Visitar Hoi An | Vietnam – Guia e Roteiro com o que ver e fazer e Dicas de Viagem

hoi an

Hoi An significa local de encontro pacífico. O admirável é que a cidade vietnamita faz jus ao seu nome sendo a cidade ideal para relaxar durante uns dias. Descubra neste artigo o que visitar em Hoi An, uma das nossas cidades favoritas do Vietnam.

Hoi An | Vietnam – o que visitar

Localizada na margem do rio Thu Bon, sem grande esforço a cidade consegue serenar aquela genica de viajante. É uma cidadezinha muito pitoresca, com detalhes castiços que só se captam em “slow motion”.

A arquitectura única da cidade, uma mistura de influências japonesa, chinesa e europeia, conferiu-lhe o estatuto de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. São dezenas de casas particulares e assembleias das comunidades de imigrantes que conservam fielmente a traça original da sua edificação, algumas delas com séculos de existência.

Na compra do Hoi An Old Town pass, tem-se acesso ao interior duma selecção destes edifícios com visita guiada. Nós optámos por investir esse dinheiro noutras experiências.

Ao caminharmos nas ruas e travessas desta encantadora cidade, outrora um importante porto internacional de trocas comerciais, não nos é difícil imaginar o correr dos dias dos seus quatro séculos de prosperidade.

É verdade que não há monumentos de grande dimensão, aparte da secular ponte coberta japonesa – a única conhecida com um templo budista a meio do passadiço – mas a grandeza da cidade reside na sua simplicidade e vagar.

Autodenomina-se “walking and cycling city” lançando-nos de imediato o convite para abrandar o passo e apreciar o meio envolvente e a rotina das suas gentes sem pressas.

Para quem queira renovar o guarda-roupa, Hoi An é a cidade perfeita. É só escolher um dos modelos expostos dentre as inúmeras alfaiatarias ou aquele modelo grife das revistas da última moda, escolher materiais, negociar preço e tirar medidas. No dia seguinte, a fatiota nova estará pronta, regra geral.

Ainda há tempo para passarmos pelo mercado, o centro da cidade histórica. Apesar de não sermos consumistas, não resistimos a passear pelos mercados de quase todas as cidades onde vamos.

Um brinde ao pessoal de Bồ Đào Nha!

Isto porque é nos mercados locais que mais apreendemos as diferenças e semelhanças entre os povos, observamos o quotidiano e aprendemos as práticas diárias, descobrimos produtos “insólitos”, captamos as cores e os cheiros autênticos. E fazem-se amigos.

Hoi An é famosa pela sua gastronomia também. Há uma série de pitéus característicos da região. Como já andávamos um pouco cansados de noodles e arroz, arroz e noodles, foi agradável chegar aqui e degustar as novidades. Em todo o lado se pode provar o cao lau – uma espécie de sopa – e as deliciosas “white roses” – camarão envolto em papel de arroz. Depois de diversas provas em restaurantes distintos, para nós o Mermaid Restaurant serve as melhores “white roses” da cidade.

Destacamos ainda o Cargo Club, um restaurante-café-bar que oferece uma ementa internacional, mas cuja pérola está na oferta de bolos divinais. O difícil é escolher. Excelente ponto para se aproveitar a brisa refrescante da sua varanda com vista sobre o rio enquanto beberricamos um café ou chá e nos babamos com um dos seus bolos.

À noite, as ruas da cidade velha iluminam-se de cores com as centenas de lanternas de seda por ali espalhadas. É irresistível.

Parece que a cidade inteira saiu à rua para se passear, as crianças comem guloseimas, as famílias lançam velas flutuantes rio abaixo e os jovens divertem-se com um jogo tradicional.

Se tivermos sorte, ainda conseguimos apanhar o espetáculo de danças tradicionais.

O centro histórico é pequeno, excelente para se percorrer a pé. Quanto ao resto da cidade, vale a pena alugar uma bicicleta para explorar as redondezas, os campos de cultivo e até uma paradisíaca praia. Ou quiçá prefiram um romântico passeio de barco pelo rio. Tentador? Então aguardem pela próxima crónica.

Seguindo Viagem:
De Hoi An seguimos para Hanoi. Tínhamos planeado percorrer por terra, mas optámos por apanhar um voo, comprado com dois dias de antecedência numa das agências de viagem da marginal de Hoi An, que nos custou US$95 com transfer incluido de Hoi An para o aeroporto de Danang.


Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Encontre os melhores tours locais e compre antecipadamente os bilhetes para os principais monumentos no Get Your Guide ou no Viator.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá João!
    Obrigado pelas amáveis palavras. Ficamos contentes por ter gostado da crónica.
    Abraços

    Hola Trini. Muchas Gracias!
    Saludos

    Olá Clara. Muito obrigado! Nos adoramos partilhar e ficamos felizes por gostares dos nossos relatos 🙂
    Beijinhos

  2. Olá Filipe. Nós ficamos fãs do Vietnam e ao contrário do que pensam muitos viajantes com quem falamos, achamos o povo vietnamita simpatico. Se tivermos hipotese regressamos de boa vontade 🙂
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.