Deserto do Atacama – O Lago de Sal

Cerca de 50km separam San Pedro de Atacama da maior salina do Chile. O Salar de Atacama é um lago de sal com cerca de 3000km2 a uma altitude de cerca de 2300m acima do nível do mar.

Pelo caminho, um “rebanho” de lamas e… burros. Os burros eram utilizados como animal de carga do minério e outros bens, mas com a modernização muitos foram libertados no deserto.

Oportunidade ainda para visitar uma povoação atacameña: a pequena aldeia de Toconao. O Oscar levou-nos até à casa de familiares para vermos mais de perto a realidade destas gentes do deserto, o que foi uma vantagem pois, para além da pequena loja de souvenirs, o turista não passa.

As lamas são parte integrante da vida, cultura e trabalho das populações andinas. E como tal, resolvemos dar-lhes uma guloseima. Nós mantivemos as devidas distâncias, mas o Oscar não esteve com meias medidas!

Tempo para visitar a capela, a torre sineira e caminhar nas ruas de terra batida.

Aqui está a prova de como este deserto se transforma ao sabor da luz.

Esta viagem foi uma permanente caixinha de surpresas. O Deserto tinha mais uma reservada para nós. No deserto mais árido do mundo… vimos chover!

E tivemos direito a arco-íris. E para que não restem dúvidas, aqui está o registo fotográfico dessa raridade.

Este salar encontra-se numa depressão rodeada de montes que não permitem o escoamento das águas, possibilitando a formação da Laguna Chaxa.

Esta laguna situa-se na Reserva Nacional Los Flamencos, uma reserva criada nos anos 90 como medida de preservação das várias espécies de flamingos andinos cuja existência perigava.

Deixados a sós, aproveitámos os momentos que se seguiram para apreciar a magia do lugar, a transformação que um pôr-do-sol imprime nesta maravilha da Natureza e deixarmo-nos deslumbrar com a sua unicidade.

 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

11 COMENTÁRIOS

  1. Que fotos belíssimas!
    Eu que viajei pouco, confesso que não tenho vontade de ir, mas vcs que conhecem tantos lugares do mundo, devem se deliciar com paisagens assim…só fico triste de saber que o Chile essa semana foi devastado por um terremoto de 8.8…logo esse país, o mais desnvolvido da A. do Sul…
    Beijinhos

  2. Vejo que estamos numa fase sul-americana. As fotos estão espectaculares! Infelizmente este pobre roadrunner não conhece patavina da América do Sul para desgosto meu, pois no meu imaginário é juntamente com a Ásia o meu continente preferido. O Atacama, a Patagónia, a Terra do Fogo, a Amazónia, os Andes, sempre me fizeram crescer a minha vontade de conhecer essa parte do mundo.
    Parabéns pelos texto também que descrevem muito bem as imagens.

    Saudações do Roadrunner!

  3. Olá Glorinha. O que o mundo tem para oferecer só nos pode deliciar. Ao fazermos estas crónicas sobre Atacama e tendo o Chile sofrido um sismo, levou-nos a estar atentos a este país que tanto nos impressionou.
    Bjs

    Olá Marshmallow. Por aqui podes ter um "cheirinho" do que a América Latina tem. Pode ser que te aguce a vontade 🙂 Nada como ver ao vivo e a cores 😉
    Bjs

    Olá Valentim. Não podemos deixar de ficar impressionados com a capacidade que a Vida tem em vingar nos locais mais inusitados.
    Abraço

    Olá Marta. Tivemos uma ajudinha tua com a apresentação 🙂
    Bjs

    Olá Roadrunner. O pouco que conseguimos ver da América Latina só nos deixou uma vontade enorme de lá voltar. Ficou muito por explorar dum território com uma variedade de paisagens e belezas naturais abismal. Todos os locais que nomeias fazem também parte do nosso imaginário de viajantes. A Ásia também não lhe fica atrás, adicionando ainda a riqueza cultural dos povos.
    Abraço

  4. Olá Vitor. Andamos cheios de vontade de conhecer esse teu deserto mais urbano 🙂 Pelo que já nos contaste e pelo que já vimos é um local simplesmente brutal.
    Abraços

    Olá Tita. Obrigado. Nós por acaso temos uma grande queda para o deserto 🙂
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.