Visitar o Exército de Terracota – como chegar e o que ver

Imagine que ao construir um poço no seu terreno, desse de caras com a estátua dum soldado? Pois foi assim mesmo que, em 1974, dois lavradores chineses foram responsáveis pela maior descoberta arqueológica do século XX revelando ao mundo o magnânimo Exército de Terracota.

Exército de Terracota

Exército de Terracota

O primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang, prevendo as contendas que teria que enfrentar no Além, resolveu formar um exército que garantisse a sua proteção. Assim, recrutou milhares de artífices para construir um exército massivo feito de terracota. O realismo era uma premissa indispensável: arqueiros, cavalos e seus cavaleiros, generais e soldados rasos ocupam as suas devidas posições nas fileiras militares em frente do mausoléu do excêntrico imperador. Cada figura era construída na oficina, peça a peça, e depois era montada no lugar que ocuparia eternamente, em amplas valas previamente escavadas. Posteriormente, as valas foram tapadas com resistentes coberturas de madeira e soterradas com toneladas de terra.
Um dos aspetos fantásticos desta grande obra é a unicidade de cada figura. Não há um rosto, um penteado, uma farda militar que se repita. Sabe-se ainda que todas foram pintadas de forma a dar-lhes mais realismo. No entanto, ao serem desenterradas as tintas entraram em contacto com o ar e desapareceram. As próprias figuras têm alturas diferentes consoante a sua hierarquia, sendo os generais os mais altos. Todos os soldados transportavam consigo a sua respetiva arma.
Muitas das peças ainda estão em restauro, outras tantas ainda nem foram escavadas e calcula-se que há ainda um grande número das mais de 8 mil figuras (número estimado) que se encontra enterrado em parte incerta. Das investigações arqueológicas há indícios dum grande fogo o que explicaria a derrocada dos telhados e a destruição dum grande número de figuras.
Se pensarmos que foram precisos mais de dois mil anos para descobrirem o grande Exército de Terracota, um segredo tão bem guardado só pode gerar uma infinidade de lendas e superstições à sua volta.
Não se deixem intimidar pelas multidões. Apesar de alguns hostels dizerem que não os autocarros para os Terracotas arrancam todos os dias de manhã do parque de estacionamento da estação de comboios

Informação Prática

Para visitar o Exército de Terracota, a melhor opção será ficar na cidade de Xian como base. Existem inúmeros tours a partir da cidade que podem ser reservados através do hotel ou hostel onde estiver hospedado. Nós usámos transportes públicos. Todos os dias de manhã saem autocarros dum parque de estacionamento mesmo defronte da estação de comboios de Xian.


Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.