Lago de Sanabria: o que visitar, trilhos e alojamento no Parque Natural

Lago de Sanabria: o que visitar

Criado em 1978, o Parque Natural do Lago de Sanabria e Serra Culebra depressa se tornou num destino de turismo de natureza dos mais populares em Espanha. Neste artigo mostramos o que ver e fazer no Lago de Sanabria para preparar a sua visita a este tesouro natural de rara beleza.

Lago de Sanabria: o que visitar
Mirador de los Peces – Visitar Lago de Sanabria

Fonte de lendas, senhor duma beleza singular e rodeado de paisagens montanhosas soberbas, visitar o Lago de Sanabria faz parte da lista de desejos de qualquer amante da natureza.

Lago de Sanabria: o que visitarEste belo lago glacial alimentado pelo imponente rio Tera, juntamente com a paisagem circundante modelada por glaciares da Era Quaternária, compensa qualquer viajante na sua visita ao Parque Natural do Lago de Sanabria.

Lago de Sanabria: o que visitarÉ o maior lago natural de origem glaciar da Península Ibérica e um dos maiores da Europa, com cerca de 1,5 km de largura, 3 km de cumprimento e 53 metros de profundidade. Porém, o cenário único deste parque natural esconde muitos mais segredos.

Lago de Sanabria: o que visitar
Laguna de los Peces – Visitar Lago de Sanabria

Grandes serras, inúmeras lagoas de montanha, cascatas idílicas (das quais se destacam as imponentes cascatas de Sotillo) e uma incrível biodiversidade de flora e fauna.

Lago de Sanabria: o que visitar
Puebla de Sanabria – um dos pueblos que tem de conhecer quando visitar os Lagos de Sanabria

Isto sem falar do património histórico-arquitetónico espalhado pelas povoações da região, com destaque para o centro histórico monumental de Puebla de Sanabria e o mosteiro românico de San Martín de Castañeda.

Aproveite a sua viagem ao Parque Natural dos Lagos de Sanabria e visite também a vila medieval de Puebla de Sanabria, a vizinha cidade de Bragança e o surpreendente Parque Natural de Montesinho.

Onde fica o Lago de Sanabria?

Lago de Sanabria: o que visitarO Lago de Sanabria integra, e é o ex-libris, do Parque Natural do Lago de Sanabria e Serra Culebra. Situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal. A 1.000 metros de altitude, o lago está rodeado de grandes picos, sendo Peña Trevinca o cume mais alto nos 2124 metros.

Este parque situa-se mesmo ao lado da Reserva Regional de Caza de Sierra de la Culebra e do Parque Natural de Montesinho (em Portugal), formando um conjunto de espaço de natureza ímpar na Ibéria. A Sierra da Culebra tem a maior densidade populacional de Lobo Ibérico da Península Ibérica, mais de mil veados e cerca de quinhentos corços.

Onde ficar a dormir no Lago de Sanabria? Sugestões de alojamento

Ficar a dormir num dos alojamentos que se encontram dentro do parque ou em redor do Lago de Sanabria é mais uma experiência de contacto íntimo com a natureza que não deve dispensar. Aqui poderá fazer campismo, alugar uma cabana de montanha ou sentir o aconchego duma casa rural tipicamente sanabresa. Caso procure mais luxo e acesso a mais serviços e restaurantes, o melhor será ficar alojado em Puebla de Sanabria. Não ficará tão próximo do lago, mas não lhe faltará nada.

Abaixo encontra o nosso alojamento favorito no Lago de Sanabria – testado e aprovado por nós – e sugestões de alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Nunca é demais lembrar: garanta hospedagem fazendo a sua reserva de quarto com o máximo de antecedência possível e opte sempre por reservar um alojamento que permita o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Villa Lucerna Sports & Hotel Resort

No Villa Lucerna Sports & Hotel Resort, mais do que uma casa que recebe de braços abertos, encontra um manancial de atividades ao ar livre que tornam a estadia inesquecível. Rodeada de floresta, aceite o desafio e a diversão do parque de tirolesas e arvorismo (com percursos para toda a família), trails e mountain biking, entre outras, que este alojamento disponibiliza. Descanse em quartos confortáveis e luminosos, desperte para o privilégio de receber os primeiros raios de sol do dia enquanto desfruta de vistas espetaculares, goze da despreocupação do regime de meia-pensão e relaxe.

Cabañas Madarsu

Caso deseje alojar-se numa cabana de madeira na montanha, em Vigo de Sanabria encontra das melhores e mais bem cotadas. Uma boa alternativa são as Cabañas Madarsu, localizadas numa ampla quinta dentro da povoação.

