Escapadinhas Românticas em Portugal para namorar

Melhores escapadinhas românticas de Portugal por travel bloggers portugueses

Escapadinhas românticas são a evasão perfeita quando o anseio por descanso se alia à constante vontade de namorar. Portugal está pejado de destinos românticos, desde bucólicas aldeias a arrebatadoras cidades, com os recantos ideais para se roubar um beijo.

Melhores escapadinhas românticas de Portugal por travel bloggers portugueses

Juntámos vários casais de bloggers de viagem portugueses que andam sempre à procura dum recanto para desfrutar do tempo a dois. Encontrámos escapadinhas ideais em Portugal para namorar e fazer palpitar corações, quer seja no Dia de São Valentim, quer para escapadinhas de fim de semana romântico, afinal o ano tem 52 possibilidades até ao próximo Dia dos Namorados.

Entre escapadinhas perto de Lisboa até à mais raiana das cidades portuguesas, passando por ilhas mágicas e destinos de natureza, estes casais de travel bloggers portugueses sugerem as suas escapadinhas favoritas para dar asas à paixão.


Clique para ler 25 sugestões de passeios a partir de Lisboa. Ideal para escapadinhas e bate-volta.


Sete Cidades onde o coração bate mais forte

escapainhas-românticas-açores
Escapadinhas Românticas – Sete Cidades, Ilha de São Miguel, Açores ©Quilómetro Infinito

Portugal é repleto de destinos de sonho e romantismo. Mas ousamos-nos a eleger a região de Sete Cidades na ilha açoriana de São Miguel, como o nosso cantinho especial, em plena terra mágica dos vulcões. Por lá, o nosso coração bateu mais forte. De emoção por contemplar tamanha riqueza natural e de felicidade, por juntos descobrirmos mais um lugar precioso do mundo.

Foi pelos cenários panorâmicos de beleza rara em redor de estradas de sonho, que nos deixámos deslumbrar em redor da Lagoa de Sete Cidades. Seguimos em duas rodas pois claro, à descoberta do melhor que a região têm para oferecer e regressámos de coração cheio e alma renovada.

A Lagoa das Sete Cidades é rainha da paisagem e originada pela cratera do Vulcão das Sete Cidades. Em seu redor, multiplicam-se os trilhos pedestres pelas suas colinas e montanhas verdejantes, onde as hortênsias de cor garridas se destacam. Já referimos os miradouros? São aqueles locais que nos fazem estacionar a mota e seguir caminhando até contemplar as paisagens que nos relembram porque adoramos viajar: o Miradouro da Vista do Rei e da Boca do Inferno. Pequenas lagoas secundárias multiplicam-se pelos arredores, a Lagoa do Canário, de Santiago ou a Lagoa Rasa adicionam um toque de perfeição. Por lá a natureza foi brava e generosa. A partir dos pontos mais altos, Sete Cidades encaixa-se lá ao fundo num horizonte majestoso com o azul forte do Atlântico como pano de fundo. O postal fica completo.

Com a brisa do mar a temperar-nos as emoções, resta-nos desfrutar da maravilhosa gastronomia local em qualquer uma das vilas da região. Sabores da terra e do mar completam-se na perfeição e representam um manjar dos deuses a cada momento. Carregados de motivos para voltar, relembramos com carinho cada pedacinho deste paraíso em pleno Atlântico. Este é um destino idílico e carregado de romance.

Patrícia .. João

Quilómetro Infinito  quilometro_infinito

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento nas Sete Cidades 

Romantismo e aventura em Melgaço

escapadinhas-romanticas-geres
Escapadinhas Românticas – Melgaço ©fotomelgaço

O que torna um lugar romântico? Para nós é a forma como esse lugar nos surpreende, acolhe e mima. E por isso escolhemos Melgaço, o concelho mais a norte de Portugal. Uma terra de fronteira, rica em tradições, património e lendas. O seu potencial intrínseco está na Natureza, na genuinidade e hospitalidade das suas gentes. O rio Minho acolhe a adrenalina de quem desce nos seus rápidos e deu a Melgaço o título de capital do Rafting. Reconhecida pela gastronomia, pelo fumeiro e pelo vinho Alvarinho, Melgaço é festeiro. É uma terra que celebra a vida, e por isso é uma vila perfeita para um fim de semana a dois, oferecendo vários tipos de experiências para escapadinhas românticas, para todos os gostos.

