594km percorridos
219km para Santiago
Passar dos 1150 metros para os 580 metros em apenas 8kms, percorrendo um trilho sinuoso, e 9kms de circuito urbano para entrar em Ponferrada era a ementa para a etapa de hoje. E digamos que o resultado desse cardápio foi uma barrigada de dores, sobretudo nos joelhos e calcanhares.
Saímos de El Acebo com o céu a prometer chuva mas felizmente o São Pedro acabou por nos dar um dia de tréguas. Depois da sova do dia anterior os joelhos estavam com pouca vontade de voltar às vertiginosas descidas, mas lá tiveram de ceder à nossa vontade de seguir Caminho.
A caminho de Riego de Ambrós |
Riego de Ambrós |
A partir daqui o caminho endurece |
O primeiro olhar sobre Molinaseca |
Atravessando a ponte medieval sobre o rio de Ambrós |
A declive entre El Acebo e Molinaseca, aliado ao terreno pedregoso, é de facto muito castigador (sobretudo os 4,5kms após a localidade de Riego de Ambrós). Quando cruzamos a ponte medieval sobre o rio Meruelo, para entrar em Molinaseca, já levávamos os pés e os joelhos todos moídos. A tentação de ficarmos por ali foi grande!
Molinaseca |
Mas o objetivo do dia era chegar a Ponferrada (a última grande cidade do Caminho Francês) e com espirito de sacrifício lá seguimos caminho. Pela frente tínhamos ainda 9kms para percorrer, muitos deles por pistas asfaltadas. O positivo é que as ingremes descidas estavam agora para trás das costas e o resto da etapa seria grosso modo por terrenos planos.
Ponferrada ainda lá muito ao longe |
On the road again… |
Ponte por onde entramos em Ponferrada |
Ao entrarmos em Ponferrada, capital de El Bierzo, passamos ao largo do imponente Castelo dos Templário, um ícone da cidade desde o século XIV. A presença dos Templários em Ponferrada é ainda mais antiga, datando de 1178, ano em que Ferdinando II de León ofereceu a cidade à Ordem Templária para que a mesma protegesse os peregrinos, que seguiam para Santiago, aquando da sua passagem pela comarca de El Bierzo.
Castelo dos Templários |
Infelizmente já não tivemos energia para o visitar. Limitamo-nos a contemplar o seu exterior e a seguir para o nosso albergue. Pelo caminho ainda passamos pela Basílica de Nuestra Señora de la Encina e pela Plaza do Ajuntamiento de Ponferrada.
Basílica de Nossa Senhora de Encina |
Plaza do Ayuntamiento de Ponferrada |
Depois da logística tratada, o que sobrou do dia foi para descansar. Bem precisávamos! A etapa seguinte seria longa e o nosso estado físico estava longe de ser animador. Mas o Caminho é para ser vivido, um dia de cada vez, e a verdade é que mais uma vez havíamos chegado ao destino determinado na véspera. Só podíamos estar contentes!
Etapa Anterior: De Rabanal a El Acebo
Etapa Seguinte: De Ponferrada a Villafranca del Bierzo
Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Ui, ui, que etapa tão dura…!
Foi mesmo rasgadinha Clara!
Beijinhos