Caminho Português: de Valença do Minho a O Porriño

Este foi o dia em que arrancamos mais tarde, durante toda a peregrinação. Já eram 8.30h quando saímos do Albergue de Peregrinos de Valença (9.30h na Espanha), o que veio a revelar-se um erro, pois foi um dia muito quente e acabamos por atravessar o polígono industrial de As Gándaras pela hora de maior calor. Gostamos tanto da lição que nunca mais repetimos!

Atravessando a Ponte Internacional sobre o Rio Minho

Como já havíamos visitado o forte e o centro histórico de Valença no dia anterior optamos por seguir as setas amarelas e rumar logo até à Ponte Internacional sobre o Rio Minho que nos levou até à fronteiriça cidade de Tuí (o Caminho de Santiago passa ao largo do forte de Valença, o que é uma pena. Por isso aconselhamos aos peregrinos desviarem-se um pouco do caminho traçado e visitar o centro histórico de Valença).

Valença do Minho – vista do lado espanhol

Aí o “Caminho” conduz-nos pelo belo centro histórico de Tuí, onde não faltam edificações históricas, das quais destacamos a Catedral de Santa Maria, o Convento das Clarisas e a igreja gótica de Santo Domingo.

Centro histórico de Tuí

Ruela de Tuí

Símbolo do “Caminho” em Tuí

Catedral de Santa Maria em Tuí

Bom Caminho – em bom português

Após a saída da cidade e até à chegada à área de descanso/parque de merendas de Orbenlle, o “Caminho” atravessa vários campos de cultivo, bosques e localidades rurais galegas, partilhando muitas das vezes o seu traçado com a histórica via romana XIX, que ligava Braga (Bracara) a Astorga (Arturica).

Saída de Tuí pela zona agrícola

Ponte Veiga, sobre o Rio Louro

Estátua do Peregrino nas imediações da da Ponte Veiga

Um dos bosques entre Tuí e Porriño

Lama – um dos muitos obstaculos do peregrino

Infelizmente, neste troço, o “Caminho” também se faz por algumas estradas asfaltadas. No entanto a maioria delas oferece bermas largas e seguras por onde podemos caminhar. O grande destaque do troço Tuí-Orbenlle vai para a Ponte das Febres, onde São Telmo faleceu em 1251 quando peregrinava a Santiago de Compostela.

Via pedonal entre Virxe do Camiño e Ponte das Febres

A caminho da Ponte das Febres

Ponte das Febres

Bosque a seguir à Ponte das Febres

Os 5 cruzeiros de Santa Comba de Ribadelouro

Paisagem rural Galega

Área de descanso de Orbenlle

O almoço foi feito no já referido parque de merendas (onde é possível carimbar a credencial e reabastecer de água numa fonte pública). E aí demos graças por termos trazido merenda, visto que lojas, cafés e restaurantes nas redondezas nem vê-los. Após um merecido descanso, enchemo-nos de coragem e lá atravessamos os “intermináveis” 6kms do polígono industrial de Porriño, sem sombra de dúvidas a pior parte de toda a etapa.

 

Nota: presentemente existe um traçado alternativo, para se entrar em Porriño, que contorna o polígono industrial. Este novo traçado não só é mais seguro como é muito mais agradável. Consulte o mapa abaixo para mais informações. novo percurso do caminho de santiago portugues porrino

Marcos que indicam a divisão do Caminho antes do polígono industrial de Porriño. Seguindo pela esquerda vai pelo traçado alternativo, se for pela direira pelo polígono industrial © Catarina Cordas

Polígono industrial de Porriño

Entrada em O Porriño

O “Caminho” entra em Porriño pela rua Manuel Rodríguez e atravessa o centro histórico da localidade, de onde destacamos a capela de San Benito, a igreja de Santa Maria e o Ayuntamiento, esta última obra do famoso arquitecto porriñés Antonio Palacios.Logo após o Ayuntamiento viramos à esquerda, na Rua Buenos Aires, e rumamos até ao Albergue de Peregrinos de Porriño, localizado nas margens do Rio Louro, onde pernoitamos.

Igreja de Santa Maria

Ayuntamiento de O Porriño

Albergue de Peregrinos de O Porriño

Etapa seguinte: De O Porriño a Redondela


Clique para ler o nosso Guia do Caminho Português


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

9 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada, Anabela e Alexandre, por escreverem e mostrarem tudo ao pormenor!!! Quase que nos sentimos também a percorrer este "Caminho"!

  2. Com as Vossas crónicas do Caminho de Santiago cresce a vontade de fazer esta caminhada e Viver essa experiência…
    Beijinhos e um bom fim de semana para vós:)

  3. Olá Clara. Obrigado nós por percorreres o Caminho connosco 🙂 Gostamos muito de te ter por cá.
    Bjs

    Olá Alexandrina. Ainda bem. Esperamos ainda aguçar mais essa vontade. O Caminho é mesmo algo mágico.
    Bjs

    Olá Fabricio. Gostamos muito do teu comentário. Tu tb fazes um excelente trabalho no que a eternizar momentos diz respeito!
    Abraço

    Hola Paco. E a Espanha não se fica nada atrás. Adoramos percorrer a Galiza desta forma tão especial.
    Saludos

  4. Olá,
    Uma dúvida… este caminho alternativo para desviar do polígono industrial é sinalizado?
    Obrigada,

    • Olá Ana,
      Sim, o caminho alternativo está bem marcado. Bom Caminho!

  5. Estou amando esta página.
    Muito obrigada por compartilhar suas experiências.
    Sairemos do Brasil em maio/24.
    Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.