Ho Chi Minh City (HCMC) – a antiga Saigão

Ho Chi Minh City

Ho Chi Minh City, antiga capital do Vietnam, ainda hoje conhecida pelo seu antigo nome Saigão, é a maior metrópole do país onde moram cerca de 7 milhões de habitantes e onde circulam 3,5 milhões de motas (provavelmente este número peca por escasso).

Escusado será dizer que o trânsito em Ho Chi Minh City é caótico e que as motos andam literalmente por todo o lado . Atravessar a rua torna-se assim um verdadeiro desafio à medida que vamos deambulando pela cidade.

O truque é atravessar as ruas bem devagar e nunca correr. Desta forma os motociclistas avistam-nos e desviam-se de nós. Parece algo suicida e não nos livra de alguns sustos mas funciona! Não é à toa que atravessar uma estrada em Ho Chi Minh City ou em Hanói tem a fama de ser uma autêntica aventura radical.

Chegamos à cidade já ao cair da noite depois de uma viagem de 6 horas num autocarro velho e desconjuntado, com direito a chuva no interior e tudo e cujos assentos serviam de lar a dezenas de baratas. Ho Chi Minh City recebeu-nos com uma forte chuvada, algo que veio a tornar-se uma constante durante a nossa estadia na cidade.
Ainda assim não deixamos de deambular pela cidade e visitar alguns dos seus maiores atrativos. Assentamos arraiais num dos muitos becos que nascem na rua Bui Vien, no distrito 1, também conhecido pelo nome de “backpackers district”.

Aqui é sem dúvida alguma a melhor zona para se ficar em Ho Chi Minh City pois abundam hostels, pequenos mercados, restaurantes, cafés e agências de viagens. Para além disso o ambiente à noite é bem animado e depois de um dia a vaguear pela cidade sabe mesmo bem beber um par de cervejas Saigão a preço de saldo – 50 cêntimos de dólar chegam para uma meia litrosa – num dos muitos tascos que decoram Bui Vien, enquanto se aprecia a azafama noturna de Ho Chi Minh City.

Outra vantagem de ficar no distrito 1 é que a maior parte dos locais de interesse da cidade ficam relativamente perto e como tal pode-se explorar a cidade a pé sem qualquer problema. Apesar dos dias chuvosos foi o que fizemos.

Começamos a nossa descoberta de Ho Chi Minh City visitando o seu maior e colorido mercado, o Thanh Market, onde se encontra de tudo um pouco.

Snacks coloridos
Aqui não há falta de frutas e vegetais…
…nem de petiscos vietnamitas
Mas se preferirem podem sempre comprar um peixinho para cozinhar para o almoço… ou quem sabe umas rãs ou mesmo uns casulos de bichos da seda? As hipóteses são mais que muitas

Daí rumamos até ao imponente Reunification Palace onde em 1975 foi assinada a rendição do Saigão e a reunificação do sul e norte do país e que marcou oficialmente o fim da guerra do Vietnam.

De seguida exploramos a pé algumas das ruas e avenidas mais emblemáticas da capital como seja a rua Pasteur, Nguyen Thi Minh Khai, Dong Khoi. Não só nos cruzamos com alguns edifícios emblemáticos, como seja a Catedral de Notre Dame e o Central Post Office como deixamos imbuir no espirito comercial vietnamita. Afinal de contas um VagaMundo tem de ganhar a vida!

Central Post Office
Catedral Notre Dame
Quem disse que isto era só passeio? Vai um coquinho? É barato e docinho!
Jardins de HCMC
Vendedora de rua

Infelizmente uma forte chuvada não nos permitiu continuar até à marginal de Ho Chi Minh City localizada nas margens do rio Saigão e como tal passamos o que nos restou da tarde a visitar o War Remnants Museum. No meio da imensa propaganda comunista lá ficamos a conhecer melhor o que foram os horrores da guerra do Vietnam e a pesada herança deixada pelo Agente Laranja e pelos bonbardeamentos de napalm.

American Aircraft
Cativeiros e objectos de tortura da guerra do Vietnam

Seguindo Viagem

Do Saigão seguimos para Nha Trang recorrendo aos famosos “Sleeping Bus” vietnamitas. O bilhete custou 11 USD e incluía uma espécie de cama/maca num dos boliches presentes na viatura e onde é suposto se conseguir dormir aproveitando o “embalar” do autocarro, que a certa altura mais parecia um barco em alto mar.

O único pequeno problema que se esqueceram de nos mencionar é o facto das camas terem sido feitas para asiáticos, o que significa que nenhum ocidental de médio porte consegue caber decentemente esticar-se nas mesmas. Literalmente, pequenos detalhes…

Sugestão de Daytrip (passeio) a partir de  Ho Chi Minh City

O Delta do Mekong,  onde o Rio Mekong desagua no Mar da China Meridional. Como o Rio Mekong desemboca em nove pontos distintos os vietnamitas dão-lhe também o nome de Rio dos Nove Dragões. Sendo que o Delta fica relativamente perto de Ho Chí Minh City (a cerca de 70 kms) é ideal para um passeio de 1 dia tendo como base Ho Chi Minh City. Se pretender explorar o Delta do Mekong a fundo recomendamos pernoitar numa das pequenas aldeias da região. Saiba mais lendo o nosso artigo sobre o Delta do Mekong.


Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads . São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

5 COMENTÁRIOS

  1. Olá Clara. Obrigado por continuares a passear connosco 🙂
    Bjs

    Hola Pablo. Muchas Gracias!
    Saludos

    Olá Guida. Muito Obrigado! Ficamos muito contentes por receber o teu feedback 🙂
    Bjs

    Olá Beatriz. Estamos bem obrigado. E tu como vais? O Vietnam, assim como todo o Sudeste Asiatico, é um país cheio de cores e contrastes. Tens de ir conhecer este cantinho do planeta!
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.