Visitar Ferreira do Zêzere: roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento

Visitar Ferreira do Zêzere é conhecer um território natural único em Portugal. Neste artigo encontra os locais a visitar na vila de Ferreira do Zêzere e arredores, o que fazer, rotas e trilhos, praias fluviais, sugestões de alojamento em Ferreira do Zêzere, restaurantes onde comer e um mapa interativo para levar consigo no seu smartphone quando for visitar Ferreira do Zêzere, um oásis da natureza no Centro de Portugal.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Dornes – Visitar Ferreira do Zêzere

Quem lá foi já sabe que visitar Ferreira do Zêzere é maravilhar-se com um território de serras e vales verdejantes, refrescar-se nas magníficas praias da Albufeira de Castelo de Bode e divertir-se com experiências náuticas memoráveis.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Praia Fluvial do Lago Azul – Visitar Ferreira do Zêzere

É um concelho cheio de maravilhas, de lugares pouco explorados que revelam vistas dignas de postais ilustrados na união sublime do verde das serras e do azul do rio.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Canoagem na Albufeira de Castelo de Bode – Visitar Ferreira do Zêzere

Nesta plenitude de tranquilidade há trilhos de excelência para respirar ar puro, sentir as fragrâncias da serra, conhecer a sua grande biodiversidade e descobrir tesouros naturais bem escondidos.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Trilho em Ferreira do Zêzere

Seja recebido pelas gentes locais de sorriso sincero que serve de bandeja uma gastronomia de rico paladar. Vá ao encontro das suas comunidades com identidade, dum património histórico envolto de misticismo.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Moinho de Vento de Avecasta – Visitar Ferreira do Zêzere

Desperta curiosidade, requer contemplação e oferece diversão. Verá que Ferreira do Zêzere pode ser o seu ponto de partida para muitas aventuras e experiências.

Onde fica e como chegar?

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de AlojamentoFerreira do Zêzere é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na antiga província do Ribatejo no Centro de Portugal. Inserida numa paisagem sublime da região do Médio Tejo, Ferreira do Zêzere goza duma localização privilegiada para aceder às maravilhosas praias da Albufeira de Castelo de Bode.

A forma mais rápida e cómoda de chegar a Ferreira do Zêzere é de carro. Com a construção da autoestrada A13 que cruza o concelho, ficou muito mais próxima das grandes cidades, estando a apenas 1h30m de Lisboa, 2h do Porto e 40 minutos de Coimbra.

Também é possível chegar a Ferreira do Zêzere de autocarro e comboio (saída em Tomar), mas a logística é bastante complexa e vai-lhe tomar muitas horas preciosas pois exige transbordos em ambos os casos.

Dica VagaMundos: Se não tem carro próprio e precisa de alugar um carro para a sua visita a Ferreira do Zêzere, recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Quando visitar Ferreira do Zêzere?

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de AlojamentoA melhor altura do ano para visitar Ferreira do Zêzere depende, obviamente, dos seus interesses. Mas entre março e outubro tira melhor proveito dos dias (mais longos). E as temperaturas tornam-se mais agradáveis.

Visitar Ferreira do Zêzere no verão é perfeita para praticar desportos náuticos ou desfrutar das suas praias fluviais

O clima de Ferreira do Zêzere é temperado, com temperaturas pouco extremas tanto na época do frio (novembro a janeiro) como do calor (junho a agosto). Exceção ao mês de agosto que pode atingir temperaturas a rondar os 30ºC. As temperaturas amenas dos finais da primavera e dos inícios do outono são ótimas para caminhadas.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Na primavera pode ver as lagoas e cascatas de Ferreira do Zêzere no seu melhor – Açude do Pego

A época balnear da Praia do Lago Azul, vigiada e com todas as infraestruturas de apoio, estende-se de meados de junho a finais de agosto. Ao longo do ano há sempre qualquer coisa a acontecer, assim arranja uma desculpa para visitar Ferreira do Zêzere sem grande dificuldade.

