Ilhas Flutuantes dos Uros

floating-islands-uros-titicaca
Se algum dia o mar nos roubar a terra, provavelmente vamos ter que aprender muito com os Uros. Este povo vive há milénios no Lago Titicaca entre o Peru e a Bolívia sobre ilhas flutuantes. É verdade, flutuantes. As ilhas são construídas com totora, uma espécie de junco muito resistente que cresce nos baixios do imenso lago. A planta tem inúmeras utilizações e é usada para construir o piso das ilhas, as casas e os barcos. Até como alimento. Igreja, escolas, campo de jogos, “hotel”, “restaurantes” … as ilhas têm tudo o que uma povoação (e os seus visitantes) precisa.
Da cidade peruana de Puno, é um pulinho de barco. Desembarcamos numa das ilhas onde mora uma família inteira. Apesar de ser tudo muito teatral e virado para o turismo comercial, não deixa de ser interessante sentir a totora debaixo dos pés, espreitar para dentro das casas humildes, bisbilhotar a cozinha e subir à torre de vigia. Sempre com o embalo das águas do Titicaca. É claro que as mulheres da casa tentam por tudo que lhes compremos o artesanato. Afinal o turismo é hoje a principal fonte de rendimento destas famílias. Mas não há nada semelhante em mais lugar nenhum do mundo.

Clique para ler o nosso Guia de Viagem do Peru


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads . São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.