Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos

A aldeia comunitária de Fafião, em Montalegre, é uma Aldeia de Lobos. Venha conhecer esta terra de fábula de Trás-os-Montes e uma das mais bonitas Aldeias Históricas do Gerês.

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos
Fojo do Lobo de Fafião

Se quer visitar Fafião, aponte a bússola para norte de Portugal. Recôndita e remota, esta aldeia serrana insere-se numa das zonas mais selvagens e apaixonantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, no concelho de Montalegre.

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos
Casas típicas de Fafião

De segredo mais bem guardado a destino incontornável do Gerês, desde que o Turismo Sustentável e de Natureza entrou em voga, a pacata aldeia de Fafião tornou-se num destino popular. Atualmente, qualquer roteiro do Gerês sugere visitar Fafião.

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos
Poço Verde – Visitar Fafião

Tal deve-se, em grande parte, aos seus rios e poços (lagoas) de águas cristalinas e à deslumbrante paisagem deste pedacinho do Parque Nacional Peneda-Gerês. O rebelde rio Fafião corre por estas bandas e guarda maravilhas secretas que só os pastores conhecem. Alguns destes recantos mágicos permanecem no segredo dos deuses. E só os mais audazes ousam ir ao seu encontro.

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos
Miradouro de Fafião

Os holofotes viraram-se para Fafião por causa de lobos, dum Poço Verde e, mais recentemente, dum miradouro digno do instagram. Descubra neste artigo os pontos de interesse a visitar em Fafião, o que ver e fazer, onde ficar a dormir e onde comer na Aldeia dos Lobos.

Precisa de ajuda para se orientar nos 70.000 hectares do Parque Nacional Peneda-Gerês? Leia o nosso roteiro para visitar o Gerês.

Quando visitar a Aldeia de Fafião?

A melhor época do ano para visitar Fafião é nos meses mais quentes (maio a setembro). Dias longos, temperaturas amenas e tempo seco (agosto pode ultrapassar os 30ºC).

Longe vão os tempos em que a aldeia era um retiro no meio da Natureza em estado puro, nestes meses quentes. Com a fama dos seus poços, no mês de agosto há uma autêntica romaria de turistas em busca das refrescantes águas do rio.

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e TrilhosPortanto, se é amante da natureza e vai à procura de tranquilidade, caminhadas e atividades ao ar livre em Fafião, a melhor altura para visitar Fafião e nos fins da primavera ou inícios do outono.

É que nestas aldeias remotas de Trás-os-Montes o nevoeiro e as chuvas gostam de passar largas temporadas e os longos invernos são frios (muito frios!)

A nossa primeira visita a Fafião foi em maio e tivemos um dia soalheiro estupendo e as gentes da aldeia andavam atarefadas com os afazeres da primavera. Mais tarde regressamos em setembro para um par de rasgadinhas caminhadas e apanhamos sol e chuva em igual medida. Anos depois, voltamos lá em agosto – nós e umas boas dezenas de turistas! Não foi fácil encontrar lugar para o carro na aldeia e suamos as estopinhas para ir ao Poço Verde. Até porque estava um dia tórrido de verão!

Onde ficar a dormir em Fafião? Sugestões de Alojamento

Na aldeia de Fafião, a oferta de alojamento é muito escassa. Portanto, terá de olhar para outras localidades para encontrar preços competitivos no alojamento que responda às suas necessidades e gosto. Como deve saber o Gerês é um dos destinos mais procurados de Portugal, logo, recomendamos que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível de forma a garantir os melhores preços. Opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Abaixo encontra os nossos lugares favoritos onde ficar a dormir perto de Fafião – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Hotel Rural Misarela

Localizado em Sidrós, a 11 km de Fafião, o Hotel Rural Misarela responde na perfeição a quem procura os benefícios dum hotel 4 estrelas em ambiente rural. Tem quartos extremamente espaçosos e confortáveis, com pequeno-almoço fabuloso incluído e uma piscina exterior. Como bónus tem ainda o Trilho e a Ponte de Misarela mesmo ao lado. Assim aproveita e conhece outro recanto mágico do Gerês.

Quinta do Bento

Como alternativa pode ficar na fantástica Quinta do Bento, em Vieira do Minho. Apresenta uma relação qualidade preço estupenda. Tem também uma fantástica piscina e um pequeno-almoço capaz de destruir a mais inabalável das dietas. As vistas da propriedade para a Barragem da Caniçada são mesmo de cortar a respiração. É uma excelente base se quiser somar aos Poços do Fafião, o Trilho das 7 Lagoas do Gerês e uma visita às vizinhas Cascatas de Pincães e Tahiti.

