Visitar Halong Bay de Cruzeiro: o que ver e fazer

halong bay

A baía de Halong Bay, no Vietnam, é um daqueles lugares do mundo que quase dispensa apresentações. É que para além de ser Património Mundial da UNESCO foi uma das recém-eleitas 7 Novas Maravilhas Naturais do Mundo. E basta olhar para um par de fotografias para se perceber o porquê de tanta fama.

halong.bay

halong.bay

Afinal em que outro lugar do mundo se pode ver centenas de ilhotas monolíticas de calcário (cerca de 3000 e a maioria delas desabitadas) a brotar de idílicas águas? É de facto difícil bater um cenário destes!

halong.bay

E para quem gosta de lendas, Halong Bay (que em inglês significa “descending dragon bay”) também tem uma. Conta a mesma que um dia um dragão gigante, que habitava nas montanhas, decidiu descer até ao mar e que durante o seu voo foi cavando vales ao longo da costa com a sua cauda, vales estes que mais tarde foram alagados com a água do mar, deixando apenas alguns pedaços de terra à superfície, ou seja, as inúmeras ilhas que se avistam na baía.

halong.bay

Cruzeiro pela baía de Halong Bay

Quanto há melhor maneira para se conhecer a baía não hajam dúvidas que o ideal é recorrer a um cruzeiro que usualmente incluí não só a navegação pela baía mas também uma visita às suas exóticas grutas (de onde se destacam a Dao Go Cave, a Dong Thien Cung e a Sung Sot Cave) um pequeno passeio de kayak e um saltinho a uma das pequenas praias de Halong Bay, para um mergulho ao pôr do sol antes do regresso ao barco para uma noite sobre as águas do Mar da China Meridional. Foi o que fizemos!

halong.bay
Navegando!
halong.bay
Grutas de Halong Bay, Vietnam
halong.bay
Uma das pequenas, e sobrepovoadas, praias de Halong Bay
halong.bay
Vendedores à saída das grutas de Halong Bay
halong.bay
Na faina.
halong.bay
Lusco fusco.

Mas nem tudo são rosas em Halong Bay! Como já deu para ver o lugar em si é espetacular mas o excesso de exploração turística e a má organização dos operadores enegrece muito uma experiência que tinha tudo para ser fantástica. É que são dezenas e dezenas de barcos a navegar na baía ao mesmo tempo! Tirar fotografias aos monólitos sem barcos torna-se muitas das vezes um verdadeiro desafio. E escusado será dizer que a maior parte dos operadores turísticos está longe de cumprir com o acordado no que ao tour diz respeito o que só ainda vem aumentar o descontentamento.

halong.bay

Resumindo: Halong Bay é uma verdadeira maravilha da natureza mas é preciso melhorar, e muito, a exploração do turismo na região, para que a experiência da visita esteja ao nível do local visitado.


Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No Viator encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem da Iati. Têm excelentes preços, atendimento top em português e usando o nosso link terá um desconto de 5%.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

13 COMENTÁRIOS

  1. Pelo que vejo e me contam, não será muito diferente do Golfo da Tailândia…
    A temperatura da água aí também anda acima
    dos 30º ?

    Vãopublicar algum livro de viagens ?
    Material e conselhos a dar aos turistas abundam !

    Abraços.

  2. Olá Fabio. São de facto dezenas e dezenas de cruzeiros! A baía de Halong Bay é um espectacula mas têm mesmo de melhorar a exploração do turismo.
    Abraço

    Olá João. É de facto similar com o Golfo da Tailândia. Quanto à agua é um pouco mais fresca que em Nha Trang ou Hoi An, mas ainda assim acima dos 25. Quanto ao livro, quem sabe um dia! Se houver interessados 🙂 Para já vamos partilhando de uma forma inteiramente gratuita e imparcial.
    Abraço

    Hola Trini. Muchas Gracias. Vietnam merece mesmo visita! 🙂
    Saludos

    Hola Pablo. Gracias. Tens de te aventurar pelo Sudeste Asiatico 🙂 Seguramente que vens de lá fã!
    Saludos

  3. Descobri hoje o blog e estou a gostar. Vou para halong bay em Junho e ando a procura de uma operadora turística para visitar e ficar uma noite. Podem me aconselhar a vossa ou outra? Estas operadoras vão nos buscar ao hotel em Hanói? Aconselham a comprar a viagem lá ou pela net? Muito obrigada
    Claudia

  4. Olá Claudia. Desculpe a tardia resposta mas estivemos ausentes da net nos ultimos 2 meses. Nós compramos a nossa viagem em Hanoi na guest house onde ficamos. No fundo todas as guest houses/operadoras turisticas vendem os mesmos pacotes é uma questão de negociar os preços e decidir qual o barco em que se quer ir (são centenas de barcos e a maioria das empresas troca de nomes anualmente para baralhar o turista). O melhor é espreitares reviews actuais no Tripadvisor. Comprar lá é sem dúvida a melhor opção! Mais economica e com mais escolha!
    Boa Viagem!

  5. ola ,

    tenho ouvido falar muito bem de TO LONG BAI que é mesmo ao lado de halong bai.

    os comentarios por ex no trip adviser dizem que em beleza natural sao muito semelhantes mas to long bai tem muito menos turistas e está mais bem perservada . Sera verdade ?

  6. Olá António!

    Nunca tínhamos ouvido falar sobre To Long Bay mas vamos sem dúvida alguma tentar saber mais. Halong Bay peca muito pela massificação do turismo e pela deficiente exploração do mesmo. Seria fantástico poder apreciar a beleza de Halong Bay sem o buliço comercial. Obrigado pela dica!

    Abraços

  7. Ola Vagabundos.
    Acabo de voltar do SE Asiático e esta Halong Bay é sem dúvida um dos locais mais bonitos da região. Pena que no dia que lá estive o tempo estava nublado e as fotos não ficaram tão boas. Mas mesmo assim imperdível. Concordo também que os serviços das operadoras deixam a desejar. Parabéns pelo blog e espero um dia chegar perto da experiência de vocês pelo mundo. ABRAÇOS
    Sérgio Delgado / Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.