Já aqui o dissemos: se há experiências imperdíveis na vida, uma delas é contemplar o Douro, saborear o Douro, sentir o Douro. A Região do Douro reúne os ingredientes perfeitos para descobertas excecionais! Como amantes confessos da região, rumamos novamente ao Douro para contemplar a neve primaveril das Amendoeiras em Flor, saborear a vida em (mais algumas) experiências de Enoturismo do Douro nas melhores quintas para provas de vinhos do Porto e vinhos do Douro, e sentir esta simbiose entre cultura, tradição e natureza, única em Portugal.
E detentora duma paisagem singular! Os solos das austeras ravinas e das íngremes encostas que acompanham o rio Douro, esculpidos pelas mãos do Homem em escadarias de socalcos, com vinhas até às margens do rio, são uma visão memorável.
Mas para além de ver, tem de sentir a Região do Douro, que conquistou lugar de topo nos melhores destinos de Enoturismo do mundo.
E se julga que Enoturismo no Douro é só “provar vinhos”, desengane-se. O Enoturismo oferece atualmente das experiências mais trendy e aliciantes no panorama turístico mundial. Atrai conoisseurs, aficionados e iniciantes. Dos 18 aos 88. E na nossa opinião, o Douro é a melhor aposta para entrar neste universo do Enoturismo. Uma prova de vinhos numa destas quintas do Douro? Não há melhor “ritual de iniciação”!
Conteúdo deste Artigo
- 1 Melhores Quintas do Douro para provas de Vinhos do Douro e Porto | Enoturismo
- 1.1 Quinta do Vallado (Peso da Régua)
- 1.2 Quinta da Pacheca (Lamego)
- 1.3 Quinta de Marrocos (Lamego)
- 1.4 Quinta de Santa Eufémia (Lamego)
- 1.5 Quinta do Tedo (Armamar)
- 1.6 Quinta do Crasto (Sabrosa)
- 1.7 Quinta do Portal (Sabrosa)
- 1.8 Quinta do Monte Travesso (Tabuaço)
- 1.9 Quinta do Pego (Tabuaço)
- 1.10 Quinta do Panascal (Tabuaço)
- 1.11 Quinta do Seixo (Tabuaço)
- 1.12 Quinta de la Rosa (Pinhão – Alijó)
- 1.13 Quinta do Bomfim (Pinhão – Alijó)
- 1.14 Quinta da Roêda (Pinhão – Alijó)
- 1.15 Quinta das Carvalhas (São João da Pesqueira)
- 1.16 Quinta da Gricha (São João da Pesqueira)
- 1.17 Quinta de Ventozelo (São João da Pesqueira)
- 1.18 Quinta de S. José (São João da Pesqueira)
- 1.19 Quinta do Vale Meão (Vila Nova de Foz Côa)
- 1.20 Quinta de Ervamoira (Vila Nova de Foz Côa)
- 2 Onde ficar na sua viagem de Enoturismo no Douro?
- 3 Mapa das Melhores Quintas do Douro para Provas de Vinhos | Enoturismo
- 4 Prepare a sua escapadinha às Quintas do Douro Vinhateiro
Melhores Quintas do Douro para provas de Vinhos do Douro e Porto | Enoturismo
As provas de vinhos do Porto e Douro é o principal atrativo das quintas do Douro para Enoturismo. Mas estas quintas do Douro selecionadas têm uma oferta de Enoturismo da região que vai muito além das provas de vinho.
Se busca o despertar dos sentidos e gosta de celebrar a vida, estas são as quintas do Douro com Enoturismo de excelência.
Quinta do Vallado (Peso da Régua)
A oferta de Enoturismo desta quinta do Douro em Peso da Régua apresenta um alargado leque de atividades: passeios de jipe (um cinquentenário Land Rover Defender) pelos hectares de vinhas, as provas de vinho – naturalmente -, almoços e jantares vínicos e workshops enológicos que nos ensinam que não é preciso ser enólogo, sommelier ou enófilo para saber apreciar um bom vinho do Douro ou do Porto. Basta sentir paixão pelo vinho. Se quiser sujar mãos e pés para sentir o Douro, participe nas vindimas.
