Nos 4 dias que passamos em Marraquexe perdemos a conta ao número de vezes em que demos por nós a deambular por esta praça. E nunca nos cansávamos de a percorrer, de nos “perdermos” entre a multidão de mil cores, sentindo o seu ritmo, absorvendo os seus odores, tatuando na nossa memória as inúmeras pessoas que lhe dão vida. Afinal de contas toda a magia da praça Jemaa el-Fna ou Djemaa el-Fna está nas pessoas, naqueles que nela ganham a vida e naqueles que por ela passam e que sempre tendem a regressar.
Leia também o nosso Roteiro de Marraquexe
Praça Jemaa el-Fna (Djemaa el-Fna)
Como já referimos na anterior crónica, o nosso hostel ficava mesmo na Praça Jemaa el-Fna, por isso os pequenos-almoços foram todos tomados no terraço do mesmo, tendo como banda sonora o som das flautas dos encantadores de serpentes.
A Praça Jemaa el-Fna (Djema el-Fnaa) vista do beco onde ficava o nosso hostel
Encantador de Serpentes na praça Jemaa el-Fna
Pelo meio da manhã já a praça Jemaa el-Fna fervilha de vida. Aos encantadores de serpentes juntam-se os homens dos macacos, as tatuadoras de hena, os músicos, os bailarinos, os saltimbancos, os aguadeiros e as dezenas e dezenas de vendedores, que vendem de tudo um pouco – desde o delicioso sumo de laranja à marroquinaria, passando pelos incontornáveis frutos secos e especiarias.
Homem com Macacos – presença assídua na Praça Jemaa el-Fna
Vendedores de Sumo de Laranja e afins
São muitos os cafés e restaurantes que rodeiam a praça e que têm terraços com excelentes vistas panorâmicas sobre a Djema el- Fnaa. É imperdível subir a um deles, nem quem seja só por uma vez, e beber um chá de menta vagarosamente enquanto se observa o corrupio da praça. O difícil mesmo vai ser não querer repetir a dose! Nós não resistimos…
À noite, a praça Jemaa el-Fna, como que se transforma. São montados dezenas de pequenos restaurantes, que como já referimos, vendem um pouco de tudo. A animação é frenética: a música dos Gnawa, as representações do teatro de rua, cartomantes e magos com bolas de cristal, contadores de histórias acompanhados pelos seus músicos, curandeiros com mezinhas caseiras, acrobatas… A praça fica apinhada de gente; charretes, motas, artistas, locais, turistas, viajantes, tudo se mistura naquele ambiente perfumado pela grelha do “Hassam”, uma espécie de tasquinha móvel que ainda há pouco não estava ali.
Um dos muitos músicos que “invadem” a praça Jemaa el-Fna
Tasca do Hassan – sempre a “abrir”
É difícil de descrever, de fazer passar a quem nos lê os sons, os cheiros, as cores, as sensações. Todos os sentidos ficam ao rubro naquela praça que magneticamente nos impele a voltar. Imperdível!
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
As you describe it and show it to us in photos, it seems an incredible place!
My question now is, could you actually get some sleep, if your hotel was right there, next to the square? 🙂
Grandes fotos, parece lindo!
Um apetite voraz me invade de revisitar esta Praça e tudo o que gravita em seu redor… sons, cores, odores,…
Parabéns por até lá terem rumado.
Tudo farei para uma vez mais lá voltar em breve.
Esta praça é um "mundo"!!!
E que grandes fotos…!
Hola Aledys! No problem at all. Around 11 pm they stop all the music and noise. But if you stay in the Medina you always hear the call for prayer at around 5am (the usual in islamic countries). Nothing that some ear plugs can´t solve 🙂
Cheers!
Olá Tiago. E é mesmo lindo. Obrigado pelo teu comentário!
Abraço
Olá António. Bem que compreendemos o teu apetite. Nós, que ainda agora de lá voltamos, já estamos com fome de regressar 🙂
Abraço
Olá Clara. É que é mesmo um mundo! E bem diferente do nosso. Muito obrigado pelas tuas palavras 🙂
Bjs
O engraçado é que reconheci nestas fotos pelo menos 2 cromos que já por lá andavam em 99, a primeira vez que lá estive. O das serpentes é um deles.
Saudações!
Alguns já são "mobilia da casa" 🙂 É o ganha pão do Beto!
Abraço