De Arzua a Pedrouzo (20kms)

790kms percorridos
23kms para Santiago

Pedrouzo, a antecâmara de um sonho! Somente 23kms a separar-nos da praça do Obradoiro. Ainda hoje, ao escrevermos estas linhas, parece irreal. Mais de um mês depois de termos saído de Saint-Jean-Pied-de-Port estávamos agora às portas de Santiago.

Mas se pensam que este penúltimo dia de caminho foi um dia fácil, um dia de alento, não podiam estar mais enganados. A chuva, que caiu sem clemência durante todo o dia, aliada ao enorme desgaste físico fizeram deste dia um dia desgastante e de desânimo.

Talvez seja o desabafo do nosso amigo holandês, o que melhor ilustra este dia: “Não há dias fáceis no Caminho”.

Agora que olhamos para trás, muitos foram os dias em que acordamos sorridentes mas em que nos deitamos abraçados pelo desalento. E igualmente muitos foram os dias que encetaram com as nuvens negras do desânimo a pairar sobre nós, e que findaram brilhantes como um raio de sol.

Memorial ao peregrino Guillermo Watt, que faleceu nos últimos 30 quilómetros do Caminho

No fundo todos os dias do Caminho foram compostos por uma infinidade de minúsculos mosaicos, feitos de sorrisos, pincelados de lágrimas, esboçados de sonhos e medos, moldados de conquistas e derrotas, adornados por sinais, abrilhantados de Amor. Foram dias únicos, irrepetíveis, incomparáveis.

Do Caminho não levamos nenhum “caderno de lições de vida”, nem a solução mágica para sermos melhores pessoas. Levamos sim a determinação de tornar cada dia do nosso Caminho do Amor, um dia mágico, ímpar. E se o conseguirmos seremos, seguramente, melhores pessoas.

Santiago já nos acena no horizonte, mas o Caminho está longe de terminar!

Etapa Anterior: De Palas de Rei a Arzua
Etapa Seguinte: De Pedrouzo a Santiago de Compostela


Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Encontre os melhores tours locais e compre antecipadamente os bilhetes para os principais monumentos no Get Your Guide ou no Viator.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.