Igreja de São Salvador em Chora

A outrora igreja de São Salvador em Chora, agora transformada em museu (Karyie Musesi) não é fácil de encontrar mas goza da merecida fama de ser um dos melhores exemplares de arte bizantina. Nas várias divisões, as paredes e tectos abobadados estão literalmente forrados de frescos e mosaicos. Facilmente se identificam diversas cenas bíblicas, como se duma verdadeira aula de catequese se tratasse. Logicamente, saímos de lá com uma valente dor no pescoço de tanto contemplarmos as detalhadas representações.

A sua história remonta ao séc. V, mas o edifício actual só foi terminado no séc. XIV após dois séculos de construção. No virar do séc.XV foi convertida numa mesquita e todo o seu interior recoberto de estuque pois a religião islâmica não permite o uso de ícones no interior dos seus edifícios sagrados. Os mosaicos e principalmente os frescos pagaram um preço bem alto, contudo pode-se dizer que um excelente trabalho de restauro foi levado a cabo para hoje podermos apreciar esta arte antiga.É verdade, não é nenhuma Hagia Sofia. Mas o que lhe falta em tamanho, compensa em beleza!


Clique para ler o nosso Guia da Turquia


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. La visité en mi primer viaje a Turquía, en 1987, y para mí es una de las más bellas iglesias que he visto en mi vida.

    Desde Gambia, sigo vuestro camino por Turquía.
    Muchos besos!!!!

  2. Olá Fábio! Como igreja bizantina é um perfeito exemplar. Nos estamos habituados a naves compridas mas Chora divide-se em pequenas salas.
    Abraço

    Olá Abelha Rainha! Obrigada! Mas só recebemos o credito da fotografia 🙂 O mosaico é de facto impressionante.
    Beijos.

    Olá Mercê! Também vamos seguindo os teus passos pela Gambia! Desta vez, Chora não nos escapou. E mereceu mesmo uma visita. Tambem achamos que é uma das mais bonitas que já visitamos.
    Besos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.