Visitar Lijiang (China): Roteiro para visitar a pérola do Yunnan

lijiang-china
Lijiang

A nossa primeira paragem na região do Yunnan foi a Cidade Velha de Lijiang. Situada no sopé da Montanha do Dragão de Jade cujo cume está geralmente nevado o ano inteiro. É dos pontos turísticos mais populares da China e percebemos bem o porquê.

Lijiang é mais do que encantadora. Ao contrário de todas as cidades antigas que havíamos visitado até então, Lijiang está livre de qualquer rigidez geométrica.

Ruas e ruelas sinuosas confluem todas para a Praça Quadrangular, o coração da velha cidade. Se há local na cidade onde nos devemos deter por um bocado, é aqui.

Podemos apreciar as danças tradicionais Naxi, carregadores transportando mercadorias, artistas tocando as melodias tradicionais.

O chão empedrado e puído denuncia a antiguidade, pequenos canais que fluem por todo o lado, e as típicas casas de madeira conferem-lhe um ar genuíno.

Historicamente Lijiang foi um entreposto comercial de peso e um centro político e cultural. Nos seus mais de 800 anos de história conseguiu de alguma forma combinar vários elementos das 20 etnias (Naxi, Bai, Yi, Pumi, Tibetanos, Lisu entre outras) que aqui residem e criar uma identidade própria.

Logo, é um excelente ponto de paragem para um estudo antropológico, principalmente se o interesse se focar na organização matriarcal da etnia Naxi, cuja maioria reside na zona administrativa de Lijiang.

Pelo mundo inteiro, já percorremos cidades velhas com o seu característico labirinto de quelhas, ruelas e vielas. Mas nunca encontramos uma tão enredada.

Foi preciso um dia inteiro para nos conseguirmos adaptar. Mas passada essa sensação de “perdidos no labirinto”, tornou-se muito mais divertido explorar a cidade. Afinal de contas, uma das melhores sensações que vivemos em viagem é quando chegamos aquele ponto em que já nem olhamos para o mapa.

Em 1996 a Cidade Velha foi listada pela UNESCO. Anualmente, Lijiang recebe cerca de 5 milhões de visitantes. Em hora de ponta, os engarrafamentos de pessoas são uma realidade na pequena Lijiang.

Nessa altura há que fugir das multidões e perder-se nas ruelas menos populares mas igualmente encantadores, e, na maioria das vezes, mais autênticas.

Com este turismo massivo, há o receio que esta pequena pérola perca a sua autenticidade; os preços inflacionados e surgimento descontrolado de negócios que nada têm a ver com a região nem com o país, são já disso um claro sinal.

É na fuga às hordas de turistas que muitas vezes encontramos as cenas do quotidiano ou os sítios que nos ficam mais gravados na memória.

Foi o caso do grande mercado Zhongyi onde agricultores, comerciantes e locais trocam produtos e histórias, onde a enorme variedade de produtos (para nós desconhecidos) justifica a diversidade da gastronomia chinesa, onde o quotidiano ocorre sem plasticidade.

Foi numa dessas fugas que nos deparamos com as Portuguese egg tarts: podem não saber ao nosso pastel de nata, mas são inconfundíveis para qualquer português, e livraram-nos de muito pequeno-almoço de noodles.

Árvore dos Desejos, com os sinos de vento Dongba

 

O jardim do Dragão Branco e ao fundo a Colina do Leão, o melhor sítio para descobrir os miradouros da cidade

 

“Passeando” o passarinho

 

White Horse Dragon Pool: fontanário tradicional com 3 tanques de água, um para consumo, outro para lavar os legumes frescos do mercado ali ao lado e o terceiro para lavar roupa

 

Templo Dongba em Lijiang

Clique para ler o nosso Guia de Viagem da China


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei Lijiang, pois adoro as cores e não sou fã de geometria!
    Deve serbem legal passar debaixo desses sinos de vento, não!

    beijos para vocês, Vagamundos

    Bia

  2. Olá Bia. Foi uma sensação muito boa. Adoramos o labirinto de ruas que é Lijiang 🙂
    Beijinhos nossos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.