Loriga, o que visitar | Praia Fluvial de Loriga e Alojamentos – Serra da Estrela

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e Alojamentos

Visitar Loriga, no concelho de Seia, é visitar uma das mais apaixonantes povoações da Serra da Estrela. As espantosas paisagens da sua localização geográfica agraciaram-na com o apelido de “Suíça Portuguesa”, um cognome que lhe assenta que nem uma luva.

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e Alojamentos

Esta vila serrana está situada a cerca de 770 metros de altitude, entre curvas insinuantes de montes e vales. Rodeiam-na imponentes montanhas, como a Penha do Gato (1771 metros de altitude) e a Penha do Abutre (1828 metros de altitude). No seu coração correm as águas rumorejantes da Ribeira de Loriga formada pelos cursos de água que descem da serra. Aqui, respira-se ar do mais puro que há.

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosFundada por romanos e grande centro da indústria de lanifícios, o povoado deixa qualquer um boquiaberto com os seus atributos, a maravilhosa Praia Fluvial de Loriga e os fotogénicos socalcos que rodeiam a vila. Fruto do esforço e da energia despendida pelo homem para aproveitamento do solo para a agricultura numa região de relevo muito acentuado, os socalcos são ainda mais apaixonantes com o virar das estações.

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosPara os amantes dos trilhos e dos percursos pedestres, Loriga oferece muitas alternativas de caminhadas por entre caminhos de pastores, um vale glaciar, covões, barragens, levadas, eiras e socalcos. Há literalmente trilhos para todos os gostos, com vários níveis de dificuldade, capazes de agradar tanto os que se estão a iniciar nas caminhadas de montanha como os mais experientes caminheiros.

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosE a somar a tudo isto tem ainda à sua espera um sem número de iguarias da gastronomia serrana para degustar. Após um dia em cheio a visitar Loriga e arredores reponha energias com uma feijoada de feijoca ou cabrito no forno, barre Queijo da Serra na broa de milho local, adoce com um carolo, uma botelha ou uma fatia de delicioso Bolo Negro de Loriga, e remate com aguardente de zimbro.

Como vê, Loriga tem todos os atributos para ser uma estupenda escapadinha na natureza!

Onde fica e como chegar a Loriga

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosLoriga está na base dum dos deslumbrantes vales glaciares da Serra da Estrela, a somente 18 km de Seia e a 40 km da Covilhã.

Partindo de Seia basta tomar a N231 e em pouco mais de 20 minutos está a chegar à vila serrana. Da Covilhã a viagem é mais demorada (quase 1 hora) mas igualmente fácil. Siga pela cénica estrada N339 até ao cruzamento que dá acesso à Lagoa Comprida e posteriormente siga pela N231. As paisagens com que vai ser brindado pelo caminho são simplesmente estonteantes!

Curiosidade: apesar de Loriga ser uma vila, integra a Rede de Aldeias de Montanha da Serra da Estrela. E por isso mesmo figura no nosso artigo das melhores Aldeias Históricas da Serra da Estrela. Não deixe de ler!

Quando visitar Loriga

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosTodas as estações são boas para visitar Loriga, sendo que a escolha depende muito dos seus interesses.

Se o objetivo for desfrutar da singular Praia Fluvial de Loriga, ou ir a banhos nas lagoas e cascatas formadas pela ribeira de Loriga e seus afluentes, nada bate o verão.

Na primavera e no outono a Serra da Estrela explode de cor e as temperaturas amenas fazem com que sejam as estações perfeitas para os amantes das caminhadas.

No inverno a serra veste-se de branco e transforma-se num verdadeiro playground de desportos de inverno. E como a vila fica a somente 20 km da Torre da Serra da Estrela, a proximidade faz dela uma excelente base para ir desfrutar da neve.

O que ver e fazer em Loriga: locais a visitar e experiências a não perder

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e Alojamentos
Igreja Matriz
  • Deambular pelas castiças ruas e ruelas de Loriga onde irá encontrar um sem número de fontanários. No seu passeio não deixe de visitar as Capelas de São Sebastião e da Nossa Senhora do Carmo e o Pelourinho.
  • Visitar a histórica Igreja Matriz e o Santuário de Nossa Senhora da Guia
  • Ir ao Miradouro da Penha d’Águia para desfrutar de fantásticas vistas panorâmicas sobre os socalcos de Loriga
  • Visitar a Ponte Romana sobre a Ribeira das Naves e percorrer um troço da Calçada Romana de Loriga
  • Lavar a vista e ir a banhos (se for verão claro) na deslumbrante Praia Fluvial de Loriga
  • Percorrer o Trilho da Rota da Levada, pelo Vale da Ribeira de Loriga, para ir conhecer o Poço da Broca de Serapitel, uma das lagoas e cascatas mais bonitas da Serra da Estrela
  • Aventurar-se pelos caminhos dos pastores pela Rota da Garganta de Loriga rumo ao ponto mais alto de Portugal Continental

Praia Fluvial de Loriga

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosO cenário envolvente da Praia Fluvial de Loriga é simplesmente maravilhoso. A praia, que é no fundo uma série de pequenas piscinas fluviais, fica situada num vale glaciar e está rodeada de imponentes montanhas que nos fazem sentir tão pequeninos. Loriga é bonita o ano inteiro, mas por causa da sua praia fluvial atrai como mel no verão.

As águas que alimentam as piscinas provêm da ribeira de Loriga e são tão límpidas e cristalinas que até nos fazem questionar se não estaremos noutras latitudes. Contudo, basta um mergulho para confirmar que estamos em plena Serra da Estrela. Apesar das águas serem geladas, esta é, sem sombra de dúvidas, uma das praias fluviais mais bonitas de Portugal.

