Este foi o dia em que arrancamos mais tarde, durante toda a peregrinação. Já eram 8.30h quando saímos do Albergue de Peregrinos de Valença (9.30h na Espanha), o que veio a revelar-se um erro, pois foi um dia muito quente e acabamos por atravessar o polígono industrial de As Gándaras pela hora de maior calor. Gostamos tanto da lição que nunca mais repetimos!
Atravessando a Ponte Internacional sobre o Rio Minho
Como já havíamos visitado o forte e o centro histórico de Valença no dia anterior optamos por seguir as setas amarelas e rumar logo até à Ponte Internacional sobre o Rio Minho que nos levou até à fronteiriça cidade de Tuí (o Caminho de Santiago passa ao largo do forte de Valença, o que é uma pena. Por isso aconselhamos aos peregrinos desviarem-se um pouco do caminho traçado e visitar o centro histórico de Valença).
Valença do Minho – vista do lado espanhol
Aí o “Caminho” conduz-nos pelo belo centro histórico de Tuí, onde não faltam edificações históricas, das quais destacamos a Catedral de Santa Maria, o Convento das Clarisas e a igreja gótica de Santo Domingo.
Ruela de Tuí
Símbolo do “Caminho” em Tuí
Catedral de Santa Maria em Tuí
Bom Caminho – em bom português
Após a saída da cidade e até à chegada à área de descanso/parque de merendas de Orbenlle, o “Caminho” atravessa vários campos de cultivo, bosques e localidades rurais galegas, partilhando muitas das vezes o seu traçado com a histórica via romana XIX, que ligava Braga (Bracara) a Astorga (Arturica).
Saída de Tuí pela zona agrícola
Ponte Veiga, sobre o Rio Louro
Estátua do Peregrino nas imediações da da Ponte Veiga
Um dos bosques entre Tuí e Porriño
Lama – um dos muitos obstaculos do peregrino
Infelizmente, neste troço, o “Caminho” também se faz por algumas estradas asfaltadas. No entanto a maioria delas oferece bermas largas e seguras por onde podemos caminhar. O grande destaque do troço Tuí-Orbenlle vai para a Ponte das Febres, onde São Telmo faleceu em 1251 quando peregrinava a Santiago de Compostela.
Via pedonal entre Virxe do Camiño e Ponte das Febres
A caminho da Ponte das Febres
Ponte das Febres
Bosque a seguir à Ponte das Febres
Os 5 cruzeiros de Santa Comba de Ribadelouro
Paisagem rural Galega
Área de descanso de Orbenlle
O almoço foi feito no já referido parque de merendas (onde é possível carimbar a credencial e reabastecer de água numa fonte pública). E aí demos graças por termos trazido merenda, visto que lojas, cafés e restaurantes nas redondezas nem vê-los. Após um merecido descanso, enchemo-nos de coragem e lá atravessamos os “intermináveis” 6kms do polígono industrial de Porriño, sem sombra de dúvidas a pior parte de toda a etapa.
Nota: presentemente existe um traçado alternativo, para se entrar em Porriño, que contorna o polígono industrial. Este novo traçado não só é mais seguro como é muito mais agradável. Consulte o mapa abaixo para mais informações.
Polígono industrial de Porriño
Entrada em O Porriño
O “Caminho” entra em Porriño pela rua Manuel Rodríguez e atravessa o centro histórico da localidade, de onde destacamos a capela de San Benito, a igreja de Santa Maria e o Ayuntamiento, esta última obra do famoso arquitecto porriñés Antonio Palacios.Logo após o Ayuntamiento viramos à esquerda, na Rua Buenos Aires, e rumamos até ao Albergue de Peregrinos de Porriño, localizado nas margens do Rio Louro, onde pernoitamos.
Igreja de Santa Maria
Ayuntamiento de O Porriño
Albergue de Peregrinos de O Porriño
Etapa seguinte: De O Porriño a Redondela
Clique para ler o nosso Guia do Caminho Português
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Obrigada, Anabela e Alexandre, por escreverem e mostrarem tudo ao pormenor!!! Quase que nos sentimos também a percorrer este "Caminho"!
Com as Vossas crónicas do Caminho de Santiago cresce a vontade de fazer esta caminhada e Viver essa experiência…
Beijinhos e um bom fim de semana para vós:)
Felizes são aqueles que conseguem desbravar o mundo e eternizar os momentos com suas lentes maravilhosas.
Abraços.
Portugal un pais tan lleno de riquezas y contrastes. Saludos viajeros.
Olá Clara. Obrigado nós por percorreres o Caminho connosco 🙂 Gostamos muito de te ter por cá.
Bjs
Olá Alexandrina. Ainda bem. Esperamos ainda aguçar mais essa vontade. O Caminho é mesmo algo mágico.
Bjs
Olá Fabricio. Gostamos muito do teu comentário. Tu tb fazes um excelente trabalho no que a eternizar momentos diz respeito!
Abraço
Hola Paco. E a Espanha não se fica nada atrás. Adoramos percorrer a Galiza desta forma tão especial.
Saludos
Olá,
Uma dúvida… este caminho alternativo para desviar do polígono industrial é sinalizado?
Obrigada,
Olá Ana,
Sim, o caminho alternativo está bem marcado. Bom Caminho!
Estou amando esta página.
Muito obrigada por compartilhar suas experiências.
Sairemos do Brasil em maio/24.
Abraços.
Bom Caminho Darlig!