193,5km para Santiago
O dia reservava-nos uma etapa nada apetecível: muito quilómetro de alcatrão, o ruído ensurdecedor dos carros em mais de metade do troço, atravessar meia dúzia de povoações, e para fechar 7,5km de sobe-e-desce. Mas não sendo ainda suficiente para dois peregrinos exaustos, pela primeira e única vez, enganámo-nos no Caminho de Santiago.
Já sabíamos que o dia seria longo, portanto saímos cedinho de Ponferrada com o compromisso de percorrer os 23km que nos separavam de Villafranca del Bierzo.
Ermida de Santa Maria de Compostilla |
Capela de San Blas e San Roque em Columbrianos |
Muito km de alcatrão, estradas sem bermas e razias de carros |
Mais de 75% do terreno desse dia foi estrada ou passeios porque são tantas as povoações que se “colam” neste troço que não dá sequer para ter a tranquilidade do campo. Pouco conseguimos usufruir da paisagem dado o nosso estado físico e o piso ser tão adverso. É verdade que o calor desse dia também não ajudou muito, obrigando-nos a fazer mais paragens do que o habitual.
Camponaraya |
Atravessando Cacabelos |
Vista do rio Cúa à saída de Cacabelos e a chegada a Pieros |
O nosso grande entrave foi, passado Pieros, termos tomado o troço alternativo que passa por Valtuille de Arriba, uma povoação pequenina com pouquíssimos serviços para peregrinos. Quando vimos a aldeia apercebemo-nos logo que nos tínhamos enganado. O problema é que não fazíamos ideia quantos quilómetros mais representava aquele desvio.
Valtuille de Arriba. Desvio mais longo do caminho, pouquíssimas sombras e muita subida e descida |
Igreja de Santiago e a sua famosa Porta do Perdão, Villafranca del Bierzo |
Demos graças a Deus quando vislumbramos Villafranca del Bierzo no horizonte. Estávamos zangados com a nossa falta de atenção, tínhamos esticado demasiado a etapa e ido além dos nossos limites. O Caminho já nos tinha ensinado a não fazer asneira. Parecia que não tínhamos aprendido a lição. Ouvimos António Variações em música de fundo, “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”. Nada podia ser tão verdade.
Nas poucas horas de descanso que nos restavam, é que nos apercebemos que tínhamos ultrapassado a marca dos 600km. Menos de 200km separavam-nos de Santiago de Compostela. Será que conseguiríamos lá chegar? Só tínhamos uma certeza, íamos tentar.
Etapa Anterior: De El Acebo a Ponferrada
Etapa Seguinte: De Villafranca del Bierzo a O Cebreiro
Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Menos de 200 km… Coisa pouca…! 😉
E claro que vão conseguir lá chegar!!!
Muita força!
Como é duro o caminho……Mas já está quase chegando!!!
Beijinhos e bons ventos Vagamundos!
Bia
http://www.biaviagemambiental.blogspot.com
É preciso que a cabeça tenha juízo para fazer os restantes menos de 200 kms!
No final, a satisfação do objectivo cumprido compensa o esforço.
Saudações!
"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes." (Henry Ford, fundador da Ford Motor Company,1863-1947.
Um enorme e cordial cumprimento para vocês meus amigos.Que nunca vos falte a força que vos levanta.
Olá Clara. Obrigado pelas tuas palavras de encorajamento 🙂
Beijinhos
Olá Beatriz. Já faltou mais mesmo 🙂
Beijinhos
Olá Roadrunner. A recompensa por chegar faz esquecer muitas dores! Obrigado pelas tuas palavras.
Abraços nossos
Olá José. Uma citação mesmo muito apropriada. Sábias palavras!
Um grande abraço amigo!