522km percorridos
291km para Santiago
A etapa em si não foi das mais longas mas os primeiros 13kms, até chegarmos a Puente de Órbigo, foram extremamente cansativos, sem qualquer localidade pelo meio onde parar.
Logo à saída de Villar de Mazarife 8kms de asfalto chamavam por nós |
Até que enfim, um troço de terra batida! |
É verdade que o Caminho passa ao largo de duas localidades, La Milla del Páramo e Villavante, mas para se entrar nas pequenas localidades é preciso fazer desvios, que por esta altura do campeonato são tudo menos apetecíveis.
Mais um dos muitos canais de irrigação da província de León |
Não encontrando lugar melhor tivemos de fazer a nossa pausa numa ponte de canal já meio destruída |
Depois de uma pausa há sempre um sorriso 🙂 |
Adelante! |
Nesta etapa é preciso cruzar uma linha férrea sem guarda! É caso para se dizer: “Olho aberto e pé ligeiro!” |
Perigo! Os peregrinos andam aí! |
Chegados a Puente de Órbigo voltamos a juntar-nos ao traçado oficial do Real Caminho Francês (que desde León acompanha a N-120, como já havíamos referido). Depois de um merecido descanso num pequeno café lá atravessamos o Rio Órbigo pela fantástica ponte medieval “del Passo Honroso”.
Do outro lado do rio esperava por nós Hospital de Órbigo, que cruzamos sem mais delongas.
Ao fundo já se avistava a famosa Ponte del Passo Honroso |
E cá está ela… e eles! |
À saída de Hospital de Órbigo o caminho volta a ramificar-se. Mais uma vez o traçado oficial avança pelo “andadero” paralelo à N-120 até chegar a Astorga (troço mais curto), enquanto o traçado alternativo conduz-nos por caminhos secundários por entre terrenos agrícolas, pequenos montados e áreas florestais (troço um par de quilómetros mais longo). Os dois traçados voltam a unir-se em Astorga.
Pelos caminhos de Villares eu vi tanta coisa linda e tive dores sem igual |
Mais uma vez a nossa opção foi seguir o caminho alternativo rumo à pequena localidade de Villares de Órbigo, onde pernoitamos.
Fonte de água potável em Villares de Órbigo. Uma terra que recebe bem os peregrinos! |
Etapa Anterior: De León a Villar de Mazarife
Etapa Seguinte: De Villares de Orbigo a Murias de Rechivaldo
Clique para ler o nosso Guia do Caminho Francês
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
E já só (só???) faltam 300 km!!!
Que grandes valentes…! 🙂
É mesmo esse o espirito Clara! Só faltam 300 😉