Dolce Vita – Parrilla Andina

Parrilla Andina Especial: Plato a base de carnes de la zona andina como cuy, morcilla, alpaca, lechón y cordero al palo; acompañado por Rocoto Relleno y deliciosas papas doradas a la parrilla, que junto a las salsas cada bocado es un placer.

Assim era descrito o prato principal do “banquete” que, em jeito de prenda de despedida, nos deliciou na última noite passada em Cusco. Digamos que a escolha não foi imparcial pois, ao lermos “cuy” e “alpaca” por entre os diferentes tipos de carne que incluem a grelhada, não hesitámos.

Entrámos no restaurante Parrilla Andina, cuja entrada dá para a calle Maruri, e fomos recebidos por uma senhora cuja simpatia nos desarmou de qualquer cepticismo face ao atendimento. A casa estava cheia, com grupos de turistas já bem animados. O que não é difícil acontecer por aqui: é que a estas altitudes, qualquer bebida, mesmo com baixo teor alcoólico, tem esse valor potenciado. Não tardou muito para que o viéssemos a comprovar.

A espera pela chegada da “parrilla” (grelhada) à mesa fez-se por entre muitos dedos de conversa, petiscando as entradas, beberricando um Tacama Selección Especial suave e observando a movimentação do restaurante e da cozinha. É que aqui a cozinha e o enorme grelhador a lenha estão à vista do cliente, facto que muito orgulha a gerente do restaurante.

Também por ela viemos a descobrir um pouco mais sobre este espaço, outro motivo de orgulho desta casa. O restaurante situa-se no que se julga ter sido o Palácio de Pukamarka. Conta a história que terá sido o palco das celebrações e banquetes dados por Tupaq Yupanki aquando da sua subida ao trono em honra ao Sol e a Pachamama (a mãe Terra). Passados mais de seis séculos, mantém-se intactos os muros incas que formam a base do edifício e que constituem a parte mais apelativa da decoração interior.

Quanto à iguaria: foi um prazer voltar a saborear as carnes que só aqui se confeccionam à verdadeira moda peruana. Os pimentos recheados, a batata assada na brasa e os diferentes molhos a acompanhar, completaram, e bem, o ramalhete do paladar. Para fechar, e havendo ainda espaço no estômago (se bem que pouco), não resistimos à sobremesa da casa: frutas a la Parrilla.

E com este manancial de sabores, brindámos à nossa passagem por este país que tanto nos cativou. À saída já íamos com pena de não termos mais tempo para o explorar, mas felizes pelo baú carregado de memórias e com a certeza de um dia lá voltarmos.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

7 COMENTÁRIOS

  1. Ayyy! me asusté, pensé que escribías en español!!! y yo que te sigo para leer portugués!!!
    jajajajaajaj
    Asi que conociste el Tigre? Es un lugar hermoso, y cada vez está mejor, siempre hay algo nuevo, proximamente postearé sobre un shopping nuevo.
    Saludos !!

  2. Hola amiga Mercè. Si somos capaces de disipar la imagen de la mascota, el cuy es muy sabroso. Y también el Alpaca 🙂
    Besos

    Olá Tita. É mesmo muito agradável o restaurante. Se poderes, vale a pena confirmar.
    bjs

    Olá Paulo. Tentamos tratar-nos bem 🙂 É para compensar o facto de andarmos com as malas às costas 🙂
    E o vinho sul-americano foi de facto uma perdição! Mas somos suspeitos, afinal de contas somos os dois apreciadores do néctar!
    Abraço

    Hola Alejandra. No, no escribimos en español. Sólo con el diccionario 🙂
    El Tigre es realmente um lugar muy hermoso. Nos encantó!
    Besos

  3. Ihhh digamos que por enquanto vou aproveitar mais um pouco o velho continente, deixando essas visitas mais para o futuro.

    Poxa, copiei a tua idéia do globo com os países visitados e percebi que vocês nunca foram para o Brasil, acho que devem avaliar essa opção para viagens futuras 🙂

    Baci

  4. É verdade Tita. Ainda não fomos ao Brasil. Estivemos bem próximos(e tentados) a ir às cataratas do Iguaçu. E sabemos que o Brasil está cheio de imensos locais lindos para visitar. Vamos precisar no mínimo de… um… dois meses para vermos tudo o que queremos 😉
    bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.