Viagem a Yangshuo – descendo o Rio Lí em jangada desde Yangdi até Xingping

Yangshuo

A província de Guangxi em geral, e a região de Yangshuo em particular, tem das paisagens mais emblemáticas de toda a China. O soberbo relevo cársico rompendo da terra, parece uma paisagem de outro mundo, e faz-nos duvidar se ainda estaremos no planeta terra. Não foi seguramente por mero acaso que serviu de cenário para a filmagem do episódio três da famosa série cinematográfica Star Wars.

São mais de 70 mil picos em toda a região, o que a torna num verdadeiro paraíso para os praticantes de escalada. Mas as actividades de outdoor da região estão longe de se resumir a isso. São inúmeros os trilhos para quem ama caminhadas e ainda mais os roteiros para quem adora andar de bike. Em todas elas o visitante é brindado com paisagens fantásticas que irão permanecer na memória para sempre. Mas sobre estas actividades falaremos melhor no próximo artigo.

Hoje queremos falar-vos sobre a navegação pelo rio Lí, para nós uma das experiências imperdíveis da China, e sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de se chegar a Yangshuo para quem parte de Guilin.

Como os cruzeiros que saem de Guilin são algo dispendiosos optamos por apanhar um autocarro para a pequena terriola vizinha, Yangdi, onde é possível negociar a descida do rio por menos de metade do preço. Não ficam a perder muito visto que o cenário mais bonito e emblemático da navegação pelo rio Lí fica entre o troço Yangdi-Xingping, mas poupam muito dinheiro.

À medida que descemos o rio, na pequena jangada a imitar bambu, é impossível não nos deixarmos apaixonar pelo fantástico cenário que desfila perante os nossos olhos.

Nas margens do rio conseguimos descortinar vários búfalos de água a pastar e por nós passaram alguns pescadores de barco, na companhia dos famosos corvos-marinhos da região (cormorões).

Em Xingping paragem obrigatória para tirar a fotografia da praxe em frente a um dos cenários mais famosos da China. Tão famoso que decora as notas de 20 yuan.

Chegados a Yangshuo ainda houve tempo para calcorrear as principais artérias do centro da cidade, ao redor da híper turística West Street, dar um pequeno passeio pela margem do rio Lí e visitar o mercado local.

Não podemos dizer que ficamos adeptos da cidade em si. É claramente demasiado turística e com demasiados traços ocidentais. São mais os pubs Ingleses, as cervejarias Alemãs, as gelatarias italianas e as pastelarias francesas do que propriamente os estabelecimentos típicos da China. Os próprios chineses sentem que estão no estrangeiro, numa qualquer Chinatown como a que vêm nos filmes de Hollywood. Isto vindo da boca de um grupo de jovens chineses que por lá passava as suas férias e com quem travamos amizade.

Alexandre na companhia de um pescador e dos seus corvos-marinhos

Mas o que nos levou a Yangshuo não foi a cidade em si, mas sim as maravilhas naturais da região. E essas não só não nos desapontaram, como ainda conseguiram superar as nossas expectativas. No próximo artigo vamos mostrar-vos mais dessas maravilhas!

Gostou deste artigo? Então não deixe de ler o artigo “Passeio de Bike pelos arredores de Yangshuo” e o “Trekking do Rio Lí


Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

12 COMENTÁRIOS

  1. Destino muito interessante quero muito ir. Fico fascinado pela vossa descrição da viagem. Adoro. Parabéns!

  2. Olá João,
    Obrigado pelo teu comentário. Como dizemos, um pedaço de paraíso na Terra 🙂
    Abraço

  3. Olá Anabela e Alexandre, como vão? Me chamo Igor e sou do Brasil! Estou indo para a China em outubro e tenho utilizado as dicas de vocês! Primeiramente, parabéns pelo site e por compartilhar suas experiências! Gostaria que me ajudassem: irei visitar e Guilin e de lá iremos para Yangshuo. Vi que vocês desceram o rio por uma cidade chamada Yangdi. Poderiam me dar mais informações? Estou querendo fazer dessa forma, podem me ajudar? É tranquilo e fácil fazer dessa forma? Adoro o site de vocês e continuem compartilhando as experiências de vocês!
    Grande abraço do Brasil,
    Igor

    • Olá Igor!| Muito obrigado pelo feedback. Motiva muito a continuar a partilhar as nossas viagens 🙂 Em relação a Guilin e Yangshuo é tudo muito tranquilo. Guilin é super mnoderna e muito limpa. A vila de Yangshuo é muito turística mas a natureza em volta é maravilhosa. Vai adorar! Descer o Rio Lí de jangada é imperdível e o melhor local para partir é mesmo Yangdi (pode sair de Guilin também mas o troço até Yangdi é meio sem graça e o preço que vai pagar fica em mais do dobro). De Guilin até Yangdi basta apanhar o ónibus que sai da estação de comboios/trem de Guilin. Quando chegar pergunte no hostel pelos horários que eles informam de boa e até escrevem em chinês num papelinho para facilitar a comunicação com o motorista. É tudo muito tranquilo e seguro. Boa viagem!
      Abraços nossos para o Brasil, de que tanto gostamos 🙂

  4. Parabéns, Obrigada pelas informacoes.
    Gostaria de saber se posso entrar em Yangshuo com visto de entrada de 72 hr.Vou de avião e de lá no outro país
    Um abraço

    • À priori pode mas convém sempre confirmar com a embaixada/consulado pois as regras estão sempre a mudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.