Credencial do Peregrino do Caminho de Santiago e onde obter a Compostela

Credencial do Peregrino

Na Idade Média era entregue um documento de salvo-conduto aos Peregrinos de Santiago. Nos dias de hoje, esse documento foi substituído pela Credencial do Peregrino. A Credencial não só permite identificar a pessoa como Peregrino, mas também o acesso à rede de albergues municipais de peregrinos. A Credencial é ainda essencial para a obtenção da Compostela.

Credencial do Peregrino de Santiago e a Compostela – Perguntas Frequentes (FAQ)

São muitas as perguntas que nos chegam diariamente relacionadas com a Credencial do Peregrino e com a Compostela. Neste artigo tentaremos dar resposta às dúvidas mais frequentes de quem prepara o seu primeiro Caminho de Santiago.

credencial do peregrino

Para que serve a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino é um documento essencial para se poder pernoitar na maioria dos albergues de peregrinos (um pequeno número de albergues de gestão privada não exigem a credencial). É também essencial para a obtenção da Compostela, o “certificado” que comprova que cumpriu a peregrinação até à Catedral de Santiago de Compostela. Desde 2014, a Credencial serve também para se poder obter um certificado da distância percorrida onde consta o ponto de partida da peregrinação.

Onde obter a Credencial do Peregrino?

A Credencial do Peregrino pode ser obtida através das várias Associações dos Caminho de Santiago e Confrarias do Apóstolo Santiago, nas principais Catedrais do Caminho e em muitos dos Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho. O preço ronda os 2€.

Em Portugal a Credencial do Peregrino pode ser obtida nos seguintes lugares:

  • Sé Catedral de Lisboa
  • Basílica dos Mártires em Lisboa
  • Associação Portuguesa dos Amigos de Apóstolo Santiago – APAAS em Lisboa
  • Sé Catedral do Porto
  • Associação Espaço Jacobeus (Confraria de São Tiago) nas suas Delegações de Amarante, Barcelos, Braga, Fátima, Fafe, Guimarães, Porto, Oliveira de Azeméis, Lamego e Açores ou online através do seu site.
  • Em vários Albergues de Peregrinos ao longo do Caminho (recomendamos contactar os mesmos de antemão pois o stock das credenciais é muito variável)

No Brasil a Credencial do Peregrino pode ser obtida nos seguintes lugares:

  • Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago (através do seu site)
  • ACACS-SP Associação Confrades e Amigos do Caminho de Santiago (através do seu site)

Como já referimos a credencial do peregrino pode também ser obtida, sem qualquer dificuldade, nos principais pontos de partida do Caminho de Santiago e durante a peregrinação (Lisboa, Porto, Valença, Saint-Jean-Pied-de-Port, Burgos, Léon, Sarria, Oviedo, etc) – quando percorremos o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port acabamos por precisar de comprar mais credenciais pois já não tínhamos mais espaço para os carimbos/selos na credencial que trouxemos de casa.

Como obter a Compostela?

compostela

Para obter a Compostela o peregrino tem obrigatoriamente de percorrer, pelo menos, os últimos 100 quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, no caso dos peregrinos que sigam a pé ou a cavalo, ou 200 quilómetros no caso de seguirem de bicicleta.

Para comprovar que a distância foi efetivamente percorrida, a Oficina do Peregrino de Santiago exige que a Credencial do Peregrino seja carimbada pelo menos duas vezes ao dia. Pode carimbar a mesma em imensos locais ao longo do caminho como sejam os albergues de peregrinos, os hostels, os hotéis, as igrejas, os ayuntamentos (câmaras municipais), os postos da Guardia Civil (polícia) e os cafés e restaurantes. Não se preocupe que o que não falta são carimbos/selos.

Uma vez chegado a Santiago basta deslocar-se à Oficina do Peregrino e apresentar a credencial devidamente carimbada. A credencial do peregrino levará o seu último carimbo, certificando a data de chegada a Santiago, e logo na hora ser-lhe-á entregue a Compostela e o certificado de distância percorrida (este último é opcional e custa 3€).

