Lubeck é singular e fascinante e está entre os nossos destinos favoritos do norte da Alemanha. Fundada em 1143, é um belo quadro urbano de romantismo e herança histórico-cultural. O maravilhoso panorama da cidade é marcado, ainda nos nossos dias, por um ambiente medieval. Lubeck tem monumentos que lembram o seu passado glorioso como cidade livre hanseática. A Cidade dos Sete Pináculos foi, inclusivamente, uma das cidades europeias mais abastadas na Idade Média. A outrora Capital da Liga Hanseática foi uma das mais poderosas durante séculos.
Conteúdo deste Artigo
Lubeck, um destino europeu cultural
Lubeck tem acolhido ao longo dos anos inúmeros artistas, Heinrich e Thomas Mann, o pintor e escultor Bernd Notke, o músico Dietrich Buxtehude, o poeta Emanuel Geibel e o controverso Gunter Grass. Inclusivamente, a cidade de Lubeck orgulha-se de deter três galardoados com o Prémio Nobel: Thomas Mann, Willy Brandt e Gunter Grass. Como é natural, isso reflete-se no espírito artístico e cultural da cidade, onde sempre algo acontece. São inúmeros os mercados de rua, as feiras medievais, os concertos nas igrejas e afins. Não é por isso de admirar que Lubeck clame para si o título de capital cultural do norte.
Poderá também gostar de ler os nossos roteiros de Berlim, Hamburgo, Bremen e Munique
Porquê visitar Lubeck?
Quando visitar?
O que ver e fazer?
Desde a mais antiga Rathaus da Alemanha, às igrejas e campanários mais altos passando pelas mansões medievais dos mercadores, há muito o que ver e fazer em Lubeck. Dentre os pontos de interesse que a seguir listamos, não deixe de visitar a área norte da ilha. A zona de Koberg data do século XIII e é uma das mais bem preservadas da cidade. Venha explorar a cidade seguindo este roteiro de Lubeck por entre becos e vielas com as suas pequenas casas e atmosfera singular.
Holstentor
Uma vez em Lübeck é inevitável visitar Holstentor, o grande símbolo da cidade. Construído entre 1464 e 1478, o propósito deste pórtico imponente contemplava o papel de baluarte de defesa e manifestação de prestígio. Compreensível visto que Lubeck foi durante séculos a cidade mais importante no comércio marítimo do norte da Europa.
No topo da arcada que assenta nas duas enormes torres redondas encontramos o brasão da cidade e a inscrição em Latim CONCORDIA DOMI FORIS PAX – harmonia em casa, paz externa. Duas estátuas de leões figuram como majestosos guardiões da entrada da cidade. No interior, o Museu Holstentor exibe modelos históricos de navios, armaduras, armas e instrumentos mercantis que nos dão uma visão sobre o tempo da Liga Hanseática.
Rathaus
A Rathaus (Câmara Municipal) é indubitavelmente uma das mais belas de toda a Alemanha, e a Alemanha é pródiga em construir magníficas Rathaus. Este magnífico edifício data de 1230 e transmite uma mensagem de poder e esplendor. É constituída por três edifícios com pináculos entre eles um salão de reuniões comerciais e políticas, um salão para eventos sociais e um grande salão de audiências.
Dica: As portas assimétricas do salão de audiências salão têm uma razão de ser. Os arguidos ilibados saíam pela porta grande, os culpados pela porta pequena em sinal de humilhação.
Heilig-Geist-Hospital
O Hospital do Espírito Santo, é o mais antigo da Europa. Baluarte de caridade e responsabilidade social do qual Lubeck se orgulha. Desde o século XIII que os enfermos e idosos recebiam aqui cuidados de saúde. Praticamente inalterado, o hospital funcionou até aos anos 60. No interior pode ver frescos góticos, o salão abobadado e as minúsculas divisões para tratamento dos doentes, denominadas Kabäuschen. Durante o Advento recebe uma famosa feira de artesanato e artes performativas que o transportam à Idade Média.
As igrejas de Lubeck
Lubeck deve o epíteto de Cidade dos Sete Pináculos às sete torres das suas belíssimas cinco igrejas medievais.
A estrela é St. Marien Kirche: é a terceira maior igreja da Alemanha e, quando visitar, descubra o que o diabo, um rato e esta igreja têm em comum.
Imperdível é também a subida à torre da St. Petri Kirche pois de lá obtém-se simplesmente a melhor vista panorâmica sobre a cidade. E como a subida é feita de elevador não há que ter medo.
