Se Évora, cidade Património da Humanidade UNESCO, é, por si só, motivo bastante para uma visita, aqui vai mais uma acha para a fogueira. A região eborense está coberta por alguns dos mais importantes achados arqueológicos nacionais e até mesmo europeus. É o caso do Cromeleque dos Almendres, o maior e mais importante monumento megalítico de toda a Península Ibérica.
Visitar o Menir e o Cromeleque dos Almendres
Este monumento, datado do início do Neolítico (entre 7000 a 8000 anos atrás) é composto por 95 monólitos de pedra dispostos num círculo e numa elipse adossados, com diversos tamanhos e formatos (ovoide ou cilíndrica, e estelas) erigidos na encosta voltada a nascente duma colina.
Clique para ler o nosso roteiro com o melhor de Évora
Este aglomerado megalítico só foi descoberto em 1964 aquando do mapeamento para a Carta Geológica de Portugal. Das escavações feitas no local foram recuperados objectos que ajudaram a datar o monumento e provam, indubitavelmente, que a região de Évora é uma das regiões povoadas mais antigas da Península Ibérica.
Alguns dos menires apresentam ainda decorações em relevo ou gravuras de figuras antropomórficas, báculos e discos solares.
Mas há outro segredo guardado ali nas redondezas. A cerca de 3km do monumento neolítico, por um caminho de terra batida, situa-se o Menir dos Almendres, um solitário e colossal monólito que terá provavelmente alguma associação ao cromeleque. O topo do menir apresenta também algumas decorações similares às dos monólitos do cromeleque.
Como já vimos o Stonehenge, na Inglaterra, e Ales Stenar, na Suécia, podemos afirmar que não é comparável em tamanho, mas é comparável em encantamento.
Os monumentos megalíticos situam-se numa propriedade privada. Aconselham-se, por isso, as devidas precauções: não sair das vias de acesso, não incomodar a fauna doméstica e selvagem e não destruir a flora local.
Clique para ler o nosso roteiro do Lago do Alqueva, que fica a somente 50km de Évora
Como ir ao Cromeleque dos Almendres e ao Menir dos Almendres – Coordenadas GPS
Ir de Évora até ao Cromeleque dos Almendres não é de todo complicado e pelo caminho vai sempre encontrando placas indicativas do monumento megalítico.
Basta apanhar a N104 em direcção a Lisboa e após cerca de 9km entrar na CM1075 em direcção a Nossa Senhora do Guadalupe. Da pequena aldeia em diante é que é mais chato (pouco mais de 2km), visto que a estrada passa a ser de terra batida e encontra-se em mau estado de conservação. Mas se for bem devagar não terá dificuldades de maior, mesmo com um carro ligeiro.
Mapa com a localização do Menir e do Cromeleque dos Almendres
Clique no canto superior direito para aumentar
Coordenadas GPS Cromeleque dos Almendres
38°33’27.1″N 8°03’40.2″W
38.557528, -8.061167
Coordenadas GPS Menir dos Almendres
39.82”; 38°33’50.4″N 8°02’53.9″W
38.564008, -8.048300
Onde dormir?
Na nossa visita mais recente a Évora e ao Cromeleque dos Almendres, ficamos alojados no Hotel Moov Évora. Cumpria todos os nossos requisitos e não hesitámos na escolha por causa da excelente relação qualidade-preço. Oferece os serviços essenciais de alojamento e pequeno-almoço, mas com a qualidade de serviço dum hotel de categoria superior, a um preço muito económico.
A localização é estupenda, mesmo no centro histórico de Évora e a escassos metros da Praça do Giraldo. O parque de estacionamento subterrâneo é muito útil para quem se desloca a Évora de carro e este foi um fator decisivo para nós. Até porque para se ir ao Cromeleque dos Almendres só mesmo com viatura própria ou recorrendo a um tour, visto que não existem transportes públicos.
Clique para ver mais opções de Alojamento em Évora
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Anabela e Alexandre, fiquei empolgado com o ‘Stonehenge português’, e com a forma como vocês o descrevem. A minha dúvida é se a entrada é livre e, assim, não importando o dia da semana em que a visita é feita. Sei das propriedades particulares, mas se pode percorrer esses megalitos mesmo numa segunda-feira, quando muito em Évora está fechado? Só depende da nossa vontade de conhecer e se deslumbrar, ou há locais em que a entrada é controlada/paga? Desde já, obrigado.
Olá Décio,
O acesso aos Cromeleques de Almendres é gratuito e por norma estão sempre abertos.
Boa viagem!
Muito obrigado. Abraços.