O roteiro romântico começa logo na viagem para Melgaço. Integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, um manto verde vai abraçar-vos e oferecer aquela paisagem perfeita para uma selfie inesquecível. Já na vila minhota, passeie de mão dada pelo centro histórico, visite o Castelo, as igrejas e os espaços museológicos, cheios de história e memória. Descontraia numa prova de vinhos da região, no Solar do Alvarinho, e surpreenda a sua cara-metade com um jantar com sabor a gastronomia local: cabrito assado no forno e bacalhau com broa. Desperte o romantismo com uma massagem relaxante a dois nas Termas de Melgaço.

Mas se a aventura for a sua cara, arrisque numa experiência de rafting, canyoning ou pedestrianismo, afinal está no “Destino de Natureza mais Radical de Portugal”. Se o tempo convidar, prepare um cesto com deliciosos produtos da região – vinho alvarinho, compotas, fumeiro e queijos – pegue no carro e rume a Castro Laboreiro, onde não faltarão locais inspiradores para um bom piquenique. Melgaço é um destino diferente para fugas a dois e conquistará certamente um lugar especial no vosso álbum de recordações.

Vera .. Marcelo

Ir em Viagem  iremviagem

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Melgaço 

Talasnal tem montanhas de amor

escapadinhas-portugal-2019
Escapadinhas Românticas – Talasnal ©Viagens Daqui Para Ali

Portugal é maravilhoso: quanto mais viajamos, mais nos apercebemos disso! Destinos para escapadinhas românticas não faltam no nosso país e foi difícil ter de escolher apenas um perante todos os lugares amorosos da nossa terra natal! Contudo, um dos primeiros sítios em que pensamos para um fim de semana poético com a cara metade é o Talasnal, uma acolhedora aldeia de xisto perto de Lousã que tem a denominação de Montanhas do Amor. 

Apaixonámo-nos pelas casinhas de xisto renovadas e pelos montes verdes ao redor da aldeia tranquila. É uma opção perfeita para quem quiser relaxar num dos vários alojamentos locais, comer um bom prato típico da região ou passear pelas ruelas apertadas do Talasnal, mas também para quem desejar explorar as redondezas pois existem imensos lugares encantadores, como é o exemplo do baloiço no Alto de Trevim, situado a cerca de 12km do Talasnal, subindo por estradas de terra pelo monte. Um momento mágico na hora do pôr-de-sol, ideal para namorar, rodeados de beleza natural da Serra de Lousã.

Sara .. Nuno

Viagens daqui para ali viagensdaquiparaali_travelblog

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento na Lousã 

Ser rei e rainha em Óbidos por um dia

escapadinhas-fim-de-semana
Escapadinhas Românticas – Óbidos ©O Mundo Em Duas Mochilas

Óbidos é uma vila secular, cheia de história de Reis e de Rainhas, com uma aura muito própria, que a nós nos cativa por completo. A sua fundação e conquista remonta ao longínquo ano de 1148, mas bem mais recentemente foi aqui, há pouco mais de dois anos, que fizemos a sessão fotográfica do dia do nosso casamento. Por este motivo e mais uns quantos, é aqui que por diversas vezes nos “refugiamos” nas nossas escapadinhas românticas! Todo o ambiente que se sente por ali é familiar e propício ao romance, embalado pelo forte contexto histórico por trás desta vila que a faz ainda mais especial.

Vale a pena deixarmo-nos envolver pela sua magia percorrendo as muralhas e absorvendo as várias perspectivas que a vila nos oferece. Se tivéssemos que dar uma sugestão, diríamos que largassem o mapa e se deixassem perder nas suas ruelas, onde garantidamente vão descobrir casas típicas repletas de cores e sabores. E por falar em sabores, sugerimos que experimentem a famosa Ginja d’Óbidos em copo de chocolate que é, na nossa opinião, uma óptima forma de brindar ao amor e a esta vila tão carismática e inesquecível. E então, já sabem quando partem?