Morada da Oficina do Peregrino de Santiago

Rúa das Carretas, 33, 15705 Santiago de Compostela

Horários da Oficina do Peregrino de Santiago

  • Desde a Semana Santa até 31 de Outubro: aberto das 8:00 às 21:00 horas.
  • Durante o Inverno europeu, desde 1 de Novembro até à Semana Santa: aberta todos os dias das 10:00 às 19:00 horas.
  • A Oficina do Peregrino encerra no dia de Natal e no dia de Ano Novo. Se completar a peregrinação nesses dias pode obter a Compostela na Sacristia da Catedral de Santiago.

Leia também as nossas Dicas Práticas para preparar o seu Caminho de Santiago

Inspire-se para o seu Caminho lendo os nossos Guias do Caminho de Santiago

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

18 COMENTÁRIOS

  1. Conceição Sousa

    Informo que a Associação Espaço Jacobeus já tem delegações em Felgueiras e Amarante onde podem adquirir a Credencial de peregrino obg Bom Caminho

    • Obrigado pela informação Conceição. Vamos atualizar o artigo.

  2. Nelson Oliveira

    Boa tarde a todos,
    Tenho uma duvida que gostaria (se possivel) ver ilucidada :).
    Para obter a Compostela o peregrino tem obrigatoriamente de percorrer, pelo menos, os últimos 100 quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, no caso dos peregrinos que sigam a pé ou a cavalo, ou 200 quilómetros no caso de seguirem de bicicleta.
    Estou a combinar efetuar o caminho de São Tiago de Compostela em Vespa acompanhado com outro amigo, vamos fazer cerca de 467 Km, Posso obter a Compostela efetuando esta viagem?
    Obrigado,
    Com os melhores cumprimentos
    Nelson Oliveira

    • Boa tarde Nelson,

      A Compostela nunca é passada para quem siga em veículos a motor. Como referiu e bem a mesma só é entregue a quem percorra o Caminho a pé, de bicicleta ou a cavalo. É também entregue a quem faça o Caminho de cadeiras de rodas.

      Cumprimentos,

  3. Cristina Pacheco

    Informo que a Associação Espaço Jacobeus já tem Delegação em Lisboa : AEJ – Lisboa e Setúbal, onde pode ser adquirida a Credencial de Peregrino.
    Obrigada.
    Bom Caminho!

  4. Os selos no caminho de santiago são cobrados? ou apenas a credencial?

    • Os selos são gratuitos e a Compostela também (só paga o certificado de distância – se quiser). Bom Caminho!

  5. Boa noite! Para obter a credencial na Sé do Porto, é preciso solicitar com antecedência? Ou posso pegar no dia em que visitá-la? Parabéns pelo artigo e muito obrigado!

    • Pode pegar no dia em que visitar sem qualquer problema.
      Bom caminho!

      • João Freixinho

        Olá
        Tenho uma duvida em relação aos dois carimbos que tenho que levar por dia, na minha credencial !
        Se todos os dias me desloco para um único destino, como posso receber dois carimbos????
        Tenho no mesmo local encontrar dois “pontos turísticos” para levar os carimbos?
        Ou pode ser em “qualquer lugar” durante o percurso ???

        • Olá João,

          Deve carimbar a credencial ao longo da caminhada. Durante o dia vai passar por várias localidades e pode obter o seu carimbo nas igrejas, cafés, restaurantes, postos da GNR/Guardia Civil/PSP, etc. A ideia é certificar que a pessoa fez o caminho a pé e não de carro.

          Bom Caminho!

          • João Freixinho

            Obrigado!!!

  6. Boa tarde! Onde posso levantar a credencial, para fazer o caminho,Compostela ,Múxia ,Fisterra?

    • No artigo encontra essa informação…

  7. Daniel Checchinato

    Bom dia, é obrigatório começar o percurso no momento em que se pegue a credencial. Pois como moro em Porto pensei em retirar aqui a credencial e penso em começar em valência

    • Bom dia. Pode comprar a credencial no Porto e começar o Caminho num dia qualquer
      e onde quiser. A Credencial não tem data de validade. Já chegamos a comprar de um ano para o outro.
      Bom Caminho!

  8. Norberto Marques

    Bom Dia,

    Como sabemos os estabelecimentos que tem os carimbos, por exemplo quando referem cafes ou restaurantes?

    Obrigado,

    • Olá!
      A maioria dos cafés e restaurantes carimbam a credencial. Não é preciso nenhum carimbo especial, basta o carimbo standard da casa.
      Bom Caminho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.