Quinta da Pacheca (Lamego)
Na hora de escolher uma quinta do Douro Vinhateiro para provas de vinhos, a Quinta da Pacheca ocupa um lugar de topo na lista de muitos aficionados. Afinal de contas o melhor de dois (ou três) mundos está aqui: uma quinta do Douro voltada para o rio e para o turismo enológico e gastronómico, com vistas deslumbrantes e experiências autênticas.
Nesta quinta do Douro do concelho de Lamego, além das habituais, algumas experiências são mesmo “fora da caixinha”, como as provas de vinho a navegar no Douro, os tours às Aldeias Vinhateiras ou as aulas criativas no Atelier d’Or. Apesar da sua história remontar a 1738, está na vanguarda das unidades de turismo de charme com o The Wine House Hotel. Os Wine Barrels são um sucesso como experiência glamping, mas pode optar pelos luxuosos quartos da casa setecentista.
Quinta de Marrocos (Lamego)
Na oferta de Enoturismo estão as provas de vinhos, vindimas, lagaradas, workshops enológicos, refeições tradicionais durienses, passeios pelas vinhas e adega… Ou atividades como a caça, pesca, vela, canoagem, windsurf, apenas a 1 km da quinta. No fim do dia, descontraia, sinta o calor do ambiente familiar e o aconchego da casa rústica. Durma na Quinta de Marrocos e sinta-se em casa. Muito mais do que um lugar para ficar, esta é a oportunidade de viver, saborear e conhecer a tradição genuína do Douro.
Quinta de Santa Eufémia (Lamego)
A Quinta de Santa Eufémia é mais um “relicário de história” ímpar do Vale do Douro, a começar pelos vestígios arqueológicos da era Romana, passando pelos marcos pombalinos da primeira demarcação, terminando na notável adega que conta a história da quinta em vinhos. Fundada em 1864 por Bernardo Rodrigues de Carvalho, a Quinta de Santa Eufémia é atualmente administrada pela quarta geração da família duriense. Dedica-se à produção e comercialização de vinhos do Porto, vinhos de mesa e azeite.
Os mais de 45 hectares de solos xistoso, talhado em socalcos de vinha “como se de uma escadaria de gigantes se tratasse”, situam-se na margem esquerda do “Vale onde a terra cheira a terra”, produzindo uvas das mais ricas castas, pisadas à moda antiga em lagares de granito. A seleção dos lotes perfeitos de vinhos do Douro e do Porto é feita após envelhecimento em cascos de carvalho. Marque uma visita e entregue-se sem reservas aos “aromas de mosto e seduções espirituais com tradição e história” nas provas de vinhos do Porto Vintage, LBV, Colheita e 10 Anos Branco.
Quinta do Tedo (Armamar)
As provas de vinhos na Quinta do Tedo têm ainda mais sabor por causa da sua localização idílica: sobranceira à Foz do Tedo e seus meandros, nas franjas do concelho de Armamar. Melhor, só se reservar um quarto no premiado bed&breakfast da Quinta do Tedo para uma noite de divino descanso.
Se for visitar a Quinta do Tedo num dia soalheiro, considere também fazer um romântico picnic sob uma oliveira centenária com vista para o rio Tedo, acompanhado de uma prova de vinhos. Como são muito populares, recomendamos reservar com antecedência para garantir lugar quando visitar esta quinta do Douro para provas de vinho.
Quinta do Crasto (Sabrosa)
Há um século na família Roquette, na Quinta do Crasto encontra programas de Enoturismo “desenhados” à medida de cada cliente. A prova de vinhos é uma viagem de primeira classe aos melhores vinhos que se fazem em Portugal. Pode ainda optar por programas que incluem almoços ou jantares que podem ser complementados com passeios de barco no rio Douro através duma empresa parceira. Todas as visitas terminam na Loja de Quinta onde poderá adquirir os produtos da Quinta do Crasto. Os programas de Enoturismo estão disponíveis sob consulta e sujeitos a marcação prévia e confirmação.
Quinta do Portal (Sabrosa)
A Quinta do Portal é outra das nossas quintas favoritas no Douro Vinhateiro. Se andar pelo Pinhão, garantimos que vale a pena fazer os 10 km que separam a vila ribeirinha desta quinta do Douro para uma prova de vinhos em ambiente familiar – é memorável, no mínimo.
