Dolce Vita – Centolla

Para nós que temos este vício de apreciar os prazeres da vida, e como tudo o que nos soe a pitéu nos faz crescer água na boca, não podíamos sair de Santiago do Chile sem experimentar a afamada Centolla. O melhor local para degustar o pitéu é sem dúvida num dos restaurantes do Mercado Central. A nossa escolha recaiu sobre o restaurante El Galéon.


Não houve forma de escapar ao espanto. Ao entrarmos vislumbrámos o “bicho” numa montra: uma santola de cor rosa-alaranjada cuja envergadura das patas era uma surpreendente novidade para nós. A refeição é servida envolta num “ritual” a preceito: chega à mesa um tabuleiro de molhos de sabores variados que vão do picante ao adocicado, acompanhamentos e salada, e a chegada da centolla não se faz tardar; com a ajuda de uma tesoura de marisco o empregado descarna as patas à nossa frente, sendo esta a única parte comestível que é servida.

 

É impossível não ficar impressionado com o aparato. Mas, nada nos havia preparado para o que nos esperava. Comer centolla é uma experiência divinal para o paladar. O sabor é autenticamente excepcional! Atrevo-me a dizer que é melhor do que lagosta. Comemos sem pressas.

Para tristeza nossa, a demorada refeição atingiu o seu fim. Contudo, o Mercado Central ainda nos reservava algumas surpresas. Apesar de muitas das bancas de produtos frescos estarem já a fechar o dia, ainda pudemos dar uma volta pelo belo edifício do séc. XIX cujos pilares, arcos, portas e janelas são autênticos bordados de ferro forjado, com especial destaque às figuras femininas que ladeiam a porta principal e que simbolizam a Agricultura e a Paz. Inicialmente este edifício havia sido projectado para albergar uma biblioteca ou um Palácio de Belas-Artes. Contudo, devido à importância do local para a economia da cidade de Santiago do Chile, acabou por lhe ser devidamente dada a função de Mercado Central.

 

 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    que delicia essas santolas. Estou a ver que além de maravilharem os olhos com as belezas do Perú também se deixaram levar pela gula 🙂 eh eh eh.
    Cumprimentos

  2. olá…
    Agua na boca com essa bela santola… uma pergunta, planeiam voltar a subir ? vao estar no equador, colombia, venezuela ou brasil nos proximos dois meses ?

    Continuem a boa onda,
    Beijinho abraco

    Rodrigo (elvaipe)

  3. Olá Valentim. Depois do Peru e das suas iguarias, tinhamos de voltar ao bom garfo no Chile. Já comiamos uma bela Santola 🙂
    Abraço

    Olá Rodrigo. Já não estamos por terras sul-americanas… infelizmente. A viagem já foi feita à algum tempo. Agora estamos mais para norte e a leste desse paraiso. Estamos na Dinamarca. Se depois da aventura quizeres por cá passar "you are most welcome".

    Abraço e boa incursão pelas profundezas peruanas.

    Olá Tita. Foi de facto preciso muita coragem para atacar aquele bicho 🙂
    bjs

  4. Santola, yum, yum! Mais um item para acrescentar à lista das saudades: marisco. Gostei particularmente da foto do bicho já descascado e pronto a comer e que é o cúmulo do internacional: dois portugueses, no chile, com t-shirt espanhola, num post postado na dinamarca. United Nations indeed.

  5. Eu que já não passava pelo vosso cantinho a algum tempo (estou a aproveitar as férias), deparo-me logo com A Santola! Sim, que não me parece uma santola normal!!!Ainda por cima descascadinha, ai… Fazem ideia há quanto tempo não como uma boa mariscada?! E tão cedo não vou a Portugal…Isso não se faz! 🙂

  6. Olá Teresa. De facto denota-se uma certa mescla multicultural 🙂 Não nos tinha ocorrido. Quanto a essa tua lista das saudades, daquilo que já nos apercebemos e fomos acompanhando, deve estar bem compridinha! Até já nós temos uma, e todos os dias se vai compondo 🙂 Hoje acrescentámos-lhe: bitoque!
    Bjs

    Olá Guida. Sim, nós também ficamos de queixo caído ao ver o bicho.
    Bjs

    Olá Marshmallow. Esperamos que essas merecidas férias estejam a ser boas, mesmo sem A Santola 🙂 Ao publicarmos estas fotos até para nós mesmos estamos a ser mauzinhos, tais as saudades daquele "banquete".
    Bjs

  7. Nos estivemos mesmo mesmo para fugir 🙂 Mas foi quando recebemos a conta 🙂 Só que o fulano tinha uma tesoura gigante…
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.