  • Festival Gastronómico Migas com Todos: janeiro
  • Feira Anual de São Brás: 3 de Fevereiro
  • Festival do Lagostim de Rio de Ferreira do Zêzere: em meados do mês de abril, corra “capelinhas”, pelos restaurantes especialistas na preparação de pratos originais e surpreendentes de lagostim de rio.
  • Festa de São Pedro de Castro: 1º domingo de maio
  • Festival Gastronómico da Fava: maio
  • Santos Populares e Feriado Municipal: 13 de junho
  • Festival Gastronómico Coisas D’Ovo: junho
  • Festa de Nossa Senhora da Conceição: 3º fim de semana de agosto
  • Feira de São Miguel: último fim de semana de setembro
  • Festival da Abóbora: novembro

Onde ficar a dormir em Ferreira do Zêzere? Sugestões de alojamento

Com o tanto que há para ver e fazer, aconselhamos vivamente ficar a dormir em Ferreira do Zêzere pelo menos uma noite. Podemos afiançar que encontra qualidade a preços acessíveis. A oferta anda muito à volta do Alojamento Local, mas há dois hotéis e um aparthotel.

Abaixo encontra os nossos lugares favoritos onde ficar a dormir em Ferreira do Zêzere – testados e aprovados por nós – e adicionamos sugestões de alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Faça a sua reserva de alojamento com o máximo de antecedência possível e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Alojamento do Zêzere

Apesar de mais direcionado para hóspedes em viagem de negócios, os preços simpáticos do Alojamento do Zêzere tornam-no numa opção a ter em conta para a sua viagem de família. Isto porque as suites familiares, em modelo estúdio, com cama de casal e sofá-cama, estão munidas de kitchenette e mesa para refeição ligeiras. Viajantes solo, dois amigos ou um casal podem optar pelos quartos twin ou duplo – sem kitchenette. Todas as unidades são confortáveis, espaçosas, aclimatizadas, limpas, têm TV ecrã plano, uma secretária e casa de banho privativa. Não servem pequeno-almoço, mas há soluções mesmo à porta.

Casa do Adro

Localizado no centro da vila de Ferreira do Zêzere, a Casa do Adro é um sóbrio e elegante hotel de 4 estrelas, com piscina exterior. Todos os quartos (duplos e twins) privados, climatizados e insonorizados, aliam a elegância ao conforto e privacidade desejados num hotel sossegado. Situado num edifício renovado do século XVII, este hotel serve ainda um pequeno almoço muito elogiado. O mesmo se pode dizer do restaurante na propriedade que serve almoços e jantares, dispondo dum menu variado de iguarias portuguesas e internacionais. A disponibilidade e simpatia dos funcionários é 5 estrelas.

Vila dos Castanheiros

Na aldeia de Paio Mendes, um alojamento de Turismo Rural que se destaca dos restantes é a tranquila Vila dos Castanheiros. Esta quinta rural disponibiliza quartos duplos e twins, um estúdio para 3 e uma casa com 2 quartos para até 5 pessoas. Ideal para casais ou viagem em família. Os patudos também são bem-vindos. Interiores de aconchego e conforto e bom gosto na conciliação das antiguidades às comodidades modernas das instalações, impecavelmente limpas. Exteriores amplos, muito bem cuidados e apetecíveis. Como os terraços ou varandas privadas para banhos de sol, ou a piscina exterior super relaxante. Pode ainda requerer os serviços de sauna, banho turco e banheira de hidromassagem. Não dispense o pequeno almoço, de produtos regionais frescos e deliciosas compotas caseiras. Não está incluído na tarifa do alojamento, mas a qualidade é superior ao preço.

Estalagem Lago Azul

Em localização, ninguém bate a Estalagem Lago Azul para desfrutar das melhores praias fluviais do Lago Azul. “Estalagem” só de nome, porque os serviços estão na categoria dum hotel. Tanto satisfaz numa escapadinha como numas férias. O conforto dos quartos é exemplar, alguns beneficiando de vista para a albufeira. Não lhe faltam atributos, comodidades e atividades para agradar a todos, miúdos e graúdos. No exterior, piscina, terraço, campo de ténis. No interior, bar, restaurante, sala de estar (com lareira) e salão de jogos com mesa de bilhar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ferreira do Zêzere

O que visitar em Ferreira do Zêzere?

Igreja Paroquial de São Miguel – Visitar Ferreira do Zêzere

O que visitar em Ferreira do Zêzere? Bem, para a vila em si não vai precisar de alocar muito tempo. Na verdade, tirando a Igreja Paroquial de São Miguel, de fachada maneiristas do século XVI, a Capela de Santo António do Cemitério, os solares da Casa do Adro convertida em hotel, da Quinta das Lanças, da Quinta da Bela Vista, o Chalé Flores, o edifício do Antigo Hospital de Todos os Santos, e o edifício dos Paços do Concelho, pouco mais merece destaque na vila.