Clique para ver mais opções de alojamento perto de Fafião

O que visitar em Fafião?

Terra de encantos e lendas e estórias. Mais do que uma viagem no tempo, visitar Fafião é ler as páginas dum livro que se receava perdido. Fafião é uma autêntica aldeia de vida comunitária, de usos, costumes e tradições. E para autêntico retiro no meio da natureza, não há melhor do que visitar Fafião.

Ecomuseu do Barroso – Vezeira e a Serra

Quando visitar Fafião, passe no polo do Ecomuseu de Barroso (entrada livre), espaço que procura valorizar a memória coletiva, o património natural, cultural e etnográfico destas Terras de Barroso. Tem o propósito de criar rotas que possibilitem conhecer as cabanas dos pastores, as lagoas, os currais, o lagar de azeite e os moinhos. Sob o tema Vezeira e Serra, apercebemo-nos logo daquilo que é vital para a aldeia. Foi a tenacidade desta gente, vigorosa e fiel guardiã de ritos e costumes, que moldou a vida condicionada pela geografia agreste e de isolamento. Elementos da identidade dum território, remoto na distância e remoto na idade, que luta para sobreviver e só o conseguiu por virtude da autêntica vida comunitária.

Vezeira da Rês

Candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, a ancestral Vezeira da Rês ainda se pratica na aldeia. Já não há memória dos inícios desta regra comunitária que determina que pastor há de guardar, lá pela serra, a Vezeira da aldeia (ou seja, o gado).

Em maio faz-se o Chamado. Herdeiros, Sócios e Vizinhos reúnem-se e decidem a data da subida da vezeira aos baldios da serra. Nas vésperas, todos sobem à serra, desmatam trilhos, restauram mariolas, reparam cabanas de pastores, limpam fornos. O Elemento de Acordo regista tudo nas Atas: regras, queixas, multas, datas da subida e descida, das mudas do gado de Malhada em Malhada. A 29 de setembro escangalha-se a vezeira e faz-se a descida do gado, de regresso à aldeia.

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e Trilhos
Um dos muitos poços com que irá encontrar ao longo do Trilho da Vezeira de Fafião
Dica VagaMundos: gosta de trilhos verdadeiramente desafiantes? Então vá percorrer o Trilho da Vezeira de Fafião, que se desenvolve numa das zonas mais selvagens do Gerês, pelos caminhos utilizados pelos pastores. O trilho tem 19 km de extensão e é de nível de dificuldade difícil, logo, só é aconselhável a caminhantes mais experientes. Clique para mais informações sobre o Trilho da Vezeira de Fafião e e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Fojo do Lobo

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e TrilhosA uns trezentos metros da aldeia, o Fojo do Lobo é um dos principais motivos que leva muitos a visitar Fafião. O intuito da ancestral armadilha era dar caça ao lobo, visto como inimigo por roubar sustento à povoação ao atacar os rebanhos. Tempos houve em que não havia vivalma que não ajudasse a subir o muro do fojo dos lobos com pedras e o próprio suor. O Fojo do Lobo de Fafião ainda lá está, e é dos mais bem preservados em território nacional. Dias passados nesta aldeia são inspiração garantida para imaginações férteis arrancarem as palavras mágicas dum conto como “Fafião e o Lobo”.

Festival Aldeia de Lobos

Mas esta inimizade entre homem e lobo foi lá no passado. A Aldeia do Lobo fez as pazes com esse temível predador, que tão bem conhece e, inclusivamente, escolheu-o como símbolo, dedica-lhe um festival e sabe que hoje tem que ser protegido. Se visitar Fafião em junho, é muito provável que se cruze com este festival comunitário de entrada livre em prol da preservação do lobo-ibérico. Um evento que une a natureza com as artes do teatro, da música, escultura, da pintura e da fotografia.

Miradouro do Lobo de Fafião

Agora percebe porque há um “lobo a uivar à lua” imortalizado numa escultura de ferro às portas da Aldeia. Se ainda não se cruzou com o feroz predador, vai encontrá-lo no topo dum penedo no Miradouro do Lobo de Fafião, mesmo à beira da estrada de ligação à Barragem de Salamonde (CM1361). Deixe-se tomar de espanto pelas sublimes vistas sobre as águas do Rio Cávado que formam a Albufeira de Salamonde.

