Ho Chi Minh City, antiga capital do Vietnam, ainda hoje conhecida pelo seu antigo nome Saigão, é a maior metrópole do país onde moram cerca de 7 milhões de habitantes e onde circulam 3,5 milhões de motas (provavelmente este número peca por escasso).
Escusado será dizer que o trânsito em Ho Chi Minh City é caótico e que as motos andam literalmente por todo o lado . Atravessar a rua torna-se assim um verdadeiro desafio à medida que vamos deambulando pela cidade.
O truque é atravessar as ruas bem devagar e nunca correr. Desta forma os motociclistas avistam-nos e desviam-se de nós. Parece algo suicida e não nos livra de alguns sustos mas funciona! Não é à toa que atravessar uma estrada em Ho Chi Minh City ou em Hanói tem a fama de ser uma autêntica aventura radical.
Chegamos à cidade já ao cair da noite depois de uma viagem de 6 horas num autocarro velho e desconjuntado, com direito a chuva no interior e tudo e cujos assentos serviam de lar a dezenas de baratas. Ho Chi Minh City recebeu-nos com uma forte chuvada, algo que veio a tornar-se uma constante durante a nossa estadia na cidade.
Ainda assim não deixamos de deambular pela cidade e visitar alguns dos seus maiores atrativos. Assentamos arraiais num dos muitos becos que nascem na rua Bui Vien, no distrito 1, também conhecido pelo nome de “backpackers district”.
Aqui é sem dúvida alguma a melhor zona para se ficar em Ho Chi Minh City pois abundam hostels, pequenos mercados, restaurantes, cafés e agências de viagens. Para além disso o ambiente à noite é bem animado e depois de um dia a vaguear pela cidade sabe mesmo bem beber um par de cervejas Saigão a preço de saldo – 50 cêntimos de dólar chegam para uma meia litrosa – num dos muitos tascos que decoram Bui Vien, enquanto se aprecia a azafama noturna de Ho Chi Minh City.
Outra vantagem de ficar no distrito 1 é que a maior parte dos locais de interesse da cidade ficam relativamente perto e como tal pode-se explorar a cidade a pé sem qualquer problema. Apesar dos dias chuvosos foi o que fizemos.
Começamos a nossa descoberta de Ho Chi Minh City visitando o seu maior e colorido mercado, o Thanh Market, onde se encontra de tudo um pouco.
Snacks coloridos |
Aqui não há falta de frutas e vegetais… |
…nem de petiscos vietnamitas |
Mas se preferirem podem sempre comprar um peixinho para cozinhar para o almoço… ou quem sabe umas rãs ou mesmo uns casulos de bichos da seda? As hipóteses são mais que muitas |
Daí rumamos até ao imponente Reunification Palace onde em 1975 foi assinada a rendição do Saigão e a reunificação do sul e norte do país e que marcou oficialmente o fim da guerra do Vietnam.
De seguida exploramos a pé algumas das ruas e avenidas mais emblemáticas da capital como seja a rua Pasteur, Nguyen Thi Minh Khai, Dong Khoi. Não só nos cruzamos com alguns edifícios emblemáticos, como seja a Catedral de Notre Dame e o Central Post Office como deixamos imbuir no espirito comercial vietnamita. Afinal de contas um VagaMundo tem de ganhar a vida!
Central Post Office |
Catedral Notre Dame |
Quem disse que isto era só passeio? Vai um coquinho? É barato e docinho! |
Jardins de HCMC |
Vendedora de rua |
Infelizmente uma forte chuvada não nos permitiu continuar até à marginal de Ho Chi Minh City localizada nas margens do rio Saigão e como tal passamos o que nos restou da tarde a visitar o War Remnants Museum. No meio da imensa propaganda comunista lá ficamos a conhecer melhor o que foram os horrores da guerra do Vietnam e a pesada herança deixada pelo Agente Laranja e pelos bonbardeamentos de napalm.
American Aircraft |
Cativeiros e objectos de tortura da guerra do Vietnam |
Seguindo Viagem
Do Saigão seguimos para Nha Trang recorrendo aos famosos “Sleeping Bus” vietnamitas. O bilhete custou 11 USD e incluía uma espécie de cama/maca num dos boliches presentes na viatura e onde é suposto se conseguir dormir aproveitando o “embalar” do autocarro, que a certa altura mais parecia um barco em alto mar.
O único pequeno problema que se esqueceram de nos mencionar é o facto das camas terem sido feitas para asiáticos, o que significa que nenhum ocidental de médio porte consegue caber decentemente esticar-se nas mesmas. Literalmente, pequenos detalhes…
Sugestão de Daytrip (passeio) a partir de Ho Chi Minh City
O Delta do Mekong, onde o Rio Mekong desagua no Mar da China Meridional. Como o Rio Mekong desemboca em nove pontos distintos os vietnamitas dão-lhe também o nome de Rio dos Nove Dragões. Sendo que o Delta fica relativamente perto de Ho Chí Minh City (a cerca de 70 kms) é ideal para um passeio de 1 dia tendo como base Ho Chi Minh City. Se pretender explorar o Delta do Mekong a fundo recomendamos pernoitar numa das pequenas aldeias da região. Saiba mais lendo o nosso artigo sobre o Delta do Mekong.
Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
E de pequenos grandes detalhes é feita esta crónica!
Que belo passeio por HCMC!!!
Beijinhos aos dois.
Clara
Impresionante, saludos viajeros
Mais uma óptima crónica!!!
Bjs
Olá Vagamundos, como estão?
Vietnan parece mesmo um lugar cheio de surpresas….umas belas, outras confusas, outras um tanto tristes (como as da guerra).
Que bom conhecer através de suas lentes!
Beijinhos
Bia
http://www.biaviagemambiental.blogspot.com
Olá Clara. Obrigado por continuares a passear connosco 🙂
Bjs
Hola Pablo. Muchas Gracias!
Saludos
Olá Guida. Muito Obrigado! Ficamos muito contentes por receber o teu feedback 🙂
Bjs
Olá Beatriz. Estamos bem obrigado. E tu como vais? O Vietnam, assim como todo o Sudeste Asiatico, é um país cheio de cores e contrastes. Tens de ir conhecer este cantinho do planeta!
Bjs