Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em Portalegre

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em Portalegre

Se há coisa que faz sentido numas férias de sonho ou escapadinha de fim de semana ao Alto Alentejo, é ficar a dormir num dos espantosos hotéis e alojamentos de turismo rural do distrito de Portalegre.

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em Portalegre
Vila Gale Collection Alter Real – um dos melhores hotéis do turismo rural no Alto Alentejo | Portalegre

Neste artigo reunimos os melhores hotéis e alojamentos de turismo rural do distrito de Portalegre que vão beber inspiração à fonte do que o Alto Alentejo tem de mais genuíno. São refúgios de tranquilidade que demonstram que a região tem tanto de abundante como de único. Nestes hotéis e alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo, entre serra e montado, o tempo dita como libertar-se do stress e retemperar forças. Em qualquer altura do ano. Seja maestro do seu tempo e dirija a orquestra de prazeres ao ritmo do que mais lhe apeteça viver.

Melhores Hotéis e Alojamentos de Turismo Rural do distrito de Portalegre onde ficar numa escapadinha ao Alto Alentejo

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em Portalegre
Pousada Mosteiro do Crato – o privilégio de ficar a dormir num mosteiro do século XIV no Alto Alentejo | Portalegre

Hoje em dia encontra no Alto Alentejo uma oferta de alojamento diversificada e de qualidade que lhe concede todos os desejos. No interior alentejano do distrito de Portalegre há hotéis de charme ou de luxo e alojamentos de turismo em espaço rural surpreendentes. Neste Alentejo diferente, onde o stress é proibido, não faltam lugares e experiências imperdíveis para uma escapadinha memorável (aliás, várias escapadinhas). Melhor ainda? Tire uma semana de férias e faça um roteiro completo pelo Alto Alentejo de fazer nascer água na boca. Garantimos que vai querer repetir a dose.

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreComo vai precisar duma cama e almofada ao fim do dia, fizemos uma seleção de hotéis e alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo, do melhor que o distrito de Portalegre tem para oferecer, para se inspirar e ajudar a decidir onde ficar a dormir no Alto Alentejo na sua escapadinha ou férias prolongadas, sozinh@ ou a dois, em família ou com amigos.

Melhores Hotéis no Alto Alentejo com piscina

Hotel Rural Monte da Provença (Elvas)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreA abrir a nossa lista de melhores hotéis com piscina no Alto Alentejo começamos com um oásis de frescura e tranquilidade rodeado de verde, que mais parece uma mini aldeia. A força motriz do Hotel Rural Monte da Provença é mimar o hóspede. Um pequeno hotel de charme de 4 estrelas, a cerca de 8 km de Elvas que alia a tradição duma propriedade rural ao conforto moderno. A maioria dos quartos e suites, privados, têm entrada independente e um terraço ou varanda para descontrair ao ar livre. Isto se conseguir resistir à piscina exterior no jardim. Preparados para o verão e inverno, inspiram conforto e bem estar. As suites são, na verdade, agradáveis apartamentos com 1 quarto, kitchenette equipada e lareira. Para sua comodidade há ainda uma adega, um bar e um ótimo restaurante de cozinha tradicional.

Reservar Hotel Rural Monte da Provença

Herdade da Cortesia (Avis)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreTudo o que outros design hotels apenas almejam, a Herdade da Cortesia concretizou de forma absolutamente espantosa. Edifícios e natureza são um só, uma simbiose perfeita conseguida pela arquitetura impressionante, pensada para proteger o meio ambiente sem sacrificar minimamente o estilo. Com comodidades luxuosas, cada um dos 30 quartos é uma pequena joia de elegância: janelas do chão ao teto para paisagens a perder de vista e cores harmoniosas para gerar bom estado de espírito. Todos com varanda privada e vistas para o espelho de água do Maranhão. Aproveite a enorme infinity pool e aprecie a vista panorâmica do restaurante gourmet no hotel. Com um centro de fitness, no menu encontra também atividade outdoor irresistíveis: passeios a cavalo, de bicicleta, remo, piqueniques e birdwatching. Afirmamos sem hesitação que é um dos melhores hotéis no Alto Alentejo para uma escapadinha perfeita.