Cabañas de Madera Sanabria

As Cabañas de Madera Sanabria, com distância e privacidade entre os alojamentos, permite uma experiência mais imersiva de viver numa cabana no silêncio da montanha, numa espécie de aldeia da floresta.

Centro de Turismo Rural El Recreo

En San Martín de Castañeda, simpatia genuína e acolhedora dá-lhe as boas-vindas ao Centro de Turismo Rural El Recreo para que se sinta em casa. Com uma excelente relação qualidade-preço, os quartos com casa de banho privada são cómodos, limpos e equipados com aquecimento. Tem um restaurante onde brilha a cozinha típica sanabresa.

Clique para ver mais opções de alojamento no Lago de Sanabria

O que ver e fazer no Lago de Sanabria?

Quando visitar o Lago de Sanabria, terá um mundo de aventura à sua espera. Apesar de ser um lago de montanha, o clima temperado a húmido faz as águas cristalinas atingirem temperaturas até agradáveis na época estival. Para além de poder ir a banhos, há uma série de atividades que pode desfrutar.

Lago de Sanabria: o que visitarA procura crescente por atividades de outdoor, levou ao surgimento de vários parques de campismo e alojamentos de Turismo Rural e de Natureza ao redor do lago e empresas privadas de animação turística que oferecem um amplo leque de atividades. Até no inverno quando a neve cai no Lago de Sanabria e reveste o parque dum manto branco. Quer visitar o Lago de Sanabria só para relaxar? Há parques de merendas sob frondosa vegetação, restaurantes típicos e bares com esplanada para si.

Praias Fluviais do Lago de Sanabria

Lago de Sanabria: o que visitar
Praia de El Folgoso – Visitar Lago de Sanabria

O fantástico lago, com praias escondidas entre os arvoredos, é um dos grandes atrativos da Sanabria nos meses quentes de verão. Conta com praias de areia e pedra permeadas por áreas arborizadas, relvadas e muita natureza. As principais, que têm areal, são Custa Llago e Viquiella (a maior praia do Lago de Sanabria) no extremo oeste. Na orla sudeste encontram-se Los Enanos, El Pato e El Folgoso (conhecida pelo seu parque de campismo).

Cruzeiro Ambiental Sanabria – Helios Cousteau

Lago de Sanabria: o que visitar
Barco do Cruzeiro Ambiental do Lago de Sanabria

O Helios Cousteau foi o primeiro barco movido a energia eólica e solar do mundo. Quando visitar o Lago de Sanabria não perca a oportunidade de fazer o cruzeiro ambiental a bordo desta embarcação amiga do ambiente. Dotado do equipamento necessário para um passeio turístico e didático, poderá ver o lago “por dentro” através da câmara subaquática e do microscópio, passar ao largo da lendária Isla de las Moras e, para fechar, brindar ao excelente passeio com a típica sidra sanabresa.

Dica VagaMundos: dado que o seu passeio a bordo do Helios Costeau está sujeito a disponibilidade de datas, para não correr o risco de ficar em terra, recomendamos vivamente que reserve o seu passeio no cruzeiro ambiental com antecedência (e sem qualquer custo adicional) através da Civitatis.

Trilhos e Percursos Pedestres no Lago de Sanabria

O pedestrianismo é uma das atividades mais aliciantes e concorridas para quem vai visitar o Lago de Sanabria. O parque está muito bem fornecido de trilhos bem marcados e sinalizados que conduzem os amantes das caminhadas às pedras mais preciosas escondidas entre montanhas de granito, vales escarpados e vegetação luxuriante.

Há trilhos e percursos pedestres no Lago de Sanabria para todos os gostos sendo os mais emblemáticos os que nos levam a conhecer o Canhão do Rio Tera, as Cascatas de Sotillo e o Bosque Tejedelo com cerca de uma centena de Teixos milenares.

Cascatas de Sotillo – Trilhos do Lago de Sanabria

Ou, para os adeptos de desportos de alta montanha, o cume Peña Trevinca, o ponto mais alto do maciço galaico-leonês. Com sorte ainda se cruza com uma lontra (símbolo do parque), um corço, um gato montês ou uma águia real.

No outono, juntam-se as rotas micológicas e a brama dos veados às múltiplas razões para visitar o Lago de Sanabria.

Lago de Sanabria: o que visitar
Canhão do Rio Tera – Trilhos do Lago de Sanabria

Se botas e bastões não são para si, pode preferir alugar uma bicicleta BTT ou desfrutar dum passeio a cavalo.

