Marrocos seduz. Seduz pelas cores. Seduz pela autenticidade. Seduz pela história. Seduz pela diferença. Seduz pela simpatia dum povo que sabe receber. Seduz ainda por ser a melhor porta de entrada para um dos destinos de aventura mais apetecíveis no mundo: o deserto do Saara. E no Saara Marroquino nada supera o esplendor das dunas de Erg Chebbi.
O instante é efémero e irrepetível porque amanhã as ondulantes dunas serão diferentes e as cores, outras. As áureas dunas têm vida própria. Deslocam-se lentamente, nunca estão paradas. O vento inquieta cada grão de areia e na dança eterna destes dois elementos, terra e ar, revela-se a recusa dum adeus antigo: desenham ondas do mar como se a água nunca tivesse partido. Se é algo que nunca se sente nas dunas de Erg Chebbi é monotonia.
Reza a lenda, uma dentre muitas, que as dunas de Erg Chebbi foram castigo divino por os locais terem escorraçado um grupo de nómadas que ali procurou guarida. No deserto nunca se recusa abrigo a quem precisa. Não é um decreto-lei. É um mandamento.
Poder ver e, acima de tudo, sentir, debaixo dos pés nus, a areia das eternas dunas de Erg Chebbi, é uma experiência de vida imperdível e que permanece para sempre na memória de quem pisa aquele solo árido, aparentemente estéril de vida mas fértil de emoções.
Clique para ler reviews e reservar a sua noite no deserto em acampamento beduíno.
Passar uma noite nas dunas de Erg Chebbi, debaixo de um manto de cintilantes estrelas é das experiências mais fantásticas que já tivemos em viagem. E se a noite encanta o amanhecer no deserto do Saara arrebata o coração de qualquer viajante. O nosso não foi excepção.
Clique para ler o nosso Guia de Marrocos
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Gostei muito do relato. Senti-me transportada pelas vossas palavras. E que lindo mandamento é esse: dar sempre abrigo a quem precisa!
Um abraço
Ruthia d'O Berço do Mundo
Gostei muito dessa vossa crónica, ainda não pisei essa areia, mas gostava.
Abraços
Isabel
Aliás, acredito cegamente que o deserto inteiro seduz! O Saara sempre povoou meus sonhos, quando lia histórias sobre a África. Um lugar sem esquinas, onde o céu é o limite…..estupendo!!!
Beijinhos Vagamundos
Bia
A tranquilidade é única. Ouvir o silêncio interrompido pelo vento…
Saudações!
Olá Ruthia!
Muito obrigado pela visita e pelas tuas palavras! É bom levar-te a viajar pelas nossas palavras. Aprendemos muito no contacto com os outros povos, até mandamentos que parecem ter sido esquecidos.
Bjs
Olá Isabel!
De certeza que não se arrependerá de pisar estas areias.
Bjs
Olá Bia!
Nada como poder viver os sonhos que nos acompanham tantos anos! Gostamos bastante das suas palavras, principalmente da imagem de "um lugar sem esquinas"! Belíssima associação.
Bjs
Olá Roadrunner!
E só isso! Silêncio e vento! A plenitude num cenário que seduz sempre.
Saudações!
Não conheço Marrocos in loco, mas já lhe adivinho as cores, os cheiros, os sabores, as maravilhosas paisagens, as sensações únicas, …
E já tenho lá encontro marcado…! 😉
Beijinhos para os dois! 🙂
Também voltávamos a Marrocos amanhã, se fosse possível Clara 🙂
Depois conta-nos a tua experiência 🙂
Beijinhos nossos
Olá,
o deserto Saara fica muito longe de Marraquexe ?
Vou viajar este ano e ainda estou um pouco “perdida”,são só 4 dias, mas adorava ter a experiência no deserto
Beijinhos
Olá Márcia,
O deserto do Saara fica a um pouco mais de 500km de Marraquexe. Tendo apenas 4 dias é de facto pouco para conseguir ir ao deserto e ver bem Marraquexe.
Beijinhos e boa viagem