Aqui, para além dos vinhos do Porto, brilham também os vinhos Moscatéis e, se a provas se arrastarem um pouco mais que a conta, pode deixar o regresso a Pinhão para o dia seguinte e ficar a dormir num dos apaixonantes quartos da Casa das Pipas.
Quinta do Monte Travesso (Tabuaço)
Desde a sua fundação, em 1896, que a Quinta do Monte Travesso está na mesma família que, há cinco gerações, se dedica à produção e aprimoramento de voluptuosos vinhos do Douro e Vinho do Porto, muitos deles premiados.
Aberta à inovação, esta quinta do Douro em Tabuaço foi sempre atualizando métodos e técnicas dos seus néctares, somou a produção de azeite de marca própria e dá cartas na recente aposta no turismo, que inclui visitas guiadas à quinta e garrafeiras com provas de vinhos e de azeite, e muito recentemente ao alojamento de turismo rural com duas casas de campo irresistíveis, as Quinta do Monte Travesso – Country Houses & Winery.
Quinta do Pego (Tabuaço)
Baco certamente abençoou o solo xistoso da Quinta do Pego que produz vinhos do Douro dignos dum banquete no Olimpo. A prová-lo estão os prémios ganhos anos consecutivos.
Mas nada melhor do que experienciar por si a sucessão de prazeres do palato e despertar dos sentidos. Cada gota dos vinhos do Douro, Reserva e Porto Vintage da Quinta do Pego é puro ouro líquido. Nem Baco recusaria uma degustação destas, muito menos uma noite glamorosa no Hotel Rural Quinta do Pego ou uma refeição gourmet no restaurante da quinta.
Quinta do Panascal (Tabuaço)
Na Quinta do Panascal a arte e o conhecimento da produção de grandes Vinhos do Porto constituem uma tradição transmitida de geração em geração. Se lhe dissermos que está na origem dos Vinhos do Porto Fonseca, perceberá imediatamente o seu valor. É conhecida e reconhecida pelos seus requintados Vintage e vinho do Porto Fonseca, a sua marca com séculos de história e fama mundial.
Numa visita à Quinta do Panascal será guiad@ pelas caves, adega, lagares e garrafeira (um autêntico baú do tesouro!). Não prometemos que lhes revelem o segredo por trás dos seus melhores Vinhos do Porto, mas será seguramente umas das melhores experiências da sua vida.
Quinta do Seixo (Tabuaço)
Quem não conhece a marca Sandeman? Pois saiba que as melhores vinhas e castas que dão origem aos afamados vinhos da Sandeman têm as suas raízes nos solos de Tabuaço. Mais propriamente na histórica Quinta do Seixo.
Localizada às margens do rio, com vistas para o Douro de tirar a respiração, oferece um vasto leque de experiências, que vão desde as clássicas visitas às vinhas centenárias, lagares e adega (com prova de vinho do Porto) aos deliciosos picnics rodeados de natureza.
Quinta de la Rosa (Pinhão – Alijó)
Uma das nossas quintas do Douro favoritas é a Quinta de la Rosa. Esta propriedade de gestão familiar fica localizada nas margens do rio Douro, a somente um quilómetro de Pinhão.
Para além das provas de vinho do Porto (a sala de provas é fantástica), também é possível visitar as vinhas, andar a cavalo e degustar a deliciosa gastronomia duriense no seu restaurante “Cozinha da Clara”. É um daqueles casos em que pode pedir, sem receios, o vinho da casa. Quer opte pelo programa de Enoturismo de meio dia ou dia inteiro, é certo que acabará lá sentad@ à mesa. Se visitar na época das vindimas, até pode pôr a “mão e o pé na massa”, que é como quem diz, passar umas boas horas a apanhar e a pisar uva. E, se quiser, até pode ficar a dormir na Quinta de la Rosa, já que a quinta foi das primeiras da região a apostar no alojamento rural do estilo boutique hotel.
Quinta do Bomfim (Pinhão – Alijó)
A Quinta do Bomfim é a porta de entrada na história duma família luso-britânica apaixonada pelo Douro, pela vinha e pelo vinho. E apenas a mais representativa das 26 quintas durienses geridas pelos membros da 4ª e 5ª geração da família Symington, um dos maiores produtores mundiais de vinho do Porto premium.
