A Pequena Sereia é o ícone da cidade de Copenhaga. Ela impressiona o visitante pelo tamanho… reduzido! Mas quem disse que os monumentos emblemáticos se medem aos palmos? Além do mais, não é a única nesta nossa Europa, e apesar dessa característica não deixa de merecer uma demorada visita.
Um enigma lançado aos nossos leitores: o que é que o filho do fundador da Carlsberg, Hans Christian Andersen e a Disney têm em comum?
Hans Christian Andersen é o autor da história duma jovem sereia que se perde de amores impossíveis por um príncipe humano. Para conquistar o amor do príncipe tem de sacrificar a sua bela voz e sofrer um suplício atroz por ganhar pernas em troca da cauda de sereia. Ao não consumar o seu amor pelo príncipe, pois este acaba por casar com uma princesa, q
O filho do inventor da Carlsberg, Carl Jacobsen, assistiu um dia à representação em bailado desta história, ficando de tal modo encantado que encomendou uma obra ao escultor Edvard Eriksen que reproduzisse a Pequena Sereia, tendo a própria primaballerina pousado para o rosto e a esposa do escultor para o corpo. Finda a obra, esta foi oferecida à cidade de Copenhaga.
E quem não conhece a história da Pequena Sereia Ariel da Walt Disney?
A estátua que hoje se encontra na Langelinie já sofreu actos de vandalismo tão graves como decapitação e amputação de um braço. Duma das decapitações resultou o desaparecimento da cabeça original, tendo a comarca de Copenhaga encetado todos os esforços para devolver à sua Pequena Sereia o seu aspecto original. Também foi vítima de grafitismo e até de actos “carnavalescos” ao ser vestida com uma burka ou lenços palestinianos.
Parece que o sofrimento da Pequena Sereia, que um dia ousou tornar-se humana para conquistar o amor do seu príncipe, não acabou no momento em que se desfez em espuma. Contudo, ela ali permanece para despertar a curiosidade daqueles que não conhecem a sua história e maravilhar o nosso olhar.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Hola!!!!
Te descubrí por otro blog y con lo que me gusta viajar………..hermoso tu espacio, lleno de lugares y relatos asombrosos, me encanto. Hasta el próximo viaje….
Un besote y abrazo de oso.
Excelente trabalho sobre a Pequena Sereia. Quando será que lhe tiro uma foto?
Um abraço
Olá Común. Obrigado pela visita e pelo feedback. Volte sempre.
Bjs
Olá João. Esperemos que possa a tirar a foto em breve 🙂 Não se esqueça é de avisar que vai passar por cá.
Abraço
Hummm gostei da idéia de virar espuma! Adoro o mar!
Bom ter vocês no novo on-line! 🙂
Olá,
Um bom resumo da história que eu também li em pequeno…
Cumprimentos
Olá Tita. E nos gostamos de te ter por cá também 🙂
bjs
Olá Valentim. Um resumo bem pequenino da historia do H.C. Andersen. Ainda bem que gostastes.
Abraço
Bela história, acompanhando a imagem de um dos ex-libris de Copenhaga. A Sereia, um dos monumentos mais fotografados, não é mais do que uma bela história de amor…
Fotografias do ex-libris não faltam por aí. Daquelas com o pessoal agarrado ao pescocinho da sereia também as vimos fazer. E olha que é preciso ginastica. A camara de copenhaga é que não acha grande graça às poses e como tal estão a ponderar em colocar a sereia mais uns metros para o interior do canal.
Abraço