Dolce Vita – Gastronomia Lituana

De Vilnius trouxemos, para além de belas imagens gravadas na retina (e se algumas ficaram desfocadas, os gigas de fotografias ajudam a refrescar a memória), novos sabores que deliciaram o nosso paladar. Nas nossas viagens gostamos de descobrir um pouco de tudo sobre os locais que visitamos. Vilnius, como embaixatriz da Lituânia, não foi excepção no que diz respeito à gastronomia.

Ao fim do primeiro dia, as pernas implorando descanso e o estômago suplicando sustento, resolvemos experimentar um dos restaurantes localizados na Pilies. A nossa escolha recaiu sobre o Forto Dvaras e em boa hora o fizemos. Ao pedirmos uma mesa para dois, somos guiados, escadas abaixo para a cave, por entre um labirinto de salas, até que nos é indicada uma calma, aconchegante e romântica sala. A arquitectura revela-nos claramente que o restaurante se situa numa antiga casa senhorial. O espaço está decorado com materiais típicos do artesanato lituano: as paredes pintadas com motivos medievais, os objectos em madeira esculpida, ferro forjado e cerâmica em bruto.

Ao recebermos a carta, apercebemo-nos que este era um restaurante típico cujas refeições eles se orgulham de serem concebidas à boa moda antiga lituana com produtos tradicionais. Tanto melhor para nós, que estávamos mesmo a precisar duma boa dose de comida tradicional.

Só tivemos pena de não poder saborear tudo o que nos era oferecido aos olhos. Começamos com uma entrada: uma tábua de carnes fumadas e fritas, pão frito, queijos e molho (Serious Plate). Como fomos aconselhados, acompanhamos este snack com uma loirinha lituana, Švyturys. Calmamente apreciada esta mescla de petiscos, seguiu-se um alto e suculento medalhão de vitela à pimenta com puré de batata e manteiga de ervas. A carne estava divinalmente macia.

O espaço no estômago já era pouco, mas ainda assim não escapámos à sobremesa: uma “sobremesa da avó” (esqueçam qualquer semelhança com o doce da avó dos nossos restaurantes) e uma delícia de queijo e ameixas. Para ajudar a fazer a digestão, não podemos deixar de provar o brandy lituano, Trejos Devynerios… um pouco amargo, é verdade, mas imperdível para alguns paladares, segundo a voz de um vagamundo apreciador.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

14 COMENTÁRIOS

  1. Uauuu, vocês tratam-se bem. Imagino que tenha sido mesmo uma delicia. E essa "loirinha" ai ficou mesmo a mtar.
    Bom apetite!
    Cumprimentos

  2. Bem, vocês descobrem cada cantinho mais apetitoso, hum! Adoro esse estilo rústico. Acho que só com este post me rendi a Vilnius. 😉
    Bjinhos

  3. Isto não se faz!!! Deixarem-nos asssim com 'água na boca'… não é justo…:)
    Pela forma como este texto foi escrito… onde não foi deixado de parte nenhum pormenor… tenho a certeza que essa refeição foi mesmo divinal para o estômago de dois vagamundos…:)
    Bom domingo!
    Beijos,
    AA

  4. Olá Vitor. Por aí também se come bem 🙂 Se estivesses por aqui é que era cruel da nosa parte!
    Abraço

    Olá Valentim. Tem de ser… é para recuperar o desgaste das caminhadas 🙂 Foi uma boa desculpa, não?
    Abraço

    Olá Marshmallow. Vilnius para além da beleza das suas ruas e monumentos tem um leque de restaurantes espectaculares. Ainda por cá contamos falar de mais dois que só por si merecem que se visite a capital Lituana 🙂
    Bjs

    Olá Alexandrina. Acertaste em cheio. Foi uma daquelas refeições de onde se sai mesmo saciado. E ainda por cima a preços muito em conta para o bolso lusitano 🙂
    Bjs

  5. cULTURA GASTRONÔMICA ESSA,COM ÁGUA NA BOCA ME DEIXA,UM TIO MEU,COM lITUANA CASOU,E DELA ATRAVÉS(tIA DAYSE)INENARRAVEIS ACEPIOPES PROVEI E ESQUECEREI JAMAIS!

    hONRADO FICO POR TÊ-LOS EM CAMPOS MEUS DE GIRASSOIS,E AQUI DEGUSTAR ACEPIPES,E UMA AMIZADE DIVINA!

    mERCI!

    bON dIMANCHE!

    VIVA VIDA!

  6. Belissimo restaurante e comida com um aspecto divinal 🙂 Para além da riqueza histórica, parece que a gastronomia também é uma boa razão para viajar até à Lituânia! Mais um país a acrescentar á lista 🙂
    Bjs

  7. Que inveja…que água na boca..hmmmm!Boa comida é um dos melhores prazeres do Mundo!
    O restaurante faz-nos lembrar um que fomos em Praga, que também era numa cave e todo ele muito rústico!

    p.s: são dos nosso, que só agora que temos cartão de 8GB é que nos chega para férias superior a um fim de semana grande!lol

    Abraços

  8. Olá Ricardo. Obrigado pela visita e pelas suas palavras. É uma agradável coincidência ter uma tia lituana 🙂 Agradecemos toda e qualquer receita que nos faça chegar, pois ficamos rendidos à culinaria lituana.
    Abraço

    Olá Escapista. Oh se dá! O espaço envolvente conta muito. Os olhos também comem e não é so referente à comida 🙂
    Abraço

    Olá Guida. Nós ficamos fãs da gastronomia lituana, que confessamos não conheciamos. E ficou-nos o bichinho para regressar, até porque pelo que vimos a Lituania te muito para se descobrir e Vilnius merecia pelo menos mais um dia.
    Bjs

    Olá Dubis. É caso para também nós dizermos que são cá dos nossos (ao quadrado). É que para além das fotos somos aficionados do garfo 🙂 Onde fica mesmo esse restaurante em Praga? 🙂
    Abraços

  9. :)O restaurante fica mesmo na old town square na entrada oposta ao Orloj!Mas de certeza que a comida não se compara ao que voçês foram, só mesmo o local!

    Abraços

  10. Que maravilha, é mesmo destes sitios com o seu "Q" de mistíco que eu gosto, despertam a imaginação e os sentidos ;D). É concerteza um local a visitar.
    Vilnius é um lugar a pensar, parece-me bastante interessante. As vossas fotos estão excelentes.
    Beijinhos aos dois

  11. Olá Micas. Obrigado pelas tuas sempre amáveis palavras. Quando poderes dá uma escapadinha a Vilnius pois vale mesmo a pena. A cidade tem tanto para se descobrir e as suas lendas encantam.
    Beijinhos nossos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.