Visitar Los Angeles (LA) – Roteiro para conhecer a Meca do cinema

los angeles

El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula, este foi o melhor nome encontrado pelo governador espanhol que fundou o povoado em 1781. Bem mais extenso que a sua habitual designação mais contemporânea: LA.

O melhor de Los Angeles (Califórnia) – principais pontos de interesse turístico 

Los Angeles é um nome com o qual a maioria de nós se familiariza quando é (inevitavelmente) sujeito ao ritual de iniciação do fascínio pelo cinema. É certo que muito do que caracteriza a cidade hoje advém do impacto que exerceu, tanto a nível interno como mundial, com o apogeu do cinema. A indústria encontrou em LA um “lar” perfeito.

A sala de cinema mais famosa será certamente Kodak Theatre, casa permanente da cerimónia anual de entrega dos Oscares, cujo nome foi alterado em 2012 para Dolby Theatre. Este é, sem dúvida, um ponto de passagem obrigatória para quem pisa o Walk of Fame, na árdua demanda da sua estrela de cinema favorita no polido e brilhante passeio da fama na Hollywood Boulevard. São muitas as salas de cinema cujos nomes ainda soam familiares nalgum recanto da memória: Roxie Theatre, Egyptian Theatre, Orpheum Theatre, Chinese Theatre.

Para os amantes e entusiastas da arte não faltam motivos para visitar capital do cinema: museus das estrelas, dos dilmes e dos adereços, visitas guiadas às casas das estrelas, a fotografia de praxe no Hollywood Sign (o postal mais famoso de Los Angeles), a visita aos estúdios de cinema. Quiça não têm a sorte de fazer uma selfie com algum famoso!? Nessa impossibilidade, há sempre “estrelas” que, em troca duma gorgeta, aceitam posar com o comum dos mortais.

Mas a metrópole californiana detém muitos mais superlativos do que apenas ser a Meca da sétima arte. É provavelmente a cidade mais Americana de toda a América. O epíteto associado aos Estados Unidos como “melting pot” não podia estar mais bem representado do que aqui.

Los Angeles atrai uma quantidade impressionante de pessoas de todo o mundo em busca do grande sonho americano, quer ele seja a busca da fama ou apenas o sustento das famílias que ficaram lá longe.

É por isso que vale a pena visitar os seus bairros étnicos, principalmente o “Pueblo” onde tudo isto nasceu: El Pueblo de Los Angeles. Compacta, colorida e sem-carros. É verdade, é como entrar numa aldeia mexicana!

Mas para quem não saiba, todos os estados sulistas dos EUA foram fundados pelos espanhóis e, com a independência, muitos pertenceram ao México. No meio das casas de adobe, um mercado de artesanato, tasquinhas de comida caseira tex-mex e uma casa museu mais que merecem a demora. A mítica Union Station, toda decorada em glamoroso estilo art-deco e cenário de filmes de culto como “Blade Runner”, fica a dois passos.

A uns passos dali, entramos na Chinatown, incontornável em toda a grande cidade americana.
Se ainda não chegar têm sempre a Little Tokyo repleta de pequenos espaços ajardinados e de templos budistas.

E a incontornável Santa Monica Beach fica a uma relativa distância, mas longa hora de trânsito. Como resistir a um passeio pelo Pontão de Santa Monica, onde as diversões aliciam todos, miúdos e graúdos, e os seguidores de Kerouac podem contemplar o fim da mítica Route 66. Ironicamente, este foi o nosso ponto de partida para uma “road-trip” na mais pura aceção da palavra.

LA é também a cidade de extremos absolutos: a ostentação e a pobreza, os “aristocráticos” fundadores e os recém-chegados, os mais belos e os mais vulgares, os mais eruditos e os mais ingénuos. LA muda mentalidades e forja tendências. Todo o mundo tem os olhos postos no que aqui surge como novidade, aliás é isto que caracteriza todo o estado da Califórnia, sempre na vanguarda.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma excelente crónica. Meus amigos quanto à pergunta relativamente aos passeios na Tapada de Mafra eu penso que é possivel fazer sem guia. Hoje venho também para agradecer o vosso carinho ao terem festejado comigo um momento de grande alegria, pois para mim ir ser avó é algo de mágico e especial. Obrigado do coração pela sua preciosa mensagem. “A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas. “(Francis Bacon)
    Beijinhos
    Maria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.