Reservar Herdade da Cortesia

Convento da Provença (Portalegre)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreEncontrar um hotel de turismo rural de grande qualidade em Portalegre tornou-se tarefa fácil com o surgimento do Convento da Provença. Resulta da recuperação dum antigo convento cujas origens apontam para a baixa Idade Média. É um dos nossos alojamentos favoritos para uma escapadinha no Alto Alentejo e fica localizado numa ampla herdade rodeada pela exuberante floresta da Serra de São Mamede. Perto, mas longe o suficiente para poder desfrutar de uma estadia super relaxante. Os quartos e suites são espaçosos, aclimatizados e muito confortáveis, onde a madeira e o burel sobressaem e conferem aconchego. As áreas comuns, primorosamente decoradas, são como um museu aberto doutros tempos e doutras paragens. O salão com lareira convida ao aconchego repousante nos dias frios, a piscina exterior à preguiça dum banho de sol e mergulho refrescante nos dias quentes. Soma-se o pequeno-almoço delicioso com produtos regionais e caseiros e sabemos que estamos em boas mãos.

Reservar Convento da Provença

Hotel Convento D’Alter (Alter do Chão)

Um dos hotéis do Alto Alentejo com piscina que se destaca dos demais é o Hotel Convento D’Alter, no coração de Alter do Chão. Resulta da recuperação dum convento do século XVI e os nichos de santos e a ornamentação barroca estão lá para nos lembrar disso. Os detalhes preservados do edifício original são preciosos, numa convivência sã com o mobiliário e decoração que contribuem para a sensação de conforto e bem-estar dos espaços. Todos os quartos privados estão munidos de AC e apresentam uma decoração clássica. Alguns quartos têm camas de dossel e varandas com vistas panorâmicas da cidade. Desfrute das vistas para o Castelo de Alter no terraço da piscina exterior, enquanto toma uma bebida.

Reservar Hotel Convento D’Alter

Dom Dinis Marvão (Marvão)

Sem rodeios, o aconchego dos espaços e a simpatia do pessoal ganharam logo as nossas 5 estrelas. Mesmo não tendo uma piscina (perdoe-nos a imprecisão), o hotel Dom Dinis Marvão ganha lugar nesta lista de melhores hotéis do Alto Alentejo por causa do aprazível jacuzzi. Como se não bastasse, a localização é de sonho, no topo da vila alta, dentro das muralhas de Marvão com vistas para o infinito. A casa de piso em terracota e a decoração de inspiração medieval estão imbuídos do espírito da vila. O terraço, onde se situa o tal jacuzzi, proporciona irresistíveis momentos de lazer. E o pequeno-almoço é a melhor tradução de um “bom dia” em sabores.

Reservar Dom Dinis Marvão

Melhores Alojamentos de Turismo Rural no Alto Alentejo com piscina

Casa da Urra (Portalegre)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreUma infinity pool com vistas de pasmar para a Serra de São Mamede, hectares de vinha e o montado, é o grande cartão de visita da Casa da Urra, um dos melhores alojamentos de turismo rural no Alto Alentejo a somente 10 km de Portalegre. Para além dos horizontes a perder de vista, o que nos rendeu por completo a este “recanto cheio de encantos” foi a nossa noite de absoluto repouso no Apartamento Romântico (e o pãozinho fresco e a boleima de Portalegre matinais). Tanto os quartos privados, na casa grande, como os apartamentos autossuficientes, com traça das casas típicas alentejanas, são espaçosos, climatizados e apresentam comodidades modernas em harmonia com o ambiente tradicional da “casa”. Há ainda uma adega para provas de vinhos da casa. Espaços amplos, requintadamente decorados, expõem a coleção privada de antiguidades, arte e artesanato que revelam a paixão dos proprietários por tudo o que espelhe Portugal.

