272,5km percorridos
540,5km para Santiago
Nesta etapa tínhamos pela frente a travessia dos outrora muito temidos Montes de Oca. Nos tempos medievais a travessia de 12kms entre Villafranca de Oca e San Juan de Ortega era um dos mais temíveis troços do Caminho Francês, pois o isolamento e os matagais dos Montes de Oca eram um palco perfeito para os salteadores atuarem.
Hoje o peregrino já não se tem que preocupar com tamanha banditagem mas tem pela frente uma exigente e solitária etapa. Mas nem tudo é negativo, longe disso. A etapa de hoje presenteia-nos com os aromas e melodias da natureza, oferecendo-nos paz de espirito, abrindo portas à reflexão.
Logo no arranque tínhamos pela frente uma exigente subida: em somente 3kms tínhamos de superar um desnível de 200 metros (dos 950 metros de altura para os 1150 metros). Não é propriamente um troço aconselhável para se fazer o aquecimento mas era o que tínhamos pela frente e foi com ele que tivemos de lidar.
Upa Upa! |
Uma manhã de sol para variar. Pena que foi de pouca dura… |
Chegados ao topo dos Montes de Oca esperava-nos o Monumento a Los Caídos, uma homenagem aos milhares que perderam a vida durante a Guerra Civil Espanhola, e umas tão cobiçadas mesas de merenda. Mote perfeito para se fazer a primeira pausa do dia.
Merenda comida voltamos ao Caminho pois ainda tínhamos mais 9kms pela frente até chegarmos a San Juan de Ortega. E ao longo destes quilómetros por pistas florestais tivemos direito a quase tudo, desde rasgadas subidas a extensos lamaçais e até mesmo a um “banho” de granizo. E como as pernas pediam uma pausa, lá fizemos das pedras de um pinhal cadeiras e comemos umas barras de cereais ao som do cantar dos cucos.
Está quase! Numa ladeira destas é melhor a pé que de bicicleta! |
Um autêntico campo de batatas! |
As longas retas dos Montes de Oca |
A foto da praxe à chegada a San Juan de Ortega |
Chegados a San Juan de Ortega fomos recebidos pela chuva e rumamos até ao seu histórico mosteiro fundado há dez séculos por San Juan de Ortega fiel seguidor de Santo Domingo. O mosteiro é de uma enorme beleza e tem uma áurea mística. No dia 21 de Março e no dia 22 de Setembro, às 5 horas da tarde (hora solar), um raio de luz entra por uma pequena janela e ilumina durante 10 breves minutos o capitel da Anunciação. Talvez um dia possamos assistir “in loco” a esse momento.
Visitado o mosteiro comemos as nossas sandes de almoço e voltamos ao caminho que nos haveria de levar até Agés, onde pretendíamos pernoitar. Foram 4kms feitos debaixo de chuva mas sempre com a moral em alta.
Rumo a Agés com a chuva e o cantar do cuco como companhia |
“Just one more mile” |
Agés à vista |
Em Agés fomos muito bem recebidos no albergue municipal e foi mais um serão de retemperadoras conversas entre peregrinos, onde reinou a boa disposição e onde a competição não marcou lugar. Escutamos e partilhamos estórias de vida, sonhos e medos, rimo-nos e emocionamo-nos. E como que por magia essas estórias e pessoas passam a fazer parte de nós, do nosso Caminho, dos nossos corações.
Etapa Anterior: De Villamayor del Rio a Villafranca Montes de Oca
Etapa Seguinte: De Agés a Burgos
Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Estou a ver que esta foi uma etapa de muitos contrastes…! Mas sempre com a moral em alta!!! 🙂
É verdade Clara! Com muitos altos e baixos mas com a moral sempre em alta. Fosse sempre assim!
Bjs
E que estórias de vida vocês sempre terão para contar! Aventuras não vos faltam, mas também experiências de quem se pôs ao Caminho!
Beijinhos VagaMundos!
É muito bom partilhar as experiências da vida e aprender com as vivências dos outros que por vezes tanto nos inspiram 🙂 Gostamos muito da partilha honesta e sem pretensões. E nós temos muito para aprender e um longo Caminho para trilhar 🙂
Beijinhos
Bela narrativa. Fizeram bem em fazer essa curta etapa, onde as dificuldades do trajeto são minimizadas pelo pouco caminhar. Bonitas fotos! Sempre em frente, ultreia!
Muito Obrigado pelo comentário Auro. Abraços nossos. Ultreia!