Não nos interprete mal. É que a riqueza patrimonial, natural e cultural está espalhada pelo concelho e há mais do que razões para visitar Ferreira do Zêzere. Neste paraíso verde e azul até reis foram arrebatados pela beleza, ouviu-se pela primeira vez o hino nacional “A Portuguesa”, e entre os seus filhos ilustres contam-se o historiador António Baião e a atriz Ivone Silva.

Dornes, a Península dos Templários

Locais extraordinários esperam por si, como é o caso da “Península Encantada” de Dornes, conhecida como Terra Mítica dos Templários com a sua Torre Pentagonal medieval e a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, um dos mais antigos destinos de romaria e de culto mariano nacional.

Moinho de Vento de Avecasta

O rol de pequenos tesouros continua: pelourinhos e ermidas lendárias, as sepulturas visigóticas de Pias, o Açude do Pego parte do sistema de rega criado pelos Romanos na Ribeira de Ceras, as casas brasonadas e os solares. Em Areias, são imperdíveis a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a pré-histórica Gruta de Avecasta e um sui generis Moinho de Vento de Avecasta, de madeira e forma hexagonal, no cume dum monte donde se avista os contrafortes das serras de Alvaiázere, Lousã, Alvéolos e Muradal.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Albufeira de Castelo de Bode vista da Capela de São Pedro de Castro

Para vistas sublimes, suba à enigmática Capela de São Pedro de Castro. Contudo, no que a miradouros diz respeito, Ferreira do Zêzere reúne um belo manancial. Como autênticas varandas para a Albufeira de Castelo de Bode, grave na memória as vistas sublimes de aldeias-miradouro pitorescas como Maxial, Pombeira e o seu desafiante trilho, Martinela com um marco miliário milenar, o povoado parcialmente submerso de Rio Fundeiro, ou Rio Cimeiro que teve direito à ponte régia do Vale da Ursa (agora submersa).

Albufeira de Castelo do Bode

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de AlojamentoTalvez a grande razão para visitar Ferreira do Zêzere seja o pedaço idílico da Albufeira de Castelo de Bode que se encontra nos seus limites territoriais. Superada em tamanho apenas pelo Lago do Alqueva, a Albufeira de Castelo de Bode é um imenso e idílico lago azul. Encaixado entre serras e vales, o lago está repleto de praias fluviais espantosas, de miradouros com paisagens de cortar a respiração e de apaixonantes aldeias onde o tempo corre devagar.

Praias Fluviais de Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de AlojamentoAs praias fluviais, de águas límpidas são irresistíveis. O cenário é do melhor que temos no nosso país. E as condições para atividades náuticas são excelentes. No Centro Náutico do Lago Azul encontra uma larga oferta de desportos náuticos, de lazer ou de competição, como ski aquático e windsurf, canoagem e remo, SUP e wakeboard.

Praia Fluvial do Lago Azul

O Lago Azul, nome pelo qual é conhecida a praia fluvial da Castanheira, é a praia fluvial mais famosa da Albufeira de Castelo de Bode. E acredite que não deixa a fama em mãos alheias. Super concorrida no verão, tem duas fantásticas piscinas flutuantes, marina, um dos cable parks do Wakeboard Portugal e as paisagens são mesmo de cortar a respiração.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Praia Fluvial da Bairradinha

A praia fluvial da Bairradinha, situada mesmo na fonteira dos concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere, é um verdadeiro tesouro de Ferreira do Zêzere. Espaçosa, tem um entorno natural que emana tranquilidade e a particularidade de ser uma das poucas praias fluviais da Albufeira de Castelo de Bode que é provida de areal. E isso torna-a excelente para as brincadeiras das crianças.

Praia Fluvial de Dornes

Dornes não é só uma aldeia mítica, é também provida duma praia fluvial verdadeiramente apetecível. Na praia fluvial de Dornes ainda dá para se entreter com passeios de barco pela albufeira, para contemplar doutra perspetiva as suas paisagens de cortar a respiração.

Dica VagaMundos: Ferreira do Zêzere reúne as condições perfeitas como base para as suas férias de verão, de relaxamento ou ativas, na Albufeira de Castelo de Bode. Aproveite a sua visita a Ferreira do Zêzere e descubra as outras Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode. Clique para ler o nosso artigo.
Dica VagaMundos:

Trilhos de Ferreira do Zêzere

Uma atividade que nos motiva a visitar Ferreira do Zêzere é a descoberta dos seus encantos e paisagens soberbas ao ritmo das nossas caminhadas. Como adeptos de trilhos e percursos pedestres que somos, já por lá somamos uma boa centena de quilómetros às pernas. E podemos afiançar, Ferreira do Zêzere tem alguns dos melhores trilhos de Portugal.

