A quinta etapa veio a revelar-se o dia das provações. Apesar das previsões meteorológicas prometerem um dia sem chuva, o céu negro prometia precisamente o contrário.
Homenagem à Nossa Senhora de Fátima em Monsanto
Tristes pelo final do dia anterior em Monsanto ainda consideramos seguir pelo caminho alternativo que liga Alcanena a Minde em vez de regressarmos a Monsanto e atravessar a Serra de Santo António que separa o Covão do Feto de Minde.
Contudo decidimos que não seria o episódio do dia anterior que nos desviaria do percurso traçado. Afinal de contas as “pedras” fazem parte do caminho. Visto isso, apanhamos um táxi para Monsanto e aí iniciamos, por volta das 8.30h, a quinta e última etapa do Caminho do Tejo, que havia de nos levar ao Santuário de Fátima.
Atravessamos o que nos faltava de Monsanto, passando junto à igreja da localidade, e prosseguimos caminho subindo pela estrada alcatroada que liga Monsanto ao Covão do Feto (passando ao largo dos Casais da Moreta).
A caminho do Covão do Feto – a serra já assustava
Em Covão do Feto esperava-nos uma das subidas mais íngremes do caminho. É sempre a subir até chegarmos à Serra de Santo António. Mas aí sim, estava a verdadeira provação.
Final da subida do Covão do Feto
Aqui o caminho atravessa a Serra, por “caminhos de cabras”. Quem segue de bicicleta ou a cavalo tem mesmo de tomar o caminho alternativo que rodeia o cume da serra via Bajouco.
Início do caminho que atravessa a Serra de Santo António
Como estávamos a pé e não queríamos fazer quilómetros extras avançamos pelo meio da Serra apesar da chuva, que precisamente nesse momento começou a cair, e da pouca visibilidade criada pela mesma. Caminhamos pelo meio das pedras e dos arbustos, rodeando pequenas propriedades onde algumas vacas pastavam, abrandando apenas para tirar algumas fotografias.
Subindo a Serra de Santo António – trilho sempre bem marcado
Chegamos ao cume da serra já bem molhadinhos e fomos desembocar num parque de merendas que fica mesmo na borda da estrada. Os pés e as pernas pediam descanso e a barriga pedia comida, mas a chuva não parava e como tal avançamos serra abaixo até Minde.
Minde esperava por nós mas mal se via devido à chuva
Início da descida para minde – apenas para quem segue a pé
Uma vez chegados a Minde seguimos as setas até à sua igreja onde nos abrigamos. Aproveitamos a pausa para comer, trocar de meias e vestir os ponchos, pois os casacos impermeáveis e as mochilas já estavam a dar de si.
Foi também altura de verificar as bolhas que para nossa surpresa não pioraram sendo que até melhoraram. Apenas uma continuava a chatear e havia de ser ela a única a chegar ao Santuário.
Foi sem dúvida alguma o troço mais difícil de todo o Caminho. Mas apesar da dificuldade da subida e descida da serra, debaixo de chuva, hoje não a trocaríamos por nada. Apesar de ainda faltar cerca de 17 kms, e da chuva não querer dar tréguas, sentimos na igreja de Minde, que iriamos conseguir chegar a Fátima.
Caminho entre Minde e Covão do Coelho
Foi portanto com ânimo que atravessamos Minde e subimos até ao Covão do Coelho, onde paramos para um merecido almoço no restaurante Cantinho dos Charutos.
Anterior: 4ª Etapa Caminho de Fátima: Azóia de Baixo – Monsanto (II)
Seguinte: 5ª Etapa Caminho de Fátima: Monsanto – Santuário de Fátima (II)
Clique para ler o nosso Guia do Caminho de Fátima
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!