Diz-se que visitar a Nova Inglaterra e não comer lagosta… é como ir a Roma e não ver o Papa! Nós não resistimos e lá trouxemos os bicharocos para casa para uma patuscada a dois numa receita caseira de lagosta suada.
Depois do excelente clam bake que nos serviram em Provincetown, atrevemo-nos a fazer uma versão bem mais simplificada do famoso guisado… é que faltavam-nos alguns (senão mesmo todos) dos ingredientes que fazem a diferença, como a fogueira na praia, as pedras ao rubro, as algas e a serrapilheira demolhada em água do mar.
Na impossibilidade de sermos fiéis ao clam bake original, optamos por uma versão simplificada de lagosta suada para a noite de mariscada. Uns mexilhões à espanhola, um pãozinho torrado à portuguesa e uns molhos variados à moda do Alexandre, fizeram companhia às duas meninas coradas. Para regar, vinho verde Casal Garcia bem geladinho.
Aos interessados, aqui ficam algumas curiosidades sobre o crustáceo, a dita lagosta. Nos tempos do colonialismo, a lagosta era considerada “comida de pobre” servida aos escravos e prisioneiros… como os tempos mudaram! Enquanto vivas as lagostas podem ser de variadas cores, até mesmo às pintinhas; vermelho é a única cor que se recusam vestir… mas quando vão a coser na panela, nenhuma escapa a trajar de vermelho! Anatomicamente falando, o bicho é uma confusão: têm o cérebro na garganta, o sistema nervoso na barriga, os dentes no estômago, os “ouvidos” nas pernas, o paladar nos pés e os rins na cabeça… Não admira que em milhões de anos de existência não tenham aprendido a fugir das armadilhas dos pescadores!
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Comida dos escravos, poxa! E esta iguaria é tão cara hoje em dia….aqui no Brasil, ainda conseguimos um precinho melhor nas praias menos badaladas do nordeste mas, no geral, fica só na vontade mesmo, rsrsrs!!!
Beijinhos
Bia
http://www.biaviagemambiental.blogspot.com
E fazem as lagostas muito bem. Realmente de vermelho só mortas.
Abraços
Olá,
é só iguarias por aqui 🙂
vocês tratam-se bem!!!
cumprimentos
Hum!
Lagostas lindas.
De dar água na boca.
Aprendi bastante sobre as lagostas com esse post. Que bichinho mais esquisito.
Bj
Claudia
Olá Beatriz. É curioso mesmo. Hoje custa bem cara a lagosta. Aqui na Nova Inglaterra até tem preços mais razoaveis do que em Portugal, devido à abundancia, mas ainda assim não se pode dizer que seja barata.
Bjs
Olá João. Um vermelhinho até fica bem 😉
Abraço
Olá Valentim. Temos de aproveitar 🙂 Apanhamos as bichinhas a 12 USD ao kgs no supermercado e foram directo para a panela 🙂
Abraço
Olá Claudia. É que são mesmo um bichinho curioso!
Bjs
Well, slaves at least had one little luxury – even if it wasn't considered that way back in the day! It looks delicious!! I never order langosta at restaurants because I hate making a mess on my plate and then at home, I've never really dared to cook it either…
Sugiro que na próxima vez não gelem o vinho !
Beber a 6 ou 7º, caso contrário, não reconhecem o paladar e fica sem sabor.
Um abraço.
Hi Aledys. You can always buy them already boiled and eat them at home 🙂 It´s really delicious!
Besos
Olá João. Nós não o bebemos mesmo gelado, foi só uma força de expressão 🙂 Devia estar aos tais 6,7 graus.
Abraço
Retornado a este post quase um ano depois :
Adoro lagosta cozida !
Se vierem cá, não se esqueçam de mim !
LOL
Nos também somos fãs e aproveitamos bem a "lobster" da Nova Inglaterra 🙂 Por aqui por Portugal é bem mais cara.
Abraço