As eternas dunas de Erg Chebbi no Deserto do Saara

dunas de Erg Chebbi

Marrocos seduz. Seduz pelas cores. Seduz pela autenticidade. Seduz pela história. Seduz pela diferença. Seduz pela simpatia dum povo que sabe receber. Seduz ainda por ser a melhor porta de entrada para um dos destinos de aventura mais apetecíveis no mundo: o deserto do Saara. E no Saara Marroquino nada supera o esplendor das dunas de Erg Chebbi.

As areias deste deserto pintam-se, a cada instante do dia, duma palete de cores vibrante. Desde que o sol se levanta até que se deita, monotonia de cores é coisa que não se aplica. O quadro é iluminado de intensa luz para que se torne inolvidável.
dunas de Erg Chebbi

O instante é efémero e irrepetível porque amanhã as ondulantes dunas serão diferentes e as cores, outras. As áureas dunas têm vida própria. Deslocam-se lentamente, nunca estão paradas. O vento inquieta cada grão de areia e na dança eterna destes dois elementos, terra e ar, revela-se a recusa dum adeus antigo: desenham ondas do mar como se a água nunca tivesse partido. Se é algo que nunca se sente nas dunas de Erg Chebbi é monotonia.

Reza a lenda, uma dentre muitas, que as dunas de Erg Chebbi foram castigo divino por os locais terem escorraçado um grupo de nómadas que ali procurou guarida. No deserto nunca se recusa abrigo a quem precisa. Não é um decreto-lei. É um mandamento.

Poder ver e, acima de tudo, sentir, debaixo dos pés nus, a areia das eternas dunas de Erg Chebbi, é uma experiência de vida imperdível e que permanece para sempre na memória de quem pisa aquele solo árido, aparentemente estéril de vida mas fértil de emoções.

Passar uma noite nas dunas de Erg Chebbi, debaixo de um manto de cintilantes estrelas é das experiências mais fantásticas que já tivemos em viagem. E se a noite encanta o amanhecer no deserto do Saara arrebata o coração de qualquer viajante. O nosso não foi excepção.


Clique para ler o nosso Guia de Marrocos


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do relato. Senti-me transportada pelas vossas palavras. E que lindo mandamento é esse: dar sempre abrigo a quem precisa!
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  2. Aliás, acredito cegamente que o deserto inteiro seduz! O Saara sempre povoou meus sonhos, quando lia histórias sobre a África. Um lugar sem esquinas, onde o céu é o limite…..estupendo!!!

    Beijinhos Vagamundos

    Bia

  3. Olá Ruthia!
    Muito obrigado pela visita e pelas tuas palavras! É bom levar-te a viajar pelas nossas palavras. Aprendemos muito no contacto com os outros povos, até mandamentos que parecem ter sido esquecidos.
    Bjs

  4. Olá Bia!
    Nada como poder viver os sonhos que nos acompanham tantos anos! Gostamos bastante das suas palavras, principalmente da imagem de "um lugar sem esquinas"! Belíssima associação.
    Bjs

  5. Não conheço Marrocos in loco, mas já lhe adivinho as cores, os cheiros, os sabores, as maravilhosas paisagens, as sensações únicas, …
    E já tenho lá encontro marcado…! 😉

    Beijinhos para os dois! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.