Hamburgo – da Hauptbahnhof à Rathaus

Já aqui dissemos que Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha. Devido à sua dimensão a melhor forma de a explorar é utlizando os transportes públicos: autocarros, U-Bahn (metro) e S-Bahn (comboio). Um bilhete diário – Tageskarte – para dois ficou-nos por menos de 9€ com possibilidade de utilizar todos estes transportes públicos. A Hauptbahnhof, estação central, é um marco da cidade com o seu “vitalício” néon publicitário da Phillips. Quem entre na cidade de comboio encontra aqui uma amostra bem ilustrativa do ecletismo e multiculturalidade que caracterizam Hamburgo.

O centro da cidade pode ser explorado a pé, e nós assim o fizemos. Saídos da estação, tomámos a rua pedonal mais conhecida de Hamburgo, a Peter Strasse, um centro comercial a céu aberto. Também aqui se encontram muitos artistas de rua.

Aqui bem perto podemos visitar as igrejas Jakobikirche e St. Petrikirche. Já chegámos tarde para visitar o interior da primeira, mas St. Petrikirche tinha as portas abertas para nos receber e abrigar da chuva.

O nosso destino estava bem definido, encaminharmo-nos para o ponto alto de Hamburgo. Mas não sem antes visitar a Fan Shop da equipa local: HSV.

O símbolo da cidade de Hamburgo é a Câmara Municipal – Rathaus. Este edifício neo-renascentista é o quinto na história da cidade, os anteriores tendo sido destruídos por guerras e pelo grande incêndio de 1842 que destruiu um quarto da cidade. Nada como avistar a Rathaus pela primeira vez entrando pela Jungfernstieg, com o grande lago Binnenalster à direita e as galerias neo-clássicas e a monumental Rathaus a surgir na esquerda.

Entre os VagaMundos havia quem já soubesse o “segredo” e foi amainando as ânsias da recém-chegada visitante. A surpresa só podia gerar uma reacção: queixo caído.

O interior do edifício é imperdível, pois os salões são ainda mais deslumbrantes.

E no pátio interior, por entre muitos brasões das cidades com as quais Hamburgo mantinha trocas comerciais, avistámos a nossa tão querida Lisboa.

O espaço que circunda a Rathaus é um convite ao romantismo. E aqui aproveitámos para fazer justiça à ambiência que nos rodeava.


Clique para ler o nosso Guia de Hamburgo


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

18 COMENTÁRIOS

  1. Adorámos o post e a vossa descrição e também nós estamos cada vez mais curiosos para ir conhecer Hamburgo!

    Que inveja;)

  2. Great post! Hamburg must be a wonderful city. I had friends living there until a couple of years ago, and I truly regret that I didn't go then for a visit. The Rathaus (funny name, eh?) looks impressive, beautiful pictures by the way!
    Cheers!!

  3. Óptimas fotografias. Acho que um dos próximos destinos a considerarmos:)
    Bjs

  4. Olá Dubis. Ainda bem que vos conseguimos abrir o "apetite" 🙂
    Abraço

    Hola Alejandra. Gracias por tu complimento. Hasta la vista 🙂
    Besos

    Hi Aledys. It's a pity you didn't take the chance to visit Hamburg when you had your friends there. However it's never too late.
    The Rathaus is truly an astonishing building! It's well worth the visit.
    Greetings from Denmark

    Olá Guida. Se forem a Hamburgo, pondera seriamente um pulinho até Copenhaga. São só 300 km 🙂
    Bjs

  5. Magnífico,
    é como visistar um lugar sem nunca lá ter ido.
    Obrigado pelas fotos.
    Desconhecia a história dos brasões.
    Abraços

  6. Olá Valentim. Ainda bem que te conseguimos levar a viajar até Hamburgo. É bom ter-te por aqui a viajar connosco.
    Abraço

  7. hello, que cidade interessante. gostava de um dia a visitar.contrasta mesmo com as outras cidades alemãs
    e o speicherstadt?
    beijinho

  8. Olá Greece. Tem as suas particularidades e é uma verdadeira metropole do norte, o que a distingue das outras cidades alemãs. E de facto esta parte da cidade nada tem a ver com a zona do speicherstadt.
    Bjs

  9. A Alemanha é de facto um país de inegável beleza! Estive lá um mês, infelizmente não fui a Hamburgo.
    Do tempo disponível para viajar pelo país, visitei apenas Berlim, Leipzig, Halle, Mersebourg, Weissenfelds, Goseck e outras cidades que faziam parte da rota do Românico da Alta-Saxonia. Como viajei com uns alemães que não conhecia de lado nenhum, fiquei a conhecer melhor do que esperava!!
    Agora fiquei com vontade de lá voltar…

    Continuem o Bom Trabalho!
    Abraços
    Luis

  10. Olá Luís. Ainda assim visitaste um bom leque de cidades e são um must see na Alemanha. Mas para ver todo o pais acho que precisavamos de lá passar uns bons anos 🙂 Nos também temos muito para explorar. Ainda bem que a crónica te deu ganas para um regresso.
    Abraço

  11. Very romantic indeed! Mas vem aí um post que te vai aguçar ainda mais o apetite para uma escapadela romântica 😉
    Bjs

  12. Adorei o "centro comercial a céu aberto" . Meninos !! E ao contrario !! um centro comercial é uma rua "a ceu fechado" :))

  13. Olá Wolken. Como amante que és da língua portuguesa, acabaste de inventar um belo trocadilho 🙂 Bem observado.
    Bjs

    Olá Presépio. Agrada-nos bastante que as nossas palavras e fotos te façam sonhar numa viagem 🙂 Ainda temos mais uma proposta romântica: um passeio de barco pelos canais do Alster.
    Bjs

  14. Venham as propostas romanticas…ha que aproveitar cada dia como se fosse ultimo…;)

    voces dao cabo de mim com essas sugestoes maravilhosas 🙂 ai que bom! LOLOL

    brigada 🙂

  15. No Presepio também não faltam sugestões romanticas para nos deixar a sonhar :)Estes dois gaiatos gostam muito de viver o amor dia sim, dia sim 🙂
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.