Reservar Casa da Urra

Cabeças do Reguengo (Portalegre)

Se há pedacinhos do céu na terra, a casa de campo Cabeças do Reguengo é um deles. Este fantástico hotel de turismo rural de Portalegre, apresenta-se como um “paraíso na Serra de São Mamede”. E será difícil discordar, perante as paisagens serranas, o ambiente de paz, uma infinity pool de meter inveja aos deuses e uma exuberante área verde envolvendo a casa. Numa casa com 3 apartamentos e 8 quartos, este alojamento de turismo rural goza duma das vistas mais deslumbrantes do Alto Alentejo. Ao alcance da vista, no puro relax da sua varanda privada. Na serra e a poucos metros da nascente do rio Caia, há vinha, olival, hortas, pomares, capoeira, jardim, bosque, e também uma adega para provas de vinho, tudo com cunho biológico. A história por detrás deste pedacinho do céu na terra é fascinante. Envolve um bailarino, um livro, um forte desejo de “trabalhar o vinho” e uma mudança de vida. Caso para dizer que há piruetas na vida que vale (bem) a pena dar.

Reservar Cabeças do Reguengo

Herdade da Rocha Boutique Lodge (Crato)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreNo Crato, a Herdade da Rocha está classificada como “casa de campo”, mas o conceito é de boutique lodge, distinta e intimista. Retiro de excelência para uns dias no campo, que sabem sempre a pouco na hora da despedida. Mérito duma equipa de funcionários que “veste a camisola”. Desde o primeiro momento que cada recanto deste que é um dos melhores alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo cativa pela harmonia e tranquilidade que imperam no ambiente. É um espaço de luz, com uma decoração rústico-sofisticado primorosa. Charme e bem-estar habitam as suites privadas aclimatizadas, todas com terraço e vistas desafogadas para o campo. É difícil arredar pé do conforto viciante do quarto, mas lá fora tem uma piscina, um jardim-terraço e muita liberdade à sua espera.

Reservar Herdade da Rocha Boutique Lodge

Quinta da Saudade (Ponte de Sor)

O que deseja? O sossego duma casinha do Alentejo? O romantismo duma casa à beira do lago? A Quinta da Saudade tem. Este aldeamento turístico a 11 km de Ponte de Sor, descomplica a decisão onde ficar a dormir no Alto Alentejo numa escapadinha. Apresenta casas e estúdios totalmente equipados (pode até optar por dormir na caravana que todos querem) ideais para desligar do mundo numa escapadinha romântica ou numas férias em família. Os animais da quinta dão as boas-vindas. Os funcionários desdobram-se em atenções. Os espaços são um mimo. A decoração harmoniosa convida ao relaxamento e a quinta a morosos momentos de lazer. E para se refrescar nos dias de calor, pode optar pela piscina exterior ou pela praia fluvial.

Reservar Quinta da Saudade

Quinta dos Ribeiros (Alpalhão)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreQuinta dos Ribeiros é um alojamento de Turismo Rural no distrito de Portalegre ideal para férias e escapadinhas de fim de semana prolongado no Alto Alentejo, quer para namorar à luz do sol poente, quer para diversão em família em redor das duas piscinas ou dando umas tacadas no minigolf. Uma radiosa Casa Grande e dois edifícios, onde se situam mais 5 suites, rodeada de hectares de quinta, para explorar sem canseiras, por entre o olival e o barrocal. O pequeno-almoço é irresistível e está repleto de produtos regionais deliciosos, e frescos vindos diretamente da horta e quintinha dos animais. A casa de campo está situada a escassos minutos de Alpalhão, a terra gastronómica por excelência do concelho de Nisa.

Reservar Quinta dos Ribeiros

Quinta do Belo-Ver (Belver-Gavião)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegrePorque uma escapadinha ao Alto Alentejo se faz de simples prazeres, tínhamos que incluir nesta seleção dos melhores alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo um espaço despretensioso que fosse sinónimo de acolhimento e familiaridade. E a Quinta do Belo-Ver Turismo de Habitação é o alojamento que recomendamos sem hesitar. Oferece alto conforto e comodidades modernas, limpeza e localização fantásticas. Fica pertinho do Castelo de Belver, oferece vistas fabulosas sobre o rio Tejo e tem piscina, campo de ténis e mesa de bilhar. O pequeno-almoço é soberbo e já está incluído no preço do quarto.

