Gamla Uppsala

Gamla Uppsala é hoje uma calma e pacata localidade. No entanto, a sua relevância histórica é inegável desde os tempos da Idade do Ferro. E tudo se deve aos morros funerários com mais de 1500 anos de idade, símbolos de divindade e poder, classificados como Património da Humanidade pela UNESCO.

É verdade que à primeira vista estes montes nada têm de impressionante, parecem apenas mais umas colinas. Mas, por baixo dessa camada verdejante encontram-se três túmulos reais do séc. VI.


“Odinsborg”, a casa de Odin. Talvez um dos deuses que a lenda diz estar aqui enterrado

Pouco se sabe ao certo acerca dos reis aqui enterrados. Consequentemente, estes morros têm inflamado a imaginação humana gerando lendas à sua volta, algumas afirmando mesmo tratarem-se de túmulos de deuses pagãos.

O que é sabido é que nas imediações dos morros funerários, os reis Vikings realizavam cerimónias e sacrifícios de culto pagão, e num relato da época descrevem-se sacrifícios verdadeiramente bárbaros.

Acredita-se que a primeira igreja cristã de Gamla Uppsala foi construída no local desses sacrifícios pagãos. O que hoje se pode ver não difere muito dessa igreja original, embora seja apenas metade da catedral que no séc. XII aqui foi erigida.

A sua importância religiosa está bem patente ainda nos dias que correm pois todos os anos o sarcófago com os restos mortais de Santo Érico, o Rei Mártir, sai da catedral de Uppsala em peregrinação até esta pequena igreja de Gamla Uppsala.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Aqui há uma dúzia de anos, fiz um passeio pela Noruega, Suécia e Dinamarca.
    Vimos algumas coisas muito interessantes de que guardo memória.
    Mas, destes montes funerários desconhecia a existência. E estivémos em Uppsala…

    Um abraço.

  2. Concordo com o Marco. Um pouco de cultura, conhecer outras paisagens e outras realidades através das vossas fotos é juntar o útil ao agradável 🙂

  3. Olá Marco e Kaipiroska. Ficamos contentes pelo vosso feedback 🙂 Procuramos sempre o equilibrio entre as fotos, os relatos e a historia dos locais por onde passamos.
    Abraços

    Olá João
    Bom de saber que apesar de teres andado por estas bandas ainda te conseguimos mostrar e dar a conhecer algo de novo.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.