Lima II – Downtown

Continuamos o nosso passeio em Lima visitando a Plaza San Martin, que já fica localizada no interior da capital. Como fica algo longe do mar, é aconselhável apanhar um meio de transporte e nada mais castiço do que um autocarro peruano para fazer o serviço. Se na zona junto ao mar conseguimos encontrar alguma calma, o mesmo não se pode dizer do centro de Lima.

A confusão e a poluição voltaram a fazer-nos companhia, mas isso não nos impediu de apreciar as belezas da cidade, onde é possível encontrar autênticos oásis, como é o caso da já referida praça, onde se pode ver a estátua do General José de San Martín, o argentino que conduziu os peruanos à sua independência no já remoto ano de 1821. De referir que é nesta praça que fica localizado o famoso hotel Bolívar, local onde se diz que foi inventada a bebida nacional peruana, o Pisco Sour.

Já atestados com a “gasosa” local rumamos até à maior praça de Lima, a Plaza Mayor (ou Plaza de Armas), centro colonial da capital. Aqui podemos encontrar o Palácio Presidencial (com um pouco de sorte é possível ver uma parada militar), a Catedral de Lima (merecedora de uma visita atenta), o palácio do Arcebispo e a Câmara Municipal. Nos arredores da praça é possível encontrar inúmeros vendedores de rua com as suas bancas montadas, assim como um espaço de galerias. Na praça em si também não faltam os típicos vendedores peruanos a tentarem vender-nos pequenos “recuerdos” em troca de umas moeditas.

Bem perto da Plaza Mayor encontramos a igreja e o convento de San Francisco. Para além da beleza indesfarçavel da igreja, a mesma contém uma imagem da última ceia diferente do habitual (nela Jesus e os apóstolos estão a alimentar-se de “cuy” – porco-da-índia – e beber chicha o que dá um toque peruano à passagem bíblica). Também os jardins do convento são um local extremamente agradável, conseguindo-se fugir por alguns instantes ao rebuliço da cidade. Ainda no convento é imperioso fazer uma visita às suas catacumbas, onde estão sepultados inúmeros membros do clero peruano.

À saída da igreja, encontramos inúmeros engraxadores, que por estas bandas são bem sofisticados, fornecendo aos seus clientes um autêntico assento imperial enquanto primorosamente levam a cabo a sua arte. Depois de corrermos meia Lima, sem dúvida que já nos fazia jeito uma engraxadela repousante, por isso foi difícil resistir ao apelo dos artistas da graxa.

Mas se a esses lá conseguimos dizer que não, o mesmo não podemos dizer ao chamamento do mar. E lá fomos nós até uma das praias de seixos de Lima dizer um “até breve” ao Pacífico. Voltaríamos a ver-nos em breve, mas já em território chileno. Mas antes disso a nossa rota levou-nos a Cusco e a Machu Picchu…


Clique para ler o nosso Guia de Viagem do Peru


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. VagaMundos,

    Hummm logo esta primeira foto de belos seixos humedecidos pelos beijos desse mar sereno, me deixa água na boca… Tb quero!!!

  2. De facto apanhamos o Oceano Pacifico, muito pacifico. Pelo que ouvimos dizer não costuma ser assim 🙂

  3. Excelente foto! Mais parecem aquelas pequenas pedritas que pomos no aquário, mas pelo vistos devem ser uns grandes calhaus.

  4. Olá Paulo e Graça. Obrigado pela visita e pelo feedback. De facto os seixos estão mais perto de serem pedritas do que calhaus.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.