Datong – Grutas de Yúngāng

Chegamos a Datong, na província de Shanxi, após 8 longas horas de viagem num comboio apinhado de gente, na sua maioria chineses. São de facto muito poucos os estrangeiros que decidem parar por aqui. E basta sairmos da estação para percebermos o porquê: a cidade pode ser qualificada de tudo menos de bonita.

Datong é uma típica cidade chinesa industrial, de tons cinzentos, neblina constante e gente de passo apresado. A cidade gira em torno da sua estação de comboios e de um centro caótico, em permanente estado de obras: um dia manda-se abaixo os edifícios históricos para se construir arranha-céus, no outro procede-se à demolição dos mamarrachos para se construir uma nova cidade “velha”. Os chineses vivem num enorme dilema entre o moderno e o antigo, entre as tradições milenares e as novas modas vindas do ocidente.

Alexandre e Davi, um viajante que se tornou nosso amigo em Datong
Por aqui não se fala inglês, não existem restaurantes para turistas, nem tão pouco oferta de hostels (apenas um e “overpriced”). A oferta é de extremos: ou se dorme em hotéis a cair de podres (em camas com tabuas a fazer de colchões), ou se paga um balúrdio para ficar num hotel de luxo, virado para os ricos turistas chineses; ou se come num tasco duvidoso ou estoira-se o orçamento num restaurante pomposo.
Não será difícil de adivinhar que optamos por dormir num pardieiro e comer nos tascos duvidosos. Quanto à comunicação, a mesma só foi possível recorrendo a muita linguagem gestual, aos tradutores dos telemóveis e ao dicionário. Mas com boa vontade os povos sempre se entendem e aqui não foi exceção.
Depois desta descrição devem estar a pensar, porque diabos decidimos parar em Datong! A principal razão foi para visitar as irreais Grutas de Yúngāng, um dos maiores tesouros budistas da China com mais de 1500 anos de existência. Estas caves, cravadas na montanha contêm cerca de 51000 estátuas do Buda, desde um gigante buda sentado com 17 metros de altura às minúsculas representações com apenas alguns centímetros. Simplesmente fantástico!
Caves de Yúngāng
Mosteiro Budista no complexo das Caves de Yúngāng
Caves de Yúngāng
Grutas de Yúngāng
Grutas de Yúngāng
Grutas de Yúngāng
Grutas de Yúngāng
Grutas de Yúngāng
A segunda razão pela qual quisemos ir a Datong, foi precisamente para ver a face cinzenta da China que vos descrevemos, a versão não romantizada do país mais populoso do mundo. Em Datong temos uma amostra da poderosa China do século XXI, fortemente industrializada, a lutar com as suas dicotomias e enormes divergências sociais. Esta é a China que não vem nos postais, nem nos folhetos das agências de viagem. Mas esta é a verdadeira China para milhões e milhões de pessoas. E nós quisemos ver-lhe o rosto!

Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá Clara. Sem dúvida, viajar não é só limitarmo-nos aos grandes destaques turísticos. Por vezes é nestas terras menos turísticas que se fica a conhecer o quotidiano daqueles que visitamos.
    Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.