A cidade de Kangding (ou Dardo que é o seu nome original em tibetano) é para a maioria dos viajantes a porta de entrada na região de Khan, uma das mais antigas províncias tibetanas, casa dos Khampas, etnia tibetana famosa pela sua ferocidade em campo de batalha.
É verdade que hoje Khan faz oficialmente parte da província de Sichuan, mas basta olharmos em redor para percebermos que é mesmo só oficialmente. O espírito, esse continua a ser tibetano.
Não sendo uma cidade fantástica Kangding permite ao viajante um primeiro contacto com a cultura tibetana, e a sua baixa altitude (para padrões tibetanos a altitude entre os 2600 e os 2900 metros de Kangding é considerada muito baixinha) é a ideal para uma boa aclimatização antes de se prosseguir para o planalto tibetano (a somente 50kms de distância a altitude já supera muitas das vezes os 4000 metros).
Foi precisamente o que fizemos! Durante um par de dias deambulamos pela cidade, visitamos os seus templos budistas, onde as rodas de oração, os cavalos de vento e o sussurrar dos mantras está sempre presente; bebemos os primeiros chás de manteiga; degustamos iguarias tibetanas e trocamos as primeiras impressões com este povo que tão bem nos recebeu. E claro fomos ganhando fôlego para a nossa incursão no Planalto Tibetano.
A verdade é que Kangding era uma cidade para a qual não tinhamos grandes expetativas, mas acabamos por ser surpreendidos pela sua autenticidade e pela simpatia das suas gentes. Uma alegre surpresa às portas do Planalto Tibetano!
Templo de Anjué, localizado no centro da cidade |
Espreitando o seu interior |
A 20 minutos do centro fica o Templo de Nanwu – localizado num local bem mais aprazível que o Templo de Anjué |
Difundindo no ar os mantras no Templo de Nanwu |
Interior do Templo de Nanwu |
O nosso templo favorito de Kanding, o Templo Jinggang (fica relativamente perto do Templo de Nanwu) |
Pátio e portão de entrada do Templo Jinggang |
Rostos de Kangding |
Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Tibete… aquele país que todos gostaríamos de visitar…!
E parece que vamos poder fazê-lo com a vossa ajuda!!! 🙂
É como diz a Clara Amorim, na falta de hipótese de visitar, visitamos com a vossa ajuda!
Saudações!
Olá Clara!
Stay tuned 🙂 Ainda vai surgir mais material da região tibetana de Khan.
Olá Roadrunner!
Não custa nada dar uma mãozinha 🙂
Abraços
Adorei o artigo! 🙂 e adoro existirem regiões fora da região autonoma do tibete que são realmente tibetanas!
Obrigado Vento no Cabelo. Khan foi para nós uma enorme surpresa 🙂 Adoramos!
Bjs