Reservar Quinta do Belo-Ver

Quinta das Lavandas (Castelo de Vide)

Afinal não é preciso viajar muito para se ter um “cheirinho” da Provence francesa. Basta pegar no carro e viajar a Castelo de Vide. A Quinta das Lavandas é indubitavelmente um dos melhores alojamentos onde ficar a dormir numa escapadinha ao Alto Alentejo. Situada no Parque Natural da Serra de São Mamede, a Quinta das Lavandas é um lugar único em Portugal. Os quartos são apenas sete, mas no local terá a oportunidade de viver entre seis hectares onde a lavanda é a grande protagonista. Portanto pode imaginar o sossego, o conforto… E o perfume! Não bastasse a beleza arrebatadora dos campos de lavanda, o acolhimento é dum calor humano raro. Os proprietários (Teresa e Tomé) são pessoas cinco estrelas e fazem tudo para que se sinta em casa desde o primeiro minuto neste alojamento de turismo rural do distrito de Portalegre.

Reservar Quinta das Lavandas

Monte Alto Agroturismo (Campo Maior)

Há alojamentos feitos por pessoas para pessoas. Assim é no Monte Alto Agroturismo. Este é um sério candidato à medalha de ouro dos alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo que recebe com mais familiaridade. Numa casa da família (com um baú de histórias), nasceram 8 quartos da união perfeita entre o minimalismo moderno e o original alentejano. Amplos, privados e muito confortáveis. O repouso, o silêncio e as memórias são de ouro. Assim como o sol quando, ao amanhecer e entardecer, se mira vaidoso no espelho de água da piscina exterior e beija a terra dos hectares da propriedade. Pare o tempo a desfrutar da liberdade, paz e sossego desta quinta tradicional portuguesa enquanto contempla uma vista panorâmica sobre o montado de azinho. Ou participe das atividades agrícolas sugeridas pelo anfitrião apaixonado pela sua quinta, o Sr. João Parreira.

Reservar Monte Alto Agroturismo

Melhores Hotéis no Alto Alentejo com piscina aquecida e Spa

Torre de Palma Wine Hotel (Monforte)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreNo top dos melhores hotéis de turismo rural do Alto Alentejo, o Torre de Palma Wine Hotel é um diamante escondido na planície alentejana. Toda a identidade do Alentejo foi reunida neste design hotel de 5 estrelas, a escassos quilómetros de Monforte, para proporcionar experiências inolvidáveis. Situado numa mansão renovada do século XIV, este moderno e luxuoso hotel foi buscar toda a inspiração às remotas origens romanas, ao modo de vida da família proprietária da Torre de Palma, e às tradições alentejanas mais autênticas para ser a sua casa no coração do Alentejo histórico e vinhateiro. Por detrás das típicas paredes caiadas de branco, há quartos e suites, plenos de charme e requinte, em que cada detalhe é uma homenagem ao mais puro Alentejo. Suba à torre e sinta a planície. Há ainda piscinas interiores e exteriores, um centro equestre, um spa, um centro de bem-estar, um restaurante e um bar para se render ao luxo de esbanjar tempo.

Reservar Torre de Palma Wine Hotel

Vila Gale Collection Alter Real (Alter do Chão)

Se deseja fazer uma escapadinha equestre ao Alto Alentejo, o hotel Vila Gale Collection Alter Real oferece as melhores condições. Integrado na Coudelaria de Alter, este hotel rural do Alto Alentejo é marcado pelas comodidades a que a marca Vila Galé já habitou o hóspede mais exigente. Um hotel de charme inspirado na arte equestre que apresenta quartos e suites privados aclimatizados, três piscinas exteriores e piscina aquecida interior, um spa e centro de bem estar, o bar Dressage e o restaurante Inevitável. Na nossa opinião, reúne todas as qualidades para ser considerado um dos melhores hotéis do Alto Alentejo no distrito de Portalegre.

