Hanoi é uma cidade milenar. Esforça-se por acompanhar os tempos modernos sem reduzir a cinzas o que herdou do seu passado. Uma coexistência muitas vezes complicada de se atingir. Neste artigo vamos propor-lhe um roteiro para conhecer os principais locais de interesse de Hanoi.
Venham daí connosco deambular pelas suas ruidosas e caóticas ruas para perceberem esta dicotomia.
Roteiro com o melhor de Hanoi – Vietnam
Como não podia deixar de ser vamos para o Old Quarter e começamos num ponto cénico e focal desta enérgica cidade, Ho Hoan Kiem, o lago da espada restituída. O lago convida diariamente os locais e os turistas a passeios relaxantes pela marginal que o circunda, quer de dia… quer de noite. Ressalta logo à vista o vermelho vivo da ponte Thê Húc, que dá acesso ao Templo da Montanha de Jade.
Entrada do Templo da Montanha de Jade |
Olha que dois!!!! |
Conta a lenda que, aquando dum passeio pelo lago, o imperador Lê Loi viu aparecer uma tartaruga gigante dourada que reclamou a espada mítica que lhe fora concedida para a retumbante vitória sobre as forças chinesas que ocupavam o Vietnam. E ali, no meio do lago, a Torre da Tartaruga relembra a lenda.
É grandita a tartaruga!!! |
Para quem queira conhecer mais sobre a vida rural e os contos populares, com a ajuda duma antiga arte performativa originária do Vietnam com muita cor, algum humor e uns esporádicos salpicos de água, é só atravessar a estrada e dirigir-se ao teatro de marionetas de água, o Thang Long.
Vamos agora embrenhar-nos no Old Quarter, zona histórica e fortemente comercial da cidade cujo emaranhado de ruas convida a longos passeios onde se vê de tudo – óptimo para a compra de souvenirs. O nome das ruas costumava indicar o produto ou negócio predominante.
Um dos portões de entrada no Old Quarter |
Hoje já não há essa demarcação e os tempos obrigaram à adaptação aos novos negócios. Mas pouco tem mudado na zona o que nos permite ver alguma autenticidade da velha Hanói. Deambulámos por estas ruas muitas vezes.
O que mais gostámos? O colorido das “tube shops” aliado à movimentação das pessoas e a forma como cada hora do dia obedece a um ritual próprio, os hawkers de rua acartando os minúsculos banquinhos e montando “tenda” num qualquer pedaço de passeio livre de motas.
A arte de relaxar em cima de uma moto |
Riquexós à espera de clientes no Old Quarter |
A não perder o rebuliço do Night Market que aos fins-de-semana se estende por ruas fechadas ao trânsito. Nós percorremos a Hang Dao/Dong Xuan. Para além da índole comercial, é também ponto de encontro para os locais e muitos turistas.
Dong Xuan é também o nome dado ao maior mercado retalhista da cidade. Para o turista não há nada a não ser a possibilidade de dar alguma cor às fotografias ou de ver alguns produtos… exóticos.
Interior do grande Dong Xuan |
Vai um camarão seco?… |
Ou preferem um sapito ou dois? |
Um monumento imperdível em Hanoi é, para nós, o Templo da Literatura: a primeira universidade vietnamita. Data do séc. XI e no seu interior encontramos os templos dedicados aos sábios e escolásticos seguidores do Confucionismo.
Entrada do Templo da Literatura |
Um dos páteos do Templo |
Pormenores do interior do Templo |
Se nos conseguirmos abstrair da caterva de turistas, o espaço é bem convidativo para a contemplação e meditação.
Até ao Museu de Ho Chi Minh são alguns passos, mas nada de temer. Se virem um magote de gente virar à direita em vez de se dirigir ao museu, não estranhem. Um dos locais religiosos mais importantes para os vietnamitas é a One-Pillar Pagoda. É um templo de adoração budista que frustra o turista desavisado: é minúsculo. Mas a sua importância não está no tamanho, mas na sua carga religiosa e espiritual.
Mesmo ali ao lado, e em profundo contraste, encontramos o enorme mausoléu de Ho Chi Minh onde se encontra o corpo embalsamado do líder revolucionário. O mais irónico é que era da vontade expressa do líder vietnamita ser cremado, mas o culto do povo ao seu líder levou alguém a achar boa ideia contrariar o seu desejo.
Como estávamos hospedados mesmo perto da St. Joseph’s Cathedral, deparámo-nos com este cenário: na hora da missa a igreja estava a rebentar pelas costuras. De meter inveja a qualquer sacerdote ao serviço do Vaticano!
