Credencial do Peregrino do Caminho de Santiago e onde obter a Compostela

Credencial do Peregrino

Na Idade Média era entregue um documento de salvo-conduto aos Peregrinos de Santiago. Nos dias de hoje, esse documento foi substituído pela Credencial do Peregrino. A Credencial não só permite identificar a pessoa como Peregrino, mas também o acesso à rede de albergues municipais de peregrinos. A Credencial é ainda essencial para a obtenção da Compostela.

Credencial do Peregrino de Santiago e a Compostela – Perguntas Frequentes (FAQ)

São muitas as perguntas que nos chegam diariamente relacionadas com a Credencial do Peregrino e com a Compostela. Neste artigo tentaremos dar resposta às dúvidas mais frequentes de quem prepara o seu primeiro Caminho de Santiago.

credencial do peregrino

Para que serve a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino é um documento essencial para se poder pernoitar na maioria dos albergues de peregrinos (um pequeno número de albergues de gestão privada não exigem a credencial). É também essencial para a obtenção da Compostela, o “certificado” que comprova que cumpriu a peregrinação até à Catedral de Santiago de Compostela. Desde 2014, a Credencial serve também para se poder obter um certificado da distância percorrida onde consta o ponto de partida da peregrinação.

Onde obter a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino pode ser obtida através das várias Associações dos Caminho de Santiago e Confrarias do Apóstolo Santiago, nas principais Catedrais do Caminho e em muitos dos Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho. O preço ronda os 2€.

Em Portugal a Credencial do Peregrino pode ser obtida nos seguintes lugares:

  • Sé Catedral de Lisboa
  • Basílica dos Mártires em Lisboa
  • Associação Portuguesa dos Amigos de Apóstolo Santiago – APAAS em Lisboa
  • Sé Catedral do Porto
  • Associação Espaço Jacobeus (Confraria de São Tiago) nas suas Delegações de Amarante, Barcelos, Braga, Fátima, Fafe, Guimarães, Porto, Oliveira de Azeméis, Lamego e Açores ou online através do seu site.
  • Em vários Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho (recomendamos contactar os mesmos de antemão pois o stock das credenciais é muito variável)

No Brasil a Credencial do Peregrino pode ser obtida nos seguintes lugares:

  • Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (através do seu site)
  • ACACS-SP Associação Confrades e Amigos do Caminho de Santiago (através do seu site)

Como já referimos a credencial do peregrino pode também ser obtida, sem qualquer dificuldade, nos principais pontos de partida do Caminho de Santiago e durante a peregrinação (Lisboa, Porto, Valença, Saint-Jean-Pied-de-Port, Burgos, Léon, Sarria, Oviedo, etc) – quando percorremos o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port acabamos por precisar de comprar mais credenciais pois já não tínhamos mais espaço para os carimbos/selos na credencial que trouxemos de casa.

Como obter a Compostela?

compostela

Para obter a Compostela o peregrino tem obrigatoriamente de percorrer, pelo menos, os últimos 100 quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, no caso dos peregrinos que sigam a pé ou a cavalo, ou 200 quilómetros no caso de seguirem de bicicleta.

Para comprovar que a distância foi efetivamente percorrida, a Oficina do Peregrino de Santiago exige que a Credencial do Peregrino seja carimbada pelo menos duas vezes ao dia. Pode carimbar a mesma em imensos locais ao longo do caminho como sejam os albergues de peregrinos, os hostels, os hotéis, as igrejas, os ayuntamentos (câmaras municipais), os postos da Guardia Civil (polícia) e os cafés e restaurantes. Não se preocupe que o que não falta são carimbos/selos.

Uma vez chegado a Santiago basta deslocar-se à Oficina do Peregrino e apresentar a credencial devidamente carimbada. A credencial do peregrino levará o seu último carimbo, certificando a data de chegada a Santiago, e logo na hora ser-lhe-á entregue a Compostela e o certificado de distância percorrida (este último é opcional e custa 3€).

Morada da Oficina do Peregrino de Santiago

Rúa das Carretas, 33, 15705 Santiago de Compostela

Horários da Oficina do Peregrino de Santiago

  • Desde a Semana Santa até 31 de Outubro: aberto das 8:00 às 21:00 horas.
  • Durante o Inverno europeu, desde 1 de Novembro até à Semana Santa: aberta todos os dias das 10:00 às 19:00 horas.
  • A Oficina do Peregrino encerra no dia de Natal e no dia de Ano Novo. Se completar a peregrinação nesses dias pode obter a Compostela na Sacristia da Catedral de Santiago.

Leia também as nossas Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Inspire-se para o seu Caminho lendo os nossos Guias do Caminho de Santiago

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

13 COMENTÁRIOS

  1. Conceição Sousa

    Informo que a Associação Espaço Jacobeus já tem delegações em Felgueiras e Amarante onde podem adquirir a Credencial de peregrino obg Bom Caminho

    • Obrigado pela informação Conceição. Vamos atualizar o artigo.

  2. Nelson Oliveira

    Boa tarde a todos,
    Tenho uma duvida que gostaria (se possivel) ver ilucidada :).
    Para obter a Compostela o peregrino tem obrigatoriamente de percorrer, pelo menos, os últimos 100 quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, no caso dos peregrinos que sigam a pé ou a cavalo, ou 200 quilómetros no caso de seguirem de bicicleta.
    Estou a combinar efetuar o caminho de São Tiago de Compostela em Vespa acompanhado com outro amigo, vamos fazer cerca de 467 Km, Posso obter a Compostela efetuando esta viagem?
    Obrigado,
    Com os melhores cumprimentos
    Nelson Oliveira

    • Boa tarde Nelson,

      A Compostela nunca é passada para quem siga em veículos a motor. Como referiu e bem a mesma só é entregue a quem percorra o Caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo. É também entregue a quem faça o Caminho de cadeiras de rodas.

      Cumprimentos,

  3. Cristina Pacheco

    Informo que a Associação Espaço Jacobeus já tem Delegação em Lisboa : AEJ – Lisboa e Setúbal, onde pode ser adquirida a Credencial de Peregrino.
    Obrigada.
    Bom Caminho!

  4. Os selos no caminho de santiago são cobrados? ou apenas a credencial?

    • Os selos são gratuitos e a Compostela também (só paga o certificado de distância – se quiser). Bom Caminho!

  5. Boa noite! Para obter a credencial na Sé do Porto, é preciso solicitar com antecedência? Ou posso pegar no dia em que visitá-la? Parabéns pelo artigo e muito obrigado!

    • Pode pegar no dia em que visitar sem qualquer problema.
      Bom caminho!

  6. Boa tarde! Onde posso levantar a credencial, para fazer o caminho,Compostela ,Múxia ,Fisterra?

    • No artigo encontra essa informação…

  7. Daniel Checchinato

    Bom dia, é obrigatório começar o percurso no momento em que se pegue a credencial. Pois como moro em Porto pensei em retirar aqui a credencial e penso em começar em valência

    • Bom dia. Pode comprar a credencial no Porto e começar o Caminho num dia qualquer
      e onde quiser. A Credencial não tem data de validade. Já chegamos a comprar de um ano para o outro.
      Bom Caminho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.