Reservar Vila Gale Collection Alter Real

Pousada Mosteiro do Crato (Crato)

Só o privilégio de ficar a dormir num mosteiro do século XIV, que já foi palácio e castelo, justifica qualquer viagem à Pousada Mosteiro do Crato, um moderno e luxuoso hotel do distrito de Portalegre integrado num dos mais importantes exemplares ibéricos de mosteiros fortificados. O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa é por si só um highlight e, no hotel, nada falta a nível de comodidades. Quartos impecáveis com varanda privada, piscina e spa, pequeno-almoço divinal e uma envolvência estupenda são as mais-valias desta unidade hoteleira onde se respira história.

Reservar Pousada Mosteiro do Crato

Vila Gale Collection Elvas (Elvas)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreNo coração da cidade-fortaleza, o Vila Gale Collection Elvas é um hotel de charme do distrito de Portalegre resultante da reabilitação do antigo Convento de São Paulo. Quartos e suites privados, algumas destas com mezanino, apresentam altos padrões de conforto e um toque clássico na decoração inspirada nas fortalezas portuguesas espalhadas pelo mundo. Disponibiliza ainda uma piscina exterior e um agradável jardim no claustro do convento. Nos interiores cuidados, interessantes e de bom gosto, encontra 2 restaurantes, bar, salão de eventos e um spa com banheira de hidromassagem, sauna e piscina interior.

Reservar Vila Galé Collection Elvas

Lago Montargil & Villas (Ponte de Sor)

Melhores Hotéis e Turismo Rural no Alto Alentejo: onde ficar em PortalegreQuer opte pelo quarto, pela suite ou pela villa, neste hotel de 5 estrelas do Alto Alentejo a estrela é você. O Lago Montargil & Villas, é um dos nossos alojamentos de eleição quando nos queremos mimar numa escapadinha ao Alto Alentejo. Os quartos são super luxuosos e o pequeno-almoço roça o divinal. Um oásis à beira da Albufeira de Montargil, inclui uma marina, um centro equestre e um Spa com 1 000 m², piscinas exteriores e interior, dois restaurantes e três bares… Espaço não falta, como pode ver. Por isso o incluímos nesta seleção dos melhores hotéis do Alto Alentejo, onde nem precisa de “sair de casa”. É um pouco mais caro, mas se reservar com antecedência pode conseguir excelentes negócios. E acredite que merece o investimento. A relação qualidade-preço é, simplesmente, estupenda e nem se dá pelo tempo passar.

Reservar Lago Montargil & Villas

Glamping no Alto Alentejo com piscina

Gavião Nature Village (Gavião)

O Alto Alentejo já merecia uma unidade hoteleira desta categoria. E foi encontrar morada no Gavião Nature Village, um glamping com uma piscina exterior e um banho turco, que disponibiliza acomodações em tendas (domes) e bungalows. Este é sem dúvida um dos mais diferenciadores e melhores alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo no distrito de Portalegre, seja para uma escapadinha romântica, um retiro de meditação, uma lúdica viagem em família ou diversão com amigos. Há literalmente uma solução para todos o que buscam a intimidade com a natureza paciente do Alto Alentejo.

Reservar Gavião Nature Village

Mapa dos Melhores Hotéis e Alojamentos de Turismo Rural do Alto Alentejo | Portalegre


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos melhores hotéis e alojamentos de turismo rural do Alto Alentejo onde ficar a dormir numa escapadinha ao distrito de Portalegre.

Prepare a sua escapadinha ao Alto Alentejo | Distrito de Portalegre

Cascatas da Serra de São Mamede – um dos locais imperdíveis numa escapadinha ao Alto Alentejo

Agora que já conhece os melhores hotéis e alojamentos de turismo rural do distrito de Portalegre está na hora de começar a preparar a sua escapadinha ao Alto Alentejo. Clique nos links abaixo para ler os nossos artigos dedicados à região do Alto Alentejo:

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.