Reservem algumas energias para experimentarem um bocadinho da night life desta vibrante cidade. Basta meterem os pés fora de portas no Old Quarter e provavelmente em qualquer esquina ou passeio mais (ou menos) largo deparam-se com multidões de jovens vietnamitas a beberricarem sumos e a trincar umas pevides nos já familiares banquinhos “vietnamese size”. Nós fomos à procura da famosa Bia Hoi… afinal, quem é capaz de dizer que não a uma imperialosca a 20 cêntimos?!
Bia Hoi time!!! |
O pessoal já está animado! |
Ponte Thê Húc by night |
Num país que assiste a uma rápida, e por vezes atabalhoada, modernização, a cidade vietnamita de Hanoi preserva, com alguma dificuldade, laços com o seu passado histórico e cultural.
Esta mescla é visível num simples passeio pelas suas ruas. Por um lado, vemos as infraestruturas estéreis duma cidade contemporânea… por outro, observamos as pessoas nos seus afazeres quotidianos num retrato autêntico dum modo de vida que não é muito diferente do dos seus antepasssados.
Seguindo Viagem
Hanoi foi a nossa base para visitar o Perfuma Pagoda (Daytrip) e para um cruzeiro de dois dias em Halong Bay, uma das recém-eleitas “Seven Natural Wonders of the World” (os dois tours com refeições incluídas ficaram em 95 USD) . De Hanoi voamos para Luang Prabang, no Laos. O voo, pela Lao Airlines ficou em 150 USD por pessoa.
Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Alexandre e Anabela,
Cada vez mais fascinada com o continente asiático!!!
E que bem que estão os dois na fotografia…! 🙂
Adoro ver a vossa cultura! Gosto muito de acompanhar as vossas viagens por estas vossas reportagens e fotografias. Nomeadamente, noto que cada vez nos trazem fotografias com mais qualidade, o que me faz ficar mais ansioso por ver mais 🙂
Forte abraço e continuem a partilhar
Oi, pessoal. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Olá Clara! Muito obrigado pelo elogio 🙂 Nós também ficamos encantados com o Sudeste. E ainda nos falta escrever sobre alguns dos nossos locais favoritos da viagem como Halong Bay, Luang Prabang e Malaka!
Bjs
Olá Fábio. São comentários assim que nos motivam ainda mais a partilhar as nossas viagens. E um elogio às nossas fotografias vindo de um pro "means a lot to us" 🙂
Abraços
Olá Natalie. Obrigado pelo destaque 🙂
Bjs
Excelentes fotos. Me ha encantado.
Buena parte de Hanoi concentrado en un post, un trabajo arduo sin duda.
Es una ciudad genial, caótica, llena de contrastes, donde la vida se respira en cada rincón. El barrio antiguo es fascinante.
Saludos, viajeros!
O Vietname é sem dúvida, na Ásia, e depois da China, aquele que mais me suscita a curiosidade. Deve ser, a avaliar pelas fotos, um país muito interessante.
Parece-me que se encaixa no meu padrão de país que vale a pena gastar uns "trocos" e visitar e voltar novamente.
Está no meu Top 5. Agora só é preciso os tais "trocos"…
Saudações!
Hola Paco. Muchas Gracias!
Saludos
Hola El Guisante. Gracias! Foi de facto dificil condensar toda a diversidade de Hanoi num só post. Também gostamos muito da cidade!
Saludos
Olá Roadrunner. Nós ficamos grandes fãs do Vietnam. Passamos lá 3 semanas e ficou muito por ver. Recomendamos visita sem hesitar! E se juntares um saltinho aos vizinhos Camboja e Laos (sobretudo ao Angkor Wat e a Luang Prabang) tens uma senhora de uma viagem! Se precisares de dicar é só disseres. Afinal de contas é para partilhar e ajudar que andamos por cá 🙂
Abraços
Ola!adorei.as vossas dicas 🙂 o que aconselham num roteiro de dez dias(fim outubro),onde.queria acabar com tres dias.de praia.obrigada!
Obrigado Cláudia. Para um roteiro de 7 dias pelo Vietnam (começando em Hanoi), recomendamos Hanoi (pelo menos 2 dias), Halong Bay (2 dias) e Hoi An (1 dia para a cidade e dois para desfrutar da Praia ou 3 dias de praia inercortados por umas visitas a Hoi An, uma das cidades mais calmas e românticas do Vietnam, e uns passeios de bike pelos arrozais). Temos artigos de todos estes lugares. Dá uma vista de olhos e qualquer dúvida é só perguntares. Boa viagem!