Fica a uns meros 500 metros do cais fluvial e da estação de Pinhão, o que faz dela uma excelente opção para quem não quer pegar no carro depois das provas de vinho. O cesto de picnic, que tanto pode ser degustado no alto da montanha, com vista sobre o rio, no terraço do principal centro de visitas (onde produção, provas de vinhos e visitas guiadas ao museu e adega centenária acontecem), ou no meio das vinhas, é irrepreensível!
Clique para reservar a sua visita e prova de vinhos na Quinta do Bomfim (através do GetYourGuide)
Quinta da Roêda (Pinhão – Alijó)
A Quinta da Roêda, propriedade da Croft, é uma das quintas mais emblemáticas do Douro Vinhateiro. A visita começa nos antigos estábulos, primorosamente reconvertidos em sala de provas, sala de refeições (para grupos até 50 pessoas) e loja de vinhos. Nos dias quentes, o arejado terraço seduz como uma ninfa para as provas de vinhos frutados, de aroma e paladar fresco.
O poeta Veiga Cabral era um grande aficionado desta quinta duriense e tendo-a imortalizado com o seguinte registo: “Se a Região Demarcada do Douro fosse um anel de ouro, a Roêda seria o seu diamante.” Diamante ou não, o certo é que os Portos Croft, especialmente o Pink (a joia da coroa das provas de vinhos), estão entre os melhores que já degustamos.
Quinta das Carvalhas (São João da Pesqueira)
Propriedade da histórica Real Companhia Velha, a Quinta das Carvalhas é uma das mais antigas e emblemáticas quintas do Alto Douro em São João da Pesqueira. Nas encostas do rio Douro e do Rio Torto, são 120 hectares de vinha, aos quais se somam 480 de florestas, matas mediterrânicas e olivais centenários. Goza duma localização privilegiada com vista para o Pinhão, terra duriense icónica.
Para além das excelentes provas de vinhos destacamos a sua emblemática Casa Redonda, situada mesmo no cume da montanha, de onde se tem uma vista a 360º sobre o Vale do Douro. Com paisagens assim, o Porto (ainda) escorrega melhor!
Quinta da Gricha (São João da Pesqueira)
As grandes experiências merecem tempo. Especialmente quando se trata de abraçar a vida tranquila da vinha e do vinho. E uma das melhores maneiras de viver o Douro é mergulhar nos 50 hectares de sonho da Quinta da Gricha.
Desde desfrutar dos vinhos premiados da Churchill’s à beira da infinity pool de sonho, almoços tradicionais no Pátio das Laranjeiras com vista para o vale do Douro, até sujar as mãos durante a vindima, há algo para todos. Dê continuidade a este mundo de sensações ficando alojad@ na guesthouse em estilo rústico sofisticado da Quinta da Gricha.
Quinta de Ventozelo (São João da Pesqueira)
Diz quem sabe que uma boa prova sensorial de vinho deve estimular os cinco sentidos. E na Quinta de Ventozelo visão, olfato, paladar, tato e audição são premiados com sensações enaltecidas pelo silêncio de hectares e hectares de vinhas pacientes.
Aqui o convite é “parar… e reparar”. Reparar nas surpreendentes paisagens, nos vinhos repletos de aromas e, atrevemo-nos a dizer, reparar a alma.
Quinta de S. José (São João da Pesqueira)
A Quinta de S. José é resultado do sonho de um pai cuja paixão pelo vinho passou ao filho que lhe deu continuidade. E não só. Firmou a qualidade de vinhos distintos, frescos e profundos produzidos na quinta bafejada por um terroir de características minerais particulares. Daqui aos prémios foi um percurso natural.
Agora a quinta abre portas a todos para visitas às vinhas e adega, provas de vinhos, almoço típico e noites de absoluto descanso na guesthouse Quinta de S. Jose – Turismo Rural.
Quinta do Vale Meão (Vila Nova de Foz Côa)
A Quinta do Vale Meão conquista progressivamente o seu lugar no universo dos bons vinhos (e do bom Enoturismo) sem ficar à sombra da Casa Ferreirinha à qual está histórica e familiarmente ligada. Nesta quinta do Douro situada em Vila Nova de Foz Côa, solos tão diversos como granito, xisto e aluvião ainda sustêm as castas nobres que estão na origem dum vinho mítico do Douro Superior.
