Depois de almoço seguimos caminho até ao Arneiro das Milhariças onde tomamos a estrada batida, que atravessa as várzeas, em direcção à serrania. Aqui esperava-nos a primeira subida “rasgadinha” da etapa.
Bifurcação no Arneiro das Milhariças – seguir pela direita
Várzeas à saída do Arneiro das Milhariças
Desafio superado hora de tomar decisões. Aqui o caminho divide-se. Pode-se continuar o Caminho do Tejo original rumo a Monsanto ou seguir a alternativa via Alcanena.
Divisão do Caminho do Tejo – pela esquerda via Monsanto, pela direita a alternativa de Alcanena
Optamos por seguir os planos e seguir em direcção a Monsanto, decisão que viríamos a questionar visto que em Monsanto acabamos por não conseguir arranjar alojamento. Mas sobre isso falaremos mais à frente.
Decisão tomada lá seguimos nós até à Aldeia de Chã de Cima, mas não sem antes apreciarmos a vista que suamos para merecer. Ainda antes da referida aldeia passamos por três moinhos de vento desactivados que merecem contemplação.
Pastor no caminho para Chã de Cima
Em Chã de Cima paramos por alguns minutos no seu miradouro para descansar e apreciar as vistas.
Vista do Miradouro da Chã de Cima
Saímos da povoação pela Rua Horácio P. Gomes e tomamos um caminho de terra batida, que atravessa um eucaliptal, e que vai desembocar na estrada alcatroada que segue até Amiais de Baixo. Neste troço é preciso tomar especial atenção ao trânsito visto que as bermas são curtas e o volume de trânsito é considerável.
Bifurcação em Chã de Cima – seguir pela esquerda
Antes de chegarmos a Amiais de Baixo viramos à direita em direcção a Olhos de Agua. Aqui a combinação cansaço com asfalto começou a fazer mossas e tivemos de parar num pequeno bosque perto da estrada para repor energias e controlar os “estragos”, que felizmente limitaram-se a uma pequena bolha no pé do Alexandre, que levou logo com um penso Comped.
Recompostos e já com um dos “pneus” remendados seguimos até às nascentes do Alviela que se revelaram um verdadeiro bálsamo para a alma. E bem que precisávamos dele, pois o caminho de terra batida, estreito e sinuoso, que liga as nascentes do Alviela a Monsanto esperava por nós. O bom foi que nos livramos do asfalto e do “terror” das pequenas bermas.
Caminho entre as nascentes do Alviela e Monsanto
Mais um desafio superado. Mais um “prémio” do caminho: uma vista fantástica sobre Monsanto, terra na qual entramos cansados mas felizes por mais uma etapa ultrapassada.
Esperávamos pernoitar por aqui, mas os planos saíram gorados. Não havia qualquer tipo de alojamento e a receptividade da população em nos ajudar foi pouca. Infelizmente caras fechadas foi tudo o que encontramos em Monsanto. Valeu-nos os pais que nos transportaram até Alcanena onde acabamos por pernoitar e reencontrar os peregrinos italianos, que haviam optado pela alternativa Alcanena à saída do Arneiro das Milhariças.
A bolha contraída entre os Amiais de Baixo e Olhos de Agua não estava pior mas já havia mais duas pequenas bolhas a espreitar, uma delas bem dolorosa (no dedo mindinho). Felizmente os compids funcionaram e no dia seguinte a do mindinho já não doía (acabou mesmo por desaparecer antes de chegarmos a Fátima) sendo que apenas as duas palmares persistiam, mantendo-se contudo bem pequenas.
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Alcanena
Anterior: 4ª Etapa Caminho de Fátima: Azóia de Baixo – Monsanto (I)
Seguinte: 5ª Etapa Caminho de Fátima: Monsanto – Santuário de Fátima (I)
Clique para ler o nosso Guia do Caminho de Fátima
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!