Den Lille Havfrue

A Pequena Sereia é o ícone da cidade de Copenhaga. Ela impressiona o visitante pelo tamanho… reduzido! Mas quem disse que os monumentos emblemáticos se medem aos palmos? Além do mais, não é a única nesta nossa Europa, e apesar dessa característica não deixa de merecer uma demorada visita.

Um enigma lançado aos nossos leitores: o que é que o filho do fundador da Carlsberg, Hans Christian Andersen e a Disney têm em comum?

Hans Christian Andersen é o autor da história duma jovem sereia que se perde de amores impossíveis por um príncipe humano. Para conquistar o amor do príncipe tem de sacrificar a sua bela voz e sofrer um suplício atroz por ganhar pernas em troca da cauda de sereia. Ao não consumar o seu amor pelo príncipe, pois este acaba por casar com uma princesa, que não esta nossa princesa dos mares, a pequena sereia perde a vida desfazendo-se em espuma do mar.

O filho do inventor da Carlsberg, Carl Jacobsen, assistiu um dia à representação em bailado desta história, ficando de tal modo encantado que encomendou uma obra ao escultor Edvard Eriksen que reproduzisse a Pequena Sereia, tendo a própria primaballerina pousado para o rosto e a esposa do escultor para o corpo. Finda a obra, esta foi oferecida à cidade de Copenhaga.

E quem não conhece a história da Pequena Sereia Ariel da Walt Disney?

A estátua que hoje se encontra na Langelinie já sofreu actos de vandalismo tão graves como decapitação e amputação de um braço. Duma das decapitações resultou o desaparecimento da cabeça original, tendo a comarca de Copenhaga encetado todos os esforços para devolver à sua Pequena Sereia o seu aspecto original. Também foi vítima de grafitismo e até de actos “carnavalescos” ao ser vestida com uma burka ou lenços palestinianos.

Parece que o sofrimento da Pequena Sereia, que um dia ousou tornar-se humana para conquistar o amor do seu príncipe, não acabou no momento em que se desfez em espuma. Contudo, ela ali permanece para despertar a curiosidade daqueles que não conhecem a sua história e maravilhar o nosso olhar.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

8 COMENTÁRIOS

  1. Hola!!!!

    Te descubrí por otro blog y con lo que me gusta viajar………..hermoso tu espacio, lleno de lugares y relatos asombrosos, me encanto. Hasta el próximo viaje….

    Un besote y abrazo de oso.

  2. Olá Común. Obrigado pela visita e pelo feedback. Volte sempre.
    Bjs

    Olá João. Esperemos que possa a tirar a foto em breve 🙂 Não se esqueça é de avisar que vai passar por cá.
    Abraço

  3. Hummm gostei da idéia de virar espuma! Adoro o mar!
    Bom ter vocês no novo on-line! 🙂

  4. Olá Tita. E nos gostamos de te ter por cá também 🙂
    bjs

    Olá Valentim. Um resumo bem pequenino da historia do H.C. Andersen. Ainda bem que gostastes.
    Abraço

  5. Bela história, acompanhando a imagem de um dos ex-libris de Copenhaga. A Sereia, um dos monumentos mais fotografados, não é mais do que uma bela história de amor…

  6. Fotografias do ex-libris não faltam por aí. Daquelas com o pessoal agarrado ao pescocinho da sereia também as vimos fazer. E olha que é preciso ginastica. A camara de copenhaga é que não acha grande graça às poses e como tal estão a ponderar em colocar a sereia mais uns metros para o interior do canal.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.