Foi no Meão que nasceu o primeiro Barca Velha, dessa histórica colheita de 1952. Para quem não sabe, o Barca Velha é o símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Após décadas de dedicação a “recriar” grandes vinhos com maestria, a missão foi bem sucedida – e premiada. Da vinha ao vinho, eis uma história de dedicação e sucesso das quintas do Douro. Que agora pode conhecer, up close and personal, numa visita e prova de vinhos.
Quinta de Ervamoira (Vila Nova de Foz Côa)
A Quinta de Ervamoira, situada na zona do Douro Superior, no Vale do Côa, soma superlativo atrás de superlativo. É a primeira quinta vinhateira a usufruir do título de Património da Humanidade ao “proteger” 15 km das gravuras rupestres paleolíticas do Parque Arqueológico do Vale do Côa, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. É também uma quinta modelo, pois foi a primeira e é a única totalmente plantada na vertical. É uma quinta ancestral, tendo núcleos museológicos dos vestígios arqueológicos encontrados nos 150 hectares da quinta do período romano, visigótico, medieval e, é claro, paleolítico no Museu de Sítio de Ervamoira, inaugurado em 1997.
Junte a visita ao Museu de Ervamoira conduzida por guia especializado que terminará com uma alargada prova de vinhos do Douro e do Porto da Casa Ramos Pinto, e descubra os restantes superlativos dum local longínquo onde se ouve o silêncio.
Onde ficar na sua viagem de Enoturismo no Douro?
Se já escolheu as quintas do Douro para a sua viagem de Enoturismo no Douro, está na hora de pensar onde ficar a dormir! Verdade seja dita, depois das provas de vinhos do Porto e Douro vai desejar ter um lugar onde possa continuar a desfrutar deste mundo de sensações. De preferência, bem perto destas quintas do Douro.
Como pôde constatar, ao longo do artigo fomos destacando que algumas destas quintas do Douro juntam o útil ao agradável, permitindo-lhe viver uma experiência de Enoturismo completa com as suas provas de vinho do Porto e Douro e hospedagem nos seus hotéis de charme, rurais e familiares.
Para as quintas que não oferecem alojamento, pode encontrar soluções lendo o nosso artigo com uma seleção dos melhores hotéis e alojamentos do Douro Vinhateiro para uma escapadinha perfeita. Foram escolhidos a dedo para satisfazer os mais variados desejos, desde hotéis com piscina, com vista Douro, com Spa (para um capricho), não negligenciando os melhores hotéis baratos do Douro.
Melhores Hotéis e Alojamentos do Douro Vinhateiro (para escapadinha perfeita)
Mapa das Melhores Quintas do Douro para Provas de Vinhos | Enoturismo
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa das melhores quintas do Douro para provas de vinhos do Douro e do Porto.
Prepare a sua escapadinha às Quintas do Douro Vinhateiro
Agora que já conhece as melhores quintas do Douro para provas de vinhos está na hora de começar a preparar a sua escapadinha à maravilhosa região do Douro Vinhateiro. Sim, porque há imenso que ver e fazer na região para além das provas de vinhos nas Quintas do Douro. Clique nos links abaixo para ler os nossos artigos dedicados à região do Douro Vinhateiro e parta à descoberta desta maravilhosa região do Norte de Portugal:
- Melhores Hotéis onde ficar numa escapadinha ao Douro Vinhateiro
- Roteiro Douro Vinhateiro: o que visitar em 2 e 3 dias
- Roteiro para uma roadtrip pela Estrada Nacional 222
- Guia para visitar as Aldeias Vinhateiras do Douro
- Visitar Alijó: o que ver e fazer entre o Douro e o Tua
- Visitar Foz Côa e o Vale do Côa: roteiro com o que ver e fazer
- Visitar Lamego: roteiro com o que ver e fazer
- Visitar Pinhão e Quintas do Douro Vinhateiro: o que ver e fazer
- Visitar Peso da Régua: roteiro com o que ver e fazer
- Visitar São João da Pesqueira: o que ver e fazer no Coração do Douro
- Visitar Tabuaço: o que ver e fazer entre serras e rios
- Visitar Tarouca: roteiro pelo Vale do Varosa
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!