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e AlojamentosA Praia Fluvial de Loriga fica localizada a somente 1 km do centro da vila. Como tal, pode optar por ir de carro ou a pé. Se for no verão, esta é a melhor opção pois não é fácil encontrar estacionamento junto à praia.

A nível de infraestruturas de apoio tem tudo o que precisa para um dia bem passado, com destaque para parque de merendas, bar de apoio com esplanada, parque para bicicletas, WC, balneários e até um parque infantil para gáudio dos mais pequenos.

Melhores Trilhos e Percursos Pedestre em Loriga

Loriga é uma autêntica meca para os amantes de caminhadas. No total existem 6 percursos pedestres devidamente marcados e com vários níveis de dificuldade aos quais se soma mais uma mão cheia de trilhos não sinalizados, com destaque para o rasgadinho Trilho da Penha dos Abutres. Abaixo encontra uma breve descrição dos nossos favoritos:

Trilho Rota da Garganta de Loriga

Os mais audazes vão adorar o desafiante trilho Rota da Garganta de Loriga, que faz a ligação entre a vila de Loriga o planalto superior da Serra da Estrela por percursos apenas utilizados por pastores. Não é à toa que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores percursos pedestres de Portugal! A envolvência com a natureza é simplesmente soberba e tem tanto de belo como de exigente.

Entre os locais mais emblemáticos deste trilho figuram o Vale Glaciar de Loriga, os Covões do Boleiro, do Meio, da Nave e da Areia, a barragem do Covão de Meio e a Eira da Pedra. Se é um caminhante experiente e gosta de um bom desafio, nem hesite!

Atenção: apesar do trilho ser relativamente curto é mesmo muito exigente e no inverno pode estar coberto de neve. Como tal, a não ser que tenha muita experiência em caminhadas em alta montanha, deve evitar totalmente este trilho entre novembro e abril.

Informação prática do percurso pedestre Rota da Garganta de Loriga

  • Distância: 9 km
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Salgadeiras; EN338, km 27 / Carreira (Loriga)

Clique para saber mais e descarregar o track GPS da Rota da Garganta de Loriga

Trilho Rota da Levada

A Rota da Levada é outro dos nossos trilhos favoritos de Loriga. A rota liga a vila à aldeia de xisto de Cabeça, acompanhando a levada comunitária.

Entre os muitos pontos de interesse deste percurso destacamos o vale da Ribeira de Loriga, os moinhos de água, os famosos socalcos agrícolas de Loriga, o Poço da Broca de Serapitel (com a sua maravilhosa cascata de água cristalina) e as Marmitas de Gigante

Informação prática do Trilho Rota da Levada

  • Distância: 16 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: moderada
  • Local de Partida/Chegada: Loriga

Clique para saber mais e descarregar o track GPS do Trilho Rota da Levada

O que visitar perto de Loriga

Covão dos Conchos

Quando for visitar Loriga, aproveite para conhecer outros encantos da região da Serra da Estrela. Até porque bem pertinho de Loriga encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Loriga (clique nas respetivas localizações para saber o que visitar em cada um dos destinos):

Onde ficar a dormir em Loriga? Sugestões de alojamento

Loriga Hostel – Feel Nature: hostel económico com opção cama em dormitório ou quartos (até 4 pax, alguns com casa de banho privativa). Disponibiliza terraço, jardim, armazém de equipamento de esqui, salão e cozinha partilhados, WiFi gratuito. Opção pequeno almoço incluído ou não.

O Vicente: um bed & breakfast muito popular. Dispõe de quartos aclimatizados (até 4 pax) confortáveis e funcionais, muito limpos e atualizados, munidos de casa de banho privativa e TV. Pequeno almoço (muito bom) incluído no preço. As comodidades incluem restaurante, bar e terraço exterior.

Casa da Carvalha: excecional chalet de montanha, aconchegante, aclimatizado e super limpo, para famílias ou grupos de 6 pessoas, em estadias independentes. Com um pátio e jardim, inclui 2 quartos, uma sala de estar, TV ecrã plano por cabo, WiFi (fibra) gratuito, uma cozinha equipada e 3 casas de banho.

Clique para ver mais opções de alojamento em Loriga

Onde comer em Loriga?

Loriga | Serra da Estrela: o que visitar, Praia Fluvial de Loriga e Alojamentos
Cabrito no Forno com Batata Assada

Restaurante O Vicente

O cabrito no forno com batata assada e o bacalhau com broa são de comer e chorar por mais. Para sobremesas recomendados o bolo de requeijão e o incontornável Bolo Negro. Feche o repasto com um Licor de Zimbro e garantimos que vai dormir que nem um bebé.

Mapa dos pontos de interesse a visitar em Loriga (e arredores)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a visitar em Loriga.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de PortugalBelmonte | Cascata da Cabreia | Cascata da Pedra da Ferida | Castelo de Bode | Castro Daire | CoimbraEstações Náuticas Centro de Portugal | Ferreira do ZêzereFigueira da FozFoz do Cobrão | Passadiços do Orvalho | Passadiços das Fragas de São SimãoPenamacor | Dornes | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Oeste de Portugal | Ourém | Praias Fluviais Centro de Portugal | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Seia | Serras de Aire e CandeeirosSanta Comba DãoSerra do AçorSerra da Estrela | Serra da Lousã | Tomar | Vila de ReiViseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente divulgação da bela, muito antiga, e histórica vila de Loriga!
    Muito obrigado por divulgarem a minha muito querida terra natal!
    Loriga precisa cada vez mais deste tipo de divulgação, e principalmente precisa que todos os loriguenses amem a sua terra, lutem por ela, e que coloquem os interesses de Loriga acima dos seus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.