sou amante de me movimentar por aí…
    Ontem de repente, vejo que os Vagamundos, eram os mesmos e fiquei espantada por não ter visto isso antes! Parabéns mais uma vez e grata por esta dupla partilha. Agora parece-me conhece-los melhor…Um beijo e até breve

  6. Depois de algum tempo ausente, eis que me deparo logo com um post de deixar água na boca!! 🙂

  7. Olá Guida. Concón é uma cidade piscatória muito característica. E a lagosta deu mais sabor à visita 🙂
    Bjs

    Olá Deise. É de abrir o apetite 🙂
    Bjs

    Olá Marta. Já ía uma trinca 🙂
    Bjs

    Olá Angela. Obrigado pelas tão amáveis palavras que aqui nos deixas. Esperamos voltar a encontrar-nos para o ano para mais uma comemoração. Destas, nunca nos fartamos 🙂 Gostamos de te ter a acompanhar-nos nas nossas viagens. E vamos por aqui mostrando mais lugares por nós calcorreados.
    Na verdade, não somos os Vagamundos do Sol. Já usávamos a assinatura de VagaMundos desde 2005 num outro blog que foi criado em 2003 pelo Alexandre. Quando resolvemos dar nova vida às Crónicas de "Um" VagaMundo, nem sabíamos da existência dos Vagamundos do Sol. Foi apenas uma coincidência.
    Bjs

    Olá Alexndrina. Oops! Sorry 🙂 Mas afinal de contas, também viajamos nos sabores 🙂
    Bjs

    Olá Carriço. É uma inveja saudável 🙂 Somos uns meninos mal-comportados! Mas não prometemos não fazer mais destas 🙂
    Abraço

    Olá Claudia. É sempre um privilégio conhecer outros lugares nas suas diversas vertentes.
    Bjs

    Olá Roadrunner. Talvez não houvesse espaço para duas… mas que lagosta estava de comer e chorar por mais lá isso estava!
    Abraço

    Olá Fê. Não podíamos perder uma visita à capital gastronómica do Chile. A tentação era demasiado grande 🙂
    Bjs

    Olá Marshmallow. Será que podemos considerar isso um regresso… saboroso?! 🙂
    Bjs

  8. Ui que minha boca se encheu de água…essa lagosta devia estar deliciosa….amo frutos do mar…e lagosta é très chic!
    Beijos.

  9. Olá Valentim. Não estava mázinha de todo 🙂
    Abraço

    Olá Glorinha. Parece que a lagosta teve muito esse efeito por aqui: de dar água na boca 🙂 Estava de facto uma delicia. Nós também somos fãs de marisco, por isso não resistimos 🙂
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.