204km percorridos
609km para Santiago
A meteorologia prometia fortes chuvadas a partir do final da manhã e para os dias seguintes. E como na etapa anterior tivemos relativo sucesso a fintar a chuva (que desabou a tarde toda) o plano para hoje era repetir o feito. Partimos assim de madrugada com o objetivo de chegar a Nájera antes dos anjos desabarem as suas lágrimas nas nossas cabeças.
Igreja de Ventosa envolta no nevoeiro |
Saímos do albergue sobre cerrado nevoeiro e foi na sua companhia que enfrentamos a pedregosa subida até ao Alto de San Antón. Uma vez chegados ao topo o nevoeiro começou a desvanecer e os aguaceiros, que a tempos lá iam caindo, cessaram.
Equipados para a chuva! |
A pedregosa subida ao Alto de San Antón |
Uma excelente prenda do São Pedro que chegou à hora certa pois precisávamos de fazer uma paragem para repor forças. E como ao longo dos 11kms que separam Ventosa de Nájera não existe qualquer localidade nem área de descanso a mesma tinha de ser feita em campo aberto.
Já com as energias repostas e o sol a querer espreitar seguimos caminho com redobrado animo e chegamos a Nájera ainda antes da hora de almoço. Até tivemos direito a arco-íris e tudo!
O plano era ficar por lá mesmo. Tínhamos conseguido escapar à chuva e sabíamos que tínhamos uma boa oportunidade para nos encontrarmos com amigos peregrinos que estavam um pouco para trás e que hoje planeavam chegar e pernoitar em Nájera. Para mais a Anabela estava a ser apoquentada por fortes dores no pescoço e já se sabe que carregar mochilas e torcicolos não combinam e como tal uma tarde de descanso era bem vinda.
Rio Najerilla em Nájera |
Mas não ficamos! Animados pelo raiar do sol do final da manhã decidimos mudar os planos em cima do joelho e seguir até Asofra.
Mosteiro de Santa Maria La Real em Nájera |
Que gigantesco erro! O sol foi literalmente de pouca dura e logo à saída da cidade ferrou-se a chover copiosamente. Como prenda pela nossa decisão precipitada fizemos 6 fantásticos quilómetros debaixo de chuva, ganhei duas pequenas bolhas nos dedos dos pés, a Anabela piorou do pescoço, e claro está, não nos reencontramos com os nossos amigos.
Escusado será dizer que, no final desta etapa, a moral não podia estar mais em baixo. Não cumprimos com o planeado e pagamos uma fatura elevada por sermos insensatos. E só nos podíamos culpar a nós! O Caminho já nos tinha havia mostrado que não o devíamos menosprezar e nós voltamos a fazê-lo. E Ele, como bom professor que é, voltou a ensinar-nos a lição. Se queríamos chegar a Santiago estava na hora de nos tornarmos bons alunos e encasquetar os ensinamentos de uma vez por todas!
A única boa surpresa do dia foi o albergue de peregrinos de Azofra: fomos muito bem recebidos, pagamos apenas 7 euros por pessoa por um quartinho para dois (o albergue não tem boliches, apenas quartos duplos, o que é uma enorme vantagem para os casais peregrinos) e ainda podemos lavar e secar a roupa na máquina por apenas 1 euro (com a chuvada que estava secar roupa só mesmo com máquina). Nem tudo pode ser mau e até no dia mais chuvoso é possível vislumbrar a luz!
Etapa Anterior: De Logroño a Ventosa
Etapa Seguinte: De Azofra a Santo Domingo de la Calzada
Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Ui… mas que etapa difícil VagaMundos… Mas como o que mais custa é o que mais vale, e com a lição aprendida, as próximas etapas serão com certeza melhores!!! Beijinhos continuação de bom caminho…
Obrigado pelas sempre pertinentes palavras. Foi de facto um daqueles dias! Valeu a grande lição!
Beijinhos nossos