Rio Fafião

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e TrilhosEncaixado num vale profundo, de vertentes rochosas e declives acentuados, o Rio Fafião (ou Toco) marca a divisão administrativa das freguesias de Vilar da Veiga (Terras de Bouro) e de Cabril (Montalegre), à qual Fafião pertence. É um dos rios mais frequentados pelos praticantes de canyoning.

Poço Verde

Uma das maravilhas naturais mais deslumbrantes de Fafião é o paradisíaco Poço Verde, uma pérola cintilante no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta idílica lagoa de tons esmeralda é alimentada pelas cristalinas águas do rio Fafião e fica situada nos arredores da aldeia de Fafião, numa das zonas mais selvagens e apaixonantes do Gerês. Para conhecer esta maravilha natural, não se livra de uma pequena caminhada (5km ida e volta), mas acredite que o Poço Verde merece cada gotinha de suor. Clique aqui para ler mais sobre o trilho que conduz ao Poço Verde e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Poços de Fafião

Fafião, o que visitar na Aldeia dos Lobos do Gerês | Miradouros, Cascatas, Lagoas e TrilhosPara além do Poço Verde é possível visitar mais uma série de pequenas lagoas e cascatas do rio Fafião. A jusante do Poço Verde ficam as mais conhecidas Lagoas da Ponte Pigarreira, também conhecidas como Poços de Fafião. Para montante, estão as menos concorridas. Vista o fato de explorador e vá caminhando (ou melhor dizendo, galgando) pelas pedras que cobrem o leito do rio. As lagoas são bem mais pequenas do que o Poço Verde, mas são igualmente mais recatadas, ou seja, tem altas probabilidades de as ter só para si.

Dica VagaMundos:  tenha em atenção que o caminho é muito perigoso e que em dias de chuva é totalmente desaconselhado, visto que as rochas ficam extremamente escorregadias e o perigo de queda é brutal. Escusado será dizer que não é de todo aconselhável para se fazer com crianças!

Miradouro de Fafião

No regresso a Fafião não deixe de visitar o novíssimo e instagramável Miradouro de Fafião. Está sinalizado com placa e fica no alto dum monte com uma ponte metálica sobre o vazio entre dois penedos gigantes. Desafiante (mas não aconselhável para quem sofra de vertigens), as vistas sobre o acidentado território são verdadeiramente sublimes!

O que visitar perto de Fafião?

Fafião é uma base excelente para quem quer aliar um retiro para repouso ou exploração da natureza em estado selvagem. Existem uma miríade de trilhos pedestres para percorrer e se é fã de cascatas vai delirar, pois nos arredores de Fafião vai encontrar algumas das cascatas mais bonitas do Gerês. A maioria delas completamente desconhecidas da maioria das pessoas.

Para além do idílico Poço Verde e das Lagoas do rio Fafião, tem ainda a Cascata do Tahiti a pouco mais de três quilómetros. Aproveite e vá até à aldeia de Xertelo para percorrer o trilho que conduz até às maravilhosas 7 Lagoas do Gerês. Pelo caminho pare em Pincães e descubra outra queda de água que é uma autêntica maravilha da natureza. Se não se importar de fazer mais alguns quilómetros vá conhecer também a Cascata de Cela Cavalos, uma das cascatas mais secretas dos Gerês.

Regresse às origens numa visita às aldeias do concelho, como Pitões das Júnias cujas enigmáticas ruinas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias e a fabulosa Cascata de Pitões atraem tantos visitantes.

Uma visita à fotogénica e castiça aldeia de granito de Vilarinho de Negrões, a Península Encantada do Alto Rabagão, é obrigatória. A Albufeira do Alto Rabagão é uma visão de singular beleza. Um “lago” rodeado de serras (Barroso, Peneda-Gerês, Facho e Larouco) revestidas de penedos e vegetação.

Levante o véu das lendas, como a da Ponte da Misarela, construída pelo diabo.

Obviamente que não pode falhar uma visita a Montalegre, Capital do Barroso. A vila transmontana é famosa pela deliciosa gastronomia onde reina o fumeiro, pelas mediáticas Sextas-Feiras 13 culminando nas efusivas Noites das Bruxas, e pela Medicina Tradicional.

Fafião: mapa dos principais pontos de interesse


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse a visitar em Fafião.

Outros artigos da região do Gerês

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.