Os melhores trilhos em redor do Lago de Sanabria e do parque natural, desde curtos e fáceis para fazer com crianças aos mais exigentes, são:

  • Senda de los Monjes: 4 km, linear, dificuldade média (desnível de 250 m), Ribadelago – San Martín de Castañeda
  • Senda del Cañón del Río Forcadura: 7 km, linear, dificuldade média (desnível de 500 m), Vigo de Sanabria – Laguna de los Peces
  • Cañón del Tera y Cueva de San Martín: 8 km (+4 km até à Cueva), linear, dificuldade média-alta (desnível 500 m + 350 m à Cueva), Ribadelago Viejo – Cueva de San Martín
  • Cascadas de Sotillo: 7 Km (ida e volta), linear, dificuldade média (desnível de 400 m), Sotillo de Sanabria – Cascadas de Sotillo
  • Bosque El Tejedelo (ou Teixedelo): 5,2 Km, linear, dificuldade média/alta (desnível 430m com trechos rochosos acentuados), parque de merendas Requejo de Sanabria – Bosque El Tejedelo

Outras atividades a desfrutar no Lago de Sanabria

As atividades no Lago de Sanabria estão longe de se resumir aos trilhos. Existem inúmeras empresas de animação turística que oferecem um vasto leque de atividades desportivas e de lazer no Lago de Sanabria. Na hora de escolher a atividade que mais lhe agrade, recorra aos serviços duma empresa especializada.

A pesca está permitida no Lago de Sanabria, tendo passado de atividade económica (vital na região) a prática desportiva. Inclusivamente, a truta vinda do Lago de Sanabria e dos cursos de água em redor tem destaque na gastronomia típica zamorana.

Às atividades náuticas mais clássicas e acessíveis como kayak, hidropedais e canoagem, juntou-se agora o SUP. Mergulho, vela e windsurf são outras atividades possíveis pois o lago tem águas límpidas para a primeira e ótimas condições de vento para as segundas.

O parapente e a asa delta são outras das atividades que leva os praticantes a visitar o Lago de Sanabria. Contudo, é preciso recorrer a uma empresa especializada na prática para obter a autorização.

Sierra de la Culebra

A Sierra de la Culebra é um tesouro de biodiversidade de flora e fauna. O seu maior valor está no facto de ser o lar de uma das maiores populações de lobos de toda a Europa, mais especificamente do Lobo Ibérico. Na vizinha aldeia de Robledo, o Centro do Lobo Ibérico de Castela e Leão está aberto ao público para visitas. É uma oportunidade única de conhecer mais de perto os lobos que vivem no centro em regime de semi-liberdade, até estarem garantidas as condições para serem devolvidos à liberdade.

Laguna de los Peces

A 1700 metros de altitude encontra-se esta lagoa, também de origem glaciar, que brinda o visitante com um entorno natural de alta montanha simplesmente idílico, tanto no local como pelo caminho. E daqui partem alguns dos trilhos mais emblemáticos do Parque Natural do Lago de Sanabria.

Monasterio de San Martín de Castañeda

Ao subir à Laguna de los Peces, passará pela localidade de San Martín de Castañeda. Num entorno belíssimo de serra, pomares, floresta e com o lago de Sanabria a seus pés, encontra o Monasterio de Santa María de San Martín de Castañeda. De traça românica, acolhe atualmente o Centro de Interpretación y Conocimiento del Parque Natural Lago de Sanabria. De paragem obrigatória para quem queira apreciar o monumento ou saber mais sobre o parque. Outro miradouro digno de paragem é o Mirador de los Peces, à beira da estrada acima do mosteiro. Pode deixar o drone em casa!

Ribadelago (Viejo)

Conhecida pelas piores razões (a tragédia do rebentamento da barragem que a 9 de janeiro de 1959 destruiu a aldeia e ceifou 144 vidas), Ribadelago é a mais icónica aldeia do Lago de Sanabria. , mas com uma localização perfeita para conhecer um dos maiores tesouros do parque, o Cañon del Tera. Se trilhos não é para si, pode ficar pela agradabilíssima margem do rio.

Puebla de Sanabria

O povoado medieval de Puebla de Sanabria é inegavelmente um dos mais pitorescos e antigos pueblos espanhóis tendo sido inclusivamente eleita como uma das Aldeias Mais Bonitas de Espanha. Detentora dum rico património arquitetónico, cultural, natural e rural, é reconhecida mundialmente como um destino turístico a não perder. O seu casco historico muito bem preservado, dominado por um castelo e repleto de casas brasonadas, brilha como uma pedra preciosa no estonteante entorno verdejante do Parque Natural Lago de Sanabria.

Para saber o que não pode perder na sua visita a Puebla de Sanabria recomendamos que leia o nosso Roteiro para visitar Pebla de Sanabria.

Mapa dos principais pontos de interesse do Lago de Sanabria


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos principais pontos de interesse a visitar no Lago de Sanabria.

Outros artigos de Espanha 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.