A luz e a cor aqui são especiais. A diversidade das paisagens é inebriante. A beleza ao alcance da vista é única.

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Trilho da Vigia do Zêzere

Desde os miradouros com vistas de cortar a respiração do Trilho de Dornes – Vigia do Zêzere, aos horizontes sem fim da albufeira pelo Percurso Pedestre do Lago Azul, à descoberta do património histórico, natural e cultural, do Trilho da Pombeira, a recompensa está em perder o olhar em todas as direções e ser maravilhado.

O que visitar nos arredores de Ferreira do Zêzere?

Convento de Cristo em Tomar

Aproveite a sua visita a Ferreira do Zêzere para ler as páginas da história portuguesa inscritas nas cidades de Tomar, a Cidade dos Templários, ou na Vila Medieval de Ourém.

Uma das cascatas do Penedo Furado

Deixe-se guiar pelos passadiços até às idílicas Cascatas do Penedo Furado ou vá percorrer o surpreendente Trilho das Cascatas de Vila de Rei.

Praia Fluvial do Agroal

Desfrute das propriedades terapêuticas das águas da Praia Fluvial do Agroal, já no concelho de Ourém.

Castelo de Almourol

Siga o rio Zêzere, o Rio Templário, até à foz e perca-se na pitoresca Constância. Escute os segredos do lendário Castelo de Almourol e “desça” o Tejo até Vila Nova da Barquinha, naquele que é provavelmente o melhor parque ribeirinho do Médio Tejo.

Restaurantes onde comer em Ferreira do Zêzere

Ferreira do Zêzere, o que visitar | Roteiro e Dicas de Alojamento
Lagostim de Rio – uma dos pratos mais emblemáticos de Ferreira do Zêzere

Comer e beber bem devem estar no topo das suas prioridades quando for visitar Ferreira do Zêzere. É que Ferreira do Zêzere é a “Capital do Ovo”, detém um recorde Guinness da maior omelete do mundo e realiza 5 festivais gastronómicos dedicados às migas (janeiro), ao lagostim (abril), à fava (maio), ao ovo (junho) e à abóbora (novembro), os produtos regionais e sazonais de maior qualidade.

Bifinhos no Chapéu – Grelha do Zêzere

Afamados de longa data, o Leitão à Ferreirense, o Peixe de Rio e a doce Tigelada. A estes juntaram-se outras iguarias como o Cabrito Assado, o Lagostim de Rio, os Bifinhos no Chapéu. Bote o dente a um Bom Marido ou uma Boa Esposa – só para adoçar, não comece já a pensar noutras coisas!

Quinta do Adro – Casa dos Grelhados: pratos tradicionais portugueses num ambiente despretensioso e familiar. Destacam-se o Cabrito Assado e o Cozido à Portuguesa. Mas também dão cartas no Lagostim de Rio.

A Grelha do Zêzere: toda a gente quer provar os Bifinhos no Chapéu. Mas no menu tem mais grelhados de carne e peixe a que vale a pena dar uma oportunidade. Quem seja bom garfo vai achar os preços um pouco puxados para as quantidades.

Pastelaria Pérola do Zêzere: é aqui que encontra Bons Maridos (finalista 7 Maravilhas Doces de Portugal) e Boas Esposas, os originais. A Dona Emília Peixoto convida-@ para a “boda deste casamento” com mais umas pérolas: Tigeladas, Bolinhos dos Santos, filhozes, azevias, broas e queijadas com ingredientes da época, pastéis regionais, bolos tradicionais, e aquele gostinho caseiro das refeições ligeiras, até vegetarianas.

Fonte de Cima (Dornes): quando abre para almoço ao fim de semana, Dornes fica a rebentar pelas costuras com comensais em busca do afamado Peixe do Rio. E se o peixe é bom, as migas que se juntam à perca ou à achigã são deliciosas. Comece com a sopa de peixe e lagostim, acabe com o pudim de abóbora e nozes.

Casa dos Leitões (Bela Vista, Águas Belas): vem-se pelo Leitão à Ferreirense, fica-se pelos Maranhos.

Mapa dos principais pontos de interesse para visitar em Ferreira so Zêzere


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do que ver e fazer num roteiro para visitar Ferreira do Zêzere

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Belmonte | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castro Daire | Coimbra | DornesEstações Náuticas Centro de Portugal | Figueira da Foz | Fragas de São Simão | Manteigas | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Região do Oeste | OurémPassadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Santa Comba DãoSeia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.