Parrilla Andina Especial: Plato a base de carnes de la zona andina como cuy, morcilla, alpaca, lechón y cordero al palo; acompañado por Rocoto Relleno y deliciosas papas doradas a la parrilla, que junto a las salsas cada bocado es un placer.
Assim era descrito o prato principal do “banquete” que, em jeito de prenda de despedida, nos deliciou na última noite passada em Cusco. Digamos que a escolha não foi imparcial pois, ao lermos “cuy” e “alpaca” por entre os diferentes tipos de carne que incluem a grelhada, não hesitámos.
Entrámos no restaurante Parrilla Andina, cuja entrada dá para a calle Maruri, e fomos recebidos por uma senhora cuja simpatia nos desarmou de qualquer cepticismo face ao atendimento. A casa estava cheia, com grupos de turistas já bem animados. O que não é difícil acontecer por aqui: é que a estas altitudes, qualquer bebida, mesmo com baixo teor alcoólico, tem esse valor potenciado. Não tardou muito para que o viéssemos a comprovar.
A espera pela chegada da “parrilla” (grelhada) à mesa fez-se por entre muitos dedos de conversa, petiscando as entradas, beberricando um Tacama Selección Especial suave e observando a movimentação do restaurante e da cozinha. É que aqui a cozinha e o enorme grelhador a lenha estão à vista do cliente, facto que muito orgulha a gerente do restaurante.
Também por ela viemos a descobrir um pouco mais sobre este espaço, outro motivo de orgulho desta casa. O restaurante situa-se no que se julga ter sido o Palácio de Pukamarka. Conta a história que terá sido o palco das celebrações e banquetes dados por Tupaq Yupanki aquando da sua subida ao trono em honra ao Sol e a Pachamama (a mãe Terra). Passados mais de seis séculos, mantém-se intactos os muros incas que formam a base do edifício e que constituem a parte mais apelativa da decoração interior.
Quanto à iguaria: foi um prazer voltar a saborear as carnes que só aqui se confeccionam à verdadeira moda peruana. Os pimentos recheados, a batata assada na brasa e os diferentes molhos a acompanhar, completaram, e bem, o ramalhete do paladar. Para fechar, e havendo ainda espaço no estômago (se bem que pouco), não resistimos à sobremesa da casa: frutas a la Parrilla.
E com este manancial de sabores, brindámos à nossa passagem por este país que tanto nos cativou. À saída já íamos com pena de não termos mais tempo para o explorar, mas felizes pelo baú carregado de memórias e com a certeza de um dia lá voltarmos.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Amigos, no he entendido si comisteis cuy!! Yo no pude probarlo me daba un poco de asco. En cambio sí comí alpaca, que la encontré muy buena.
Abraço!!
Lindo resturante!!!
Adorei!
Baci
Mham…mham:)
Vocês dois tratam-se bem:)
Restaurante pitoresco, comida com um aspecto suculento e uma refeição lauta bem regada pelos invejáveis vinhos.
Belas férias essas!
Ayyy! me asusté, pensé que escribías en español!!! y yo que te sigo para leer portugués!!!
jajajajaajaj
Asi que conociste el Tigre? Es un lugar hermoso, y cada vez está mejor, siempre hay algo nuevo, proximamente postearé sobre un shopping nuevo.
Saludos !!
Hola amiga Mercè. Si somos capaces de disipar la imagen de la mascota, el cuy es muy sabroso. Y también el Alpaca 🙂
Besos
Olá Tita. É mesmo muito agradável o restaurante. Se poderes, vale a pena confirmar.
bjs
Olá Paulo. Tentamos tratar-nos bem 🙂 É para compensar o facto de andarmos com as malas às costas 🙂
E o vinho sul-americano foi de facto uma perdição! Mas somos suspeitos, afinal de contas somos os dois apreciadores do néctar!
Abraço
Hola Alejandra. No, no escribimos en español. Sólo con el diccionario 🙂
El Tigre es realmente um lugar muy hermoso. Nos encantó!
Besos
Ihhh digamos que por enquanto vou aproveitar mais um pouco o velho continente, deixando essas visitas mais para o futuro.
Poxa, copiei a tua idéia do globo com os países visitados e percebi que vocês nunca foram para o Brasil, acho que devem avaliar essa opção para viagens futuras 🙂
Baci
É verdade Tita. Ainda não fomos ao Brasil. Estivemos bem próximos(e tentados) a ir às cataratas do Iguaçu. E sabemos que o Brasil está cheio de imensos locais lindos para visitar. Vamos precisar no mínimo de… um… dois meses para vermos tudo o que queremos 😉
bjs