Ana .. Marco

O Mundo Em Duas Mochilas  omundoemduasmochilas

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Óbidos 

O irresistível romantismo da ilha de São Miguel, Açores

escapadinhas-romanticas-acores
Escapadinhas Românticas – Ilha de São Miguel, Açores ©Vice-Versa

Costumamos dizer que os Açores são o nosso porto de abrigo. E, por isso, nada melhor do que dar a conhecer um sítio que nos diz tanto quando, ainda para mais, estamos a falar de assuntos do coração. São Miguel parece-nos o sítio perfeito para escapadinhas românticas. Afinal, foi nesta ilha que os pais da Pipa decidiram aumentar a família pela primeira vez. Se os ares dos Açores resultaram assim tão bem com eles, queremos acreditar que também vai resultar para quem nos lê desse lado.

Dizem que as vacas dos Açores são as mais felizes. Quando pisarem São Miguel pela primeira vez, vão logo perceber porquê: a paisagem verde a perder de vista, as hortênsias em cada canto, as lagoas com todos os tons de azul, as caldeiras naturais, um oceano que se mistura com a magia dos vulcões, as quatro estações do ano no mesmo dia, as praias de mar azul e com areia cor de chocolate… Não é preciso dizer mais nada, certo?

São Miguel tem muitas coisas para visitar e, portanto, pode tornar-se difícil visitar tudo em apenas um fim-de-semana. No entanto, para vos ajudar a aproveitar ao máximo, deixamos aqueles sítios que para nós são “imperdíveis”: Lagoa do Fogo, Lagoa das Sete Cidades, Miradouro da Boca do Inferno, Caldeira Velha, Poça da Dona Beija, Ferraria, fábrica de chá Gorreana e Praia dos Mosteiros.

Além disso, é importante destacar que esta ilha nos proporcionou algumas das melhores experiências gastronómicas que já tivemos: Furnas são um ponto de passagem obrigatório pelo famoso cozido, mas não se esqueçam também de comprar um ananás no Mercado da Graça, provar as lapas e o maravilhoso polvo da Tasca ou um bom bife com pimenta da terra na Associação Agrícola (tudo isto acompanhado de um Kima Maracujá, como não podia deixar de ser).

Pipa .. Gui

ViceVersa  viceversadiary

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Ponta Delgada 

Enamorar-se pela natureza nas aldeias de xisto da Lousã

escapadinhas-romanticas-2019
Escapadinhas Românticas – Cerdeira ©The Wise Travellers

A Lousã localizada no centro de Portugal é o local ideal para escapadinhas românticas. O charme do centro histórico da vila contrasta com a beleza das Aldeias de Xisto que podemos encontrar ao longo da serra. É claro que a definição de romântico é muito relativa e depende muito do nosso gosto pessoal. Para nós, o ideal é um local onde possamos relaxar, sem a azáfama das cidades e acima de tudo estar em contacto com a natureza.

A Serra da Lousã ganha especial encanto pelas Aldeias de Xisto que podemos percorrer, entre as que mais gostamos, o Talasnal e a Cerdeira. A primeira, uma das mais procuradas, com uma vegetação luxuriante que parece remeter-nos para um mundo mágico. A segunda, local onde a criatividade se alia à riqueza natural e onde tudo parece um perfeito cenário romântico. Na realidade todas as aldeias serranas tem o seu caráter próprio, pelo que quanto mais tempo tiverem para despender, melhor para visitar cada uma delas.

A Lousã é sensacional quando falamos de gastronomia. Cada restaurante serve produtos típicos da região e nesta panóplia de sabores, a pitoresca e tradicional decoração de cada espaço é sublime. Tivemos uma óptima experiência no restaurante O Burgo, que recomendamos vivamente. Alojar-se numa casinha de xisto é extraordinário, passar as noites frias de inverno no aconchego da lareira a saborear um dos tradicionais doces ou “perder-se” em conversas pela noite fora. De verão na imponência da serra podemos apreciar, se o tempo permitir, um céu estrelado a contrastar com serenidade da área. A Lousã proporciona a todos os apaixonados uma experiência sensorial. A tranquilidade e a intocável natureza que aqui encontramos deixa-nos com imensa vontade de voltar a este lugar sublime.

