Delta do Mekong – Passeio de Barco

delta do mekong

O Rio Mekong é um dos maiores e mais impressionantes rios da Ásia tendo uma extensão de cerca de 4500 quilómetros. Nasce no longínquo Planalto do Tibete e atravessa a província chinesa de Yunnan China, o Myanmar (a antiga Birmânia), o Laos, a Tailândia e o Camboja antes de desaguar no Mar da China Meridional no sudoeste do Vietnam, formando o Delta do Mekong.

Na área em que o rio se aproxima do mar formaram-se ao longo dos tempos uma série de pequenos estuários conhecidos como o Delta do Mekong, a região mais fértil de todo o Vietnam. Como o Rio Mekong desemboca em nove pontos distintos os vietnamitas dão-lhe também o nome de Rio dos Nove Dragões. Sendo que o Delta fica relativamente perto de Ho Chí Minh City (a cerca de 70 kms) não podíamos deixar de o visitar.

Para tal fomos de autocarro até a Cai Be, uma das maiores cidades do Delta do Mekong conhecida pelo seu mercado flutuante que atraí mercadores um pouco de toda a Indochina, até mesmo do Laos.

Cais de embarque em Cai Be

Aí fizemos um tour de barco pelas “avenidas” aquáticas da cidade, observando a rotina diária das gentes do Delta do Mekong.

Barco vindo do Laos

 

Barco de transporte de arroz
Casas em Cai Be

 

Igreja de Cai Be

Logo após a volta pela cidade o “nosso” barco navegou pela imensidão de um dos estuários do Mekong antes de se embrenhar selva adentro através dos por vezes estreitos canais do Delta.

Após o almoço foi hora de experimentar a navegação numa das pequenas canoas típicas desta região do Vietnam, quase sempre conduzidas por mulheres. A bamboleante canoa deslizou vagarosamente pelas barrentas águas do Mekong. Como banda sonora apenas o som da embarcação a rasgar a água e os barulhos da selva. Foi uma experiência espetacular e que vivamente recomendamos!

Canoas tipicas do Delta do Mekong e suas remadoras

 

VagaMundos – Vietnamese style

Após o pequeno tour de canoa voltamos a embarcar num barco a motor que nos levou até Vinh Long, onde apanhamos o autocarro de regresso ao Saigão.

Mercado de rua em Vinh Long

E assim foi o nosso dia no Delta do Mekong, um dos locais de que mais gostamos desta nossa viagem pelo Sudeste Asiático.


Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.