Kangding – porta de entrada na região de Khan

kangding-china

A cidade de Kangding (ou Dardo que é o seu nome original em tibetano) é para a maioria dos viajantes a porta de entrada na região de Khan, uma das mais antigas províncias tibetanas, casa dos Khampas, etnia tibetana famosa pela sua ferocidade em campo de batalha.

É verdade que hoje Khan faz oficialmente parte da província de Sichuan, mas basta olharmos em redor para percebermos que é mesmo só oficialmente. O espírito, esse continua a ser tibetano.

Não sendo uma cidade fantástica Kangding permite ao viajante um primeiro contacto com a cultura tibetana, e a sua baixa altitude (para padrões tibetanos a altitude entre os 2600 e os 2900 metros de Kangding é considerada muito baixinha) é a ideal para uma boa aclimatização antes de se prosseguir para o planalto tibetano (a somente 50kms de distância a altitude já supera muitas das vezes os 4000 metros).

Foi precisamente o que fizemos! Durante um par de dias deambulamos pela cidade, visitamos os seus templos budistas, onde as rodas de oração, os cavalos de vento e o sussurrar dos mantras está sempre presente; bebemos os primeiros chás de manteiga; degustamos iguarias tibetanas e trocamos as primeiras impressões com este povo que tão bem nos recebeu. E claro fomos ganhando fôlego para a nossa incursão no Planalto Tibetano.

A verdade é que Kangding era uma cidade para a qual não tinhamos grandes expetativas, mas acabamos por ser surpreendidos pela sua autenticidade e pela simpatia das suas gentes. Uma alegre surpresa às portas do Planalto Tibetano!

Templo de Anjué, localizado no centro da cidade
Espreitando o seu interior
A 20 minutos do centro fica o Templo de Nanwu – localizado num local bem mais aprazível que o Templo de Anjué 
Difundindo no ar os mantras no Templo de Nanwu
Interior do Templo de Nanwu
O nosso templo favorito de Kanding, o Templo Jinggang (fica relativamente perto do Templo de Nanwu)
Pátio e portão de entrada do Templo Jinggang 
Rostos de Kangding

Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Tibete… aquele país que todos gostaríamos de visitar…!
    E parece que vamos poder fazê-lo com a vossa ajuda!!! 🙂

  2. É como diz a Clara Amorim, na falta de hipótese de visitar, visitamos com a vossa ajuda!

    Saudações!

  3. Olá Clara!
    Stay tuned 🙂 Ainda vai surgir mais material da região tibetana de Khan.

  4. Adorei o artigo! 🙂 e adoro existirem regiões fora da região autonoma do tibete que são realmente tibetanas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.