Sandrina .. Tiago

The Wise travellers  wise_travellers

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento na Lousã 

Picnic para dois em Freixo de Espada à Cinta

escapadinhas-romanticas-douro
Escapadinhas Românticas – Freixo de Espada à Cinta ©Tworistas

O dia dos namorados está a chegar e começar a pensar num fim de semana romântico não é cedo de mais acreditem. A nossa sugestão para marcar esta data e encantar o cupido é… Freixo de Espada à Cinta, conhecem? Aqui somos separados do nosso país vizinho pelo belo rio Douro e as suas paisagens marcantes.

E o que visitar nesta vila encantada onde um freixo leva uma espada à cinta? Nós sugerimos dois locais imperdíveis, o Penedo Durão, um penedo que se ergue e que nos privilegia com uma vista fantástica e além disto é perfeito para apreciar as aves a voar. A praia da Conjida também é de visita obrigatória. Esta praia faz fronteira com Espanha, é rica em espaço verde e vários locais para conviver em família.

Além disto podem ainda visitar: Calçada de Alpajares ou Calçada dos Mouros; Capela do Senhor da Rua Nova; Castelo de Alva; Castelo de Freixo de Espada à Cinta; Festa de Nossa Senhora dos Montes Ermos em agosto; Gravuras rupestres do Mazouco; Igreja Matriz e Pelourinho de Freixo de Espada à Cinta. E onde dormir? Sim, esta é a surpresa final… A nossa escolha vai para a Casa de Alpajares – Guest House & Spa. Com um verdadeiro ambiente familiar, esta casa acolhe-nos de uma forma que nos faz ter vontade de não partir. Além disto, tem uma piscina com uma vista imperdível, um pequeno spa com jacuzzi e um pequeno almoço variado e tradicional.  Para nós? A melhor opção para um fim de semana recheado de surpresa e amor. Dica extra: sejam originais, aproveitem a piscina, preparem uma sesta com petiscos e aproveitem o pôr-do-sol.

Catarina .. Ricardo

Tworistas  tworistas_pt

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Freixo de Espada à Cinta 

Receita infalível do amor encontrada em Évora

escapadinhas-alentejo
Escapadinhas Românticas – Évora ©os_colecionadores_de_imanes

Somos apaixonados pelo Alentejo (quem não é, certo?!) e adoramos fazer umas escapadinhas românticas por lá sempre que temos um fim de semana livre. Évora foi uma das primeiras cidades que visitámos juntos em Portugal e por isso temos por ela um carinho especial. Vamos então dar-vos a receita infalível (com todos os ingredientes incluídos) para que Évora seja especial para vocês também:

  • “Localização” 200g: além da cidade em si que é linda, a partir dela conseguem chegar rapidamente a outros locais espetaculares à sua volta! Exemplos? Monsaraz, Arraiolos, Évora Monte, Estremoz… há muito mais.
  • “Comida” 300g: Uma perdição! Em Évora, tal como em toda a região alentejana a comida é um dos principais atrativos. Arriscamo-nos a dizer que o porco e o borrego são das carnes mais consumidas. Mas o que mais gostamos é do pão!! O pão, que está presente em todas as refeições e ainda bem, porque é tão bom!! Os enchidos, as azeitonas, as migas, um bom vinho, entre tantas outras coisas. Diríamos que é possível fazer um roteiro exclusivamente gastronómico, tanta é a variedade de boa comida.
  • Uma pitada de “Locais históricos”: Para quem gosta de História, não terá mais a medir. Desde castelos, muralhas, igrejas, capelas, museus, monumentos romanos e neolíticos, praças até ruas inteiras. O património de Évora é enorme!
  • “Locais românticos” 2 kgs: Todos os que descrevemos antes servem para o romance, basta que estejam lá os dois ❣
  • “Pessoas” a gosto (aconselhamos a carregar no tempero): Se no fim de tudo isto não gostarem de nada, adicionem isto à vossa receita e acabam satisfeitos. Sem dúvida das mais divertidas, acolhedoras e simpáticas do país, estão sempre a fazer piadas e são de uma hospitalidade ímpar.

Bom apetite a todos, comam e repitam as vezes que quiserem. Évora não engorda (mas vocês sim!!!)

