Visitar Lijiang (China): Roteiro para visitar a pérola do Yunnan

lijiang-china
Lijiang

A nossa primeira paragem na região do Yunnan foi a Cidade Velha de Lijiang. Situada no sopé da Montanha do Dragão de Jade cujo cume está geralmente nevado o ano inteiro. É dos pontos turísticos mais populares da China e percebemos bem o porquê.

Lijiang é mais do que encantadora. Ao contrário de todas as cidades antigas que havíamos visitado até então, Lijiang está livre de qualquer rigidez geométrica.

Ruas e ruelas sinuosas confluem todas para a Praça Quadrangular, o coração da velha cidade. Se há local na cidade onde nos devemos deter por um bocado, é aqui.

Podemos apreciar as danças tradicionais Naxi, carregadores transportando mercadorias, artistas tocando as melodias tradicionais.

O chão empedrado e puído denuncia a antiguidade, pequenos canais que fluem por todo o lado, e as típicas casas de madeira conferem-lhe um ar genuíno.

Historicamente Lijiang foi um entreposto comercial de peso e um centro político e cultural. Nos seus mais de 800 anos de história conseguiu de alguma forma combinar vários elementos das 20 etnias (Naxi, Bai, Yi, Pumi, Tibetanos, Lisu entre outras) que aqui residem e criar uma identidade própria.

Logo, é um excelente ponto de paragem para um estudo antropológico, principalmente se o interesse se focar na organização matriarcal da etnia Naxi, cuja maioria reside na zona administrativa de Lijiang.

Pelo mundo inteiro, já percorremos cidades velhas com o seu característico labirinto de quelhas, ruelas e vielas. Mas nunca encontramos uma tão enredada.

Foi preciso um dia inteiro para nos conseguirmos adaptar. Mas passada essa sensação de “perdidos no labirinto”, tornou-se muito mais divertido explorar a cidade. Afinal de contas, uma das melhores sensações que vivemos em viagem é quando chegamos aquele ponto em que já nem olhamos para o mapa.

Em 1996 a Cidade Velha foi listada pela UNESCO. Anualmente, Lijiang recebe cerca de 5 milhões de visitantes. Em hora de ponta, os engarrafamentos de pessoas são uma realidade na pequena Lijiang.

Nessa altura há que fugir das multidões e perder-se nas ruelas menos populares mas igualmente encantadores, e, na maioria das vezes, mais autênticas.

Com este turismo massivo, há o receio que esta pequena pérola perca a sua autenticidade; os preços inflacionados e surgimento descontrolado de negócios que nada têm a ver com a região nem com o país, são já disso um claro sinal.

É na fuga às hordas de turistas que muitas vezes encontramos as cenas do quotidiano ou os sítios que nos ficam mais gravados na memória.

Foi o caso do grande mercado Zhongyi onde agricultores, comerciantes e locais trocam produtos e histórias, onde a enorme variedade de produtos (para nós desconhecidos) justifica a diversidade da gastronomia chinesa, onde o quotidiano ocorre sem plasticidade.

Foi numa dessas fugas que nos deparamos com as Portuguese egg tarts: podem não saber ao nosso pastel de nata, mas são inconfundíveis para qualquer português, e livraram-nos de muito pequeno-almoço de noodles.

Árvore dos Desejos, com os sinos de vento Dongba

 

O jardim do Dragão Branco e ao fundo a Colina do Leão, o melhor sítio para descobrir os miradouros da cidade

 

“Passeando” o passarinho

 

White Horse Dragon Pool: fontanário tradicional com 3 tanques de água, um para consumo, outro para lavar os legumes frescos do mercado ali ao lado e o terceiro para lavar roupa

 

Templo Dongba em Lijiang

Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei Lijiang, pois adoro as cores e não sou fã de geometria!
    Deve serbem legal passar debaixo desses sinos de vento, não!

    beijos para vocês, Vagamundos

    Bia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.