A Catedral é a igreja mais antiga (1173). Praticamente destruída durante a II Guerra Mundial pela aviação aliada, só em 1973 foi novamente consagrada após a reconstrução segundo a planta original.
A St. Jakobi Kirche é a igreja de predileção dos marinheiros desde a Idade Média. A St. Aegidien Kirche é a mais pequena de todas, o que não a torna menos impressionante com o seu interior primorosamente decorado com pinturas góticas e elementos barrocos e renascentistas.
Lubeck, cidade de museus
Lubeck tem um sem número de museus culturais, artístico e históricos que se espalham um pouco por toda a cidade. Desde o museu da história da cidade até às casas-museu dos seus Prémios Nobel, há muitos museus temáticos por onde escolher. Destacamos o Museu da Marioneta, o maior do género no mundo.
Lubeck, capital do marzipan
Lubeck é também conhecida por ser a capital do marzipan, um doce de amêndoa típico dos países nórdicos. A pasta de amêndoa e açucar é moldado nas mais diversas formas, dos tradicionais corações, a barcos, casas, animais e pessoas. Niederegger é a fábrica mais afamada da cidade. As casas que comercializam o marzipan fazem-nos sentir no país das maravilhas, versão doçaria.
E visitas feitas, deixe-se perder pelas ruas e ruelas, becos e travessas de Lubeck (Gäng) ou pelas românticas margens do Trave, terminando o dia numa das muitas esplanadas que por lá se encontram.
Onde dormir?
Lubeck dezenas de ofertas de alojamento. Poucos hostels, muitos hotéis mas o castiço é o alojamento local. A oferta é vasta e permite ter a verdadeira sensação do que é viver como um local num apartamento da histórica Lubeck.
O B&B Hotel Lübeck é o que tem a maior procura dentro da classe dos alojamentos económicos. Ferienwohnung Coco, Apartments Friederike destacam-se pelo preço económico e pela localização central. Jessop Haus e Fischer Apartment são os mais bem pontuados pelos viajantes. O Hotel Hanseatic permite encontrar estacionamento nas imediações.
O Hotel Stadt Lübeck é a estrela dos alojamentos de preço médio: o mais procurado e reservado. Para quem procura mais conforto Centro Hotel Kaiserhof, o irmão mais modesto do Centro Hotel Kaiserhof Deluxe, é um dos favoritos dos viajantes. Do mesmo género, Riverside Apartments é um alojamento local com personalidade. O Stadt-gut-Hotel Baltic Hotel de gestão familiar é uma boa escolha para tranquilidade.
Na classe superior ou de luxo, o Hotel Haase é o favorito dos viajantes com uma localização perfeita e bom restaurante. O clássico Hotel Anno 1216 situado num edifício histórico, dá cartas no luxo e comodidade. Atlantic Hotel Lübeck de linhas modernas, oferece estacionamento, é pet-friendly e tem ótima cotação. No topo da categoria estão o Park Inn by Radisson Lübeck frente à Sala de Congressos e Concertos e o Radisson Blu Senator Hotel, cinco estrelas com piscina e sauna.
Para terminar, não poderíamos falar desta cidade sem destacar o seu Mercado de Natal (Weihnachtsmarkt), que é seguramente um dos mais bonitos de toda a Alemanha e que transforma, esta já de si encantadora cidade, num autêntico lugar de sonho. Recomendamos a todos os que visitem o norte da Alemanha que não percam este tesouro doutros tempos. Vá a Lubeck… E deixe-se apaixonar!
Informação prática
- Visite o site oficial do Turismo de Lubeck com mais informação detalhada dos pontos de interesse de Lubeck. Passe pelo Posto de Turismo ao pé da Holstentor para recolher um mapa da cidade e obter ajuda na programação da sua visita.
- Pode ainda tomar um café neste posto e centro de boas-vindas enquanto aprecia tranquilamente a melhor vista para o símbolo da cidade, Holstentor. Para tirar boas fotografias, aproveite a parte da tarde.
- Lubeck explora-se melhor a pé. Lembre-se que no seu passeio pelas vielas e travessas está a usar propriedade privada, portanto seja respeitoso. Aqui tem um mapa com uma sugestão de passeio a pé.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Oi! Como vai? Adorei seu post mas não encontrei a informação de como chegar a lubeck saindo de Hamburgo. Vamos agora em agosto e fazemos nossas viagens usando bus e trem. Desde já obrigada.
Obrigado pelo feedback. A melhor forma de chegar a Lubeck saindo de Hamburgo é de trem. A estação central de Hamburgo e Lubeck são muito centrais e não precisa de apanhar mais nenhum transporte em Lubeck. Dá para fazer tudo a pé.
Boa viagem!