Keila .. Tiago

os_colecionadores_de_imanes

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Évora 

A chave do paraíso esconde-se em Sever do Vouga

escapadinhas-em-aveiro
Escapadinhas românticas – Sever do Vouga © Together Everywhere

Para aqueles que, tal como nós, são amantes da natureza e de escapadinhas românticas, propomos explorar um dos mais belos segredos guardados do nosso Portugal. Melhor ainda se for de mãos dadas e botas calçadas. Rumamos em direção a Sever do Vouga, onde vamos encontrar o rio Teixeira, serpenteando suavemente por tufos de junça-dos-rios e outra vegetação de verdes exuberantes.

A nossa primeira paragem é logo abaixo da ponte (na fronteira entre Aveiro e Viseu) onde se esconde um dos nossos sítios favoritos: um poço esculpido por anos e anos de águas que por ali passam. Os raios de sol matinais transformam-no num lugar mágico, e é inebriados por essa beleza e quietude que mergulhamos naquela água translúcida, límpida, revigorante! Por instantes sentimo-nos “donos” do paraíso. Só nós dois, perfazendo um. Abraçados, deixamo-nos ficar simplesmente a contemplar… A existência e a perfeição desta natureza!

Depois de um bom almoço de possibilidades várias, seja para quem gosta de piqueniques românticos no meio da floresta, de snacks (o antigo moinho foi convertido em café) ou de comida que aqueça a alma (o Barracão é uma opção), seguimos para a Rota da Água e das Pedras das Montanhas Mágicas. O trekking FR3 vai levar-nos a mais uma maravilha, a Cascata dos Dois Rios, que são na verdade duas quedas de água que se avistam logo a partir do caminho que acompanha a canalização da mini-hídrica. E como nós não resistimos a aventuras a dois, o canyoning é uma excelente forma de passarmos tempo juntos, por entre gargalhadas molhadas.

E para terminar um fim-de-semana de aventura da forma mais romântica possível, escolhemos o eco hotel Vale do Rio, com uma vista fabulosa para o rio Caima e jacuzzi na varanda. Haverá melhor do que um pôr-do-sol e um coração cheio de gratidão no abraço do outro? Nós achamos que não!

Mafalda .. Hugo

Better Together Everywhere  bettertogether.everywhere

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Sever do Vouga 

O “sim” ao Amor em Sesimbra

Melhores escapadinhas românticas de Portugal por travel bloggers portugueses
Escapadinhas Românticas – Sintra ©VagaMundos

Sesimbra é um refúgio fantástico para manter acesa a chama da paixão. A acolhedora intimidade de Sesimbra fora da época balnear arrebata-nos a cada visita. Para fugir da rotina, esta é uma das escapadinhas românticas perto de Lisboa que repetimos amiúde. Não apenas pela indulgência duma estadia à beira-mar. Voltamos pelos passeios de mão dada à beira mar, pela visão do mar cortejando as areias douradas, pelo castelo com a visão apaixonante da vila aninhada no vale, pela serra que esconde trilhos maravilhosos e pelas paisagens naturais de cortar a respiração. Mais do que um destino que acolhe uma das melhores praias desertas de Portugal, é um lugar de experiências sensoriais.

Uma escapadinha romântica só fica completa com detalhes que a tornem memorável. Acender a chama da paixão é tão simples. Um poema, um presente, flores, beijos, gestos de afeto que não podem faltar. Peguem numa cesta com queijo da azoia e zimbros para um picnic aos pés do Castelo de Sesimbra. Percam a noção do tempo num passeio pelas muralhas. Uma manta para dois na praia, um pôr do sol e um abraço (e)terno. Um cocktail num ambiente intimista, ao som dum piano ou do murmurejar das ondas. Brindem ao amor com duas flutes de champagne. Chocolate e frutos vermelhos para adoçar o beijo . Mimem-se com um relaxante banho com óleos essenciais. À noite, troquem palavras de amor num jantar à luz de velas, enquanto uma lareira crepita e aquece o ambiente. Desarrumem as pétalas de rosa sobre a cama. Perfumem o ar com aromas quentes e sensuais. E mesmo que a noite se acabe, o enamoramento continua no dia seguinte com um pequeno almoço na cama.

Sesimbra é um refúgio mágico que promete ser inesquecível para viajantes apaixonados. Aqui vão encontrar o ambiente perfeito para se sentirem os únicos no mundo.

Anabela .. Alexandre

os vossos apaixonados VagaMundos

Clique aqui para ver as melhores opções de Alojamento em Sesimbra 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.