Hamburgo – o rio Elba e o Porto

Quando se fala de Hamburgo, falar do seu porto é incontornável. Mas mais que falar do porto, queremos aqui mostrá-lo também. Procuraremos aqui expor as várias faces deste porto fluvial, desde a agitação do dia até à serenidade do entardecer. É pena que não possamos aqui também mostrar-vos os sons.

Para se ter uma noção realista desta metrópole da logística de navegação, comecemos o passeio pelo Speicherstadt. Este bairro é o maior conjunto de armazéns de mercadorias construído no séc.XIX e ainda hoje se encontra no activo. Quando se pensa em armazéns não nos parece credível que até seja um atractivo turístico. Pois em Hamburgo, passear pelas ruas e canais que separam estes enormes edifícios de tijolo vermelho e telhados de cobre, vale bem a pena.

Dirigimo-nos depois à Hafencity. Antigamente o porto de Hamburgo estendia-se até aqui. Nos últimos anos o estado de Hamburgo desenvolveu um mega projecto de reabilitação e urbanização desta área: um novo centro da cidade de traços modernos em construção dentro da cidade-estado de Hamburgo. De destacar a obra mais ambiciosa e de maior relevo, a Elbphilarmonie Concert Hall. Os nomes das ruas e praças desta nova cidade são agora homenagens a nomes de vulto na história da navegação mundial, e nós, portugueses, também lá estamos.

Impunha-se neste momento uma voltinha de barco pelo rio Elba para ver a cidade duma nova perspectiva. Assim, escolhemos a alternativa mais económica e apanhamos o HADAG ferry 62 até Finkenwerder. Para quem tenha o bilhete diário dos transportes públicos, esta é uma espécie de “free-ride” já que o dito ferry faz parte da rede de transportes públicos da cidade.

Na margem direita do Elba, estão ancorados dois navios-museu, o cargueiro Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers.

Paragem no Fischmarkt de St.Pauli para apreciar as cores, odores e sons dum autêntico mercado de peixe em actividade. Para nosso azar, estava fechado. Fica apenas uma amostra do seu exterior.

O passeio do ferry, com uma proa a céu aberto, proporciona-nos uma boa meia hora de sightseeing, avançando lentamente por entre as restantes embarcações. Dum lado, espraia-se o enorme porto com centenas de gruas e embarcações de grande porte, e do outro as villas escondidas no meio do denso verde bordando a praia fluvial.

Não podemos evitar o regresso ao fim do dia para percorrer a plataforma de embarque, a Landungsbrücken, e acima de tudo apreciar as luzes do porto enquanto a noite se aproximava a passos largos.


Clique para ler o nosso Guia de Hamburgo


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

  1. Que movimento que o porto tem!!!Deve ser um passeio espetacular mesmo, vamos colocar na nossa lista de coisas a ver e fazer quando formos a Hamburgo.

    E mais uma vez as fotos estão espetaculares!

    Abraços

  2. Hi Vagamundos,
    Very nice photos of the harbour, it's impressive! Great that you're also showing it to us at different times of the day.
    THe Speicherstadt reminds me a bit (and I stress the word "bit"hehe) of Puerto Madero in Buenos Aires. And then, the "navios-museu" reminded me of "Fragata Sarmiento". I suppose that this version of Pto Madero is a lot, a lot more amazing to see!
    Saludos!

  3. Há um bom par de dias que por aqui não passava.Foi bom viajar pela vossa mão por locais onde nunca fui.Talvez um dia a minha curiosidade me leve a alguns destes locais.Por agora foi ficando a maior parte do tempo onde tenho estado a maior parte do meu tempo: na cama ou no sofá de perna esticada. Não me ajeito muito bem com as minhas amigas muletas e nunca mais me livro delas.
    boas viagens

  4. Oi amigos! Lindas fotos! Ai essa vida de vcs é muito ruim, não é mesmo? Viajar, conhecer lugares incríveis, isso deve ser muito chato…hehehe, brincadeirinha….
    Aqui no Rio, também estão querendo revitalizar toda a área do cais do porto, só não sei se vai sair do papel, pois as coisas aqui são leeeentas….Mas espero que sim, pois a parte que foi restaurada ficou muito bacana, foi onde aconteceu a Semana de Moda aqui do Rio.
    Beijos mil!

  5. Oi queridos novos amigos!
    Entrei nas postagens de vcs na Itália e adorei!
    Que fotos lindas….minha fotinho de Veneza perto das de vcs, é um lixo!
    Pude matar as saudades, vendo as fotos dos lugares por onde andei por lá.
    Beijos mil!

  6. Olá Dubis. De facto o parto é um local muito aprazível para um bom passeio. Essa lista já deve estar bem preenchida 🙂 Obrigado pelas vossas palavras.
    Abraços

    Olá Tia Maria. Missão cumprida 🙂
    Abraços

    Hello Aledys. Yes, you're right, it's abit like Puerto Madero. We will never forget the wonderful "asado de tira" that we had at a restaurant in Puerto Madero.
    Cheers

    Olá Presépio. A noite ajudou as fotografias. Vale a pena um passeio pelo porto ao entardecer.
    Bjs

    Olá Turbulenta. As melhoras rápidas para essa perna marota. É bom ter-te por aqui a passear connosco, e quiça, não começa a nascer em ti a vontade de ver estes locais in loco.
    Bjs

    Olá Glorinha. É uma vida muito dura mesmo 🙂 Ainda bem que nos compreendes! O Rio já é um local maravilhoso per si, tem tudo a ganhar com a reabilitação do porto. Temos que lá ir.
    Quanto às tuas fotografias não as menosprezes. Reforçamos que a do pôr-do-sol em Veneza está espectacular! Ainda bem que te levamos a recordar a tua amada Itália!
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.