Machu Picchu: visitar a cidade perdida dos Incas

Machu Picchu é considerado o maior símbolo do Império Inca, tendo sido descoberto pelo historiador americano Hiram Bingham, que lhe deu o cognome de “a cidade perdida dos Incas”.

 machu-picchu

Localizada a 2350 metros de altura, Machu Picchu ergue-se no topo de um penhasco que dá directamente para o rio Urubamba (600 metros de altura do topo até ao rio), custando-nos a imaginar como é que conseguiram construir uma cidade num local tão inacessível.

 machu-picchuNão é à toa que os estudos arqueològicos indicam que Machu Picchu foi feita de propósito para proteger a aristocracia Inca de um eventual ataque, havendo vestígios de que nela habitavam pouco mais de 700 pessoas. Parece que cumpriu os seus desígnios visto que tudo indica que nunca foi descoberta pelos exploradores espanhóis.

inside-backpacker-train-machu-picchuTodas as visitas a Machu Picchu começam algures na cidade de Cusco. As duas mais populares são o comboio backpacker (por nós escolhido) que nos leva de Cusco até Aguas Calientes. Daqui, há que apanhar um autocarro que, após oito quilómetros de percurso íngreme e serpenteado de montanha, nos deixa às portas da cidadela.

 machu-picchuA outra opção é o mais que famoso Inca Trail (um trilho que pode durar 2 ou 4 dias para percorrer a pé, dependendo do local de partida), que exige, para além de boa forma física, uma boa dose de coragem visto que grande parte do percurso é feito a mais de 3000 metros de altitude. Como referimos anteriormente, caminhadas em altitude não é tarefa fácil.

 machu-picchuIndependentemente da forma escolhida para chegar ao Santuário de Machu Picchu, o deslumbre é o mesmo. A cidade Inca está muito bem conservada (tendo já sido alvo de trabalhos de reconstrução por parte da UNESCO) e a localização não podia ser mais idílica.

 machu-picchuA sensação de paz é inevitável, mesmo com o recinto cheio de turistas. A visão em redor é soberba com as nuvens a descobrirem, de quando em quando, os inúmeros cumes das montanhas que rodeiam a cidadela. Machu Picchu, sem dúvida um lugar de sonho e para sonhar…

 machu-picchu

Galeria de Fotos Machu Picchu


Clique para ler o nosso Guia de Viagem do Peru


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

25 COMENTÁRIOS

  1. Machu Piccho é um dos lugares que gostaria de visitar.
    Nao sabia que a viagem de trem fosse assim tao longa…
    Lindas as fotos! Parabéns!
    Um abraço!

  2. Eis um destino que gostaria muito de conhecer. As fotos são deslumbrantes. Obrigada pela partilha 🙂

    • A cidade é em outro país que não o mexico

  3. Olá Pedro. De facto o voo transatlantico é um bocado puxado, mas os preços lá acabam por compensar, sobretudo se a estadia for mais prolongada. No nosso caso estivemos cerca de 3 semanas por terras sul americanas, por isso acabou por compensar.
    Abraço

    Olá Juliana. A viagem de trem é algo morosa, sobretudo se tivermos em conta que entre Cusco e Aguas Calientes a distância é relativamente curta. Mas isso deve-se ao facto do comboio ter de serpentear por entre as montanhas, para além de que é bastante velho. Mas mais demorado é o Inca Trail, que é o percurso pedestre, e que não é para todos os pulmões 🙂
    bjs

    Olá Guida. As fotografias serem deslumbrantes devem-se mais ao local que aos fotografos 🙂 Obrigada nós pela visita e pelo feedback. Boa estadia cá por "casa" 😉
    Bjs

    Olá Laura. Supomos que "México" tenha sido um lapso de escrita, até porque também é um destino muito apelativo.
    Bjs

  4. Só tenho três palavras para isto: In-cri-vel!!
    Espero um dia poder ir a Machu Pichu. É daqueles locais que, só por fotografia, deslumbra.

    Sempre a invejar-vos a sorte! 🙂

  5. O trem que leva a Machu Picchu tem até alguns apelidos macabros 😀
    Mas melhor que fazer a pé. Eu gosto de andar, mas nao tenho forma fisica para subir montanhas onde o ar se faz cada vez mais rarefeito.

  6. Destaco várias coisas:

    – as excelentes fotografias, aguçando o apetite por visioná-las "in loco";

    – os textos, sempre perfeitos, pontuando a acção, descrevendo-nos os pormenores suculentos das viagens…

    Machu Pichu, nome mítico, poderá ter sido o primeiro resort da história:)

    Desconhecia que a cidade fosse apenas para as elites de então. Assim, compreende-se o porque da inacessibilidade geográfica.

  7. Olá Carriço. É um sitio que não podes perder, até porque o local aliado ao teu talento para a fotografia iria dar grandes frutos.
    Abraço

    Olá Juliana. Os apelidos macabros do backpacker train não conhecemos. Queres partilhar connosco? 🙂
    bjs

    Olá Paulo. Antes de mais obrigado pelo feedback positivo. É muito bom saber que quem nos visita consegue, através das crónicas, viajar connosco. E que para mais as mesmas abrem ainda mais o apetite para viajar. Acontece o mesmo connosco, frequentemente.
    Abraço

  8. Lugar cheio de magia e mistério, uma verdadeira maravilha e com fotos fabulosas.

  9. Olá Jotas. Tem uma magia verdadeiramente envolvente. Gostamos de ter por cá o teu olhar atento.
    Abraço

  10. Hola Steps. Gracias por tu visita y por tus palavras. Te garantimos que Machu Picchu te vai a sorpreender y encantar.
    Abraço

  11. Eu também quero conhecer!! Esse lugar deve ser algo descomunal! 🙂

  12. Ola, como estao na Dinamarca?

    Tinha esquecido de responder aqui… o apelido que me lembro do trem la do Peru é o "trem da morte". Tinha outros dois, em italiano e portugues, mas esqueci.

    Um abraço!

  13. Ca, c'est un rêve devant… pas encore réalisé.
    Et pourtant, j'ai déjà réalisé pas mal de rêves à ce jour.

  14. That is a dream still on front. But I do not know if that one will come trought one day. That is the question.

    • Nós na altura não tivemos possibilidade de fazer o Inka Trail mas pelo que já vimos e ouvimos vale muito a pena. Numa próxima visita tb não nos escapa 🙂

  15. Gostei demais da Galeria de Fotos tiradas em Machu Picchu! Me fez lembrar quando minha esposa e eu fomos ao Peru em 2015. Estavamos hospedado no hostel Pool Paradise Lima que está em Miraflores, no outro dia cedinho o ônibus da Peru Hop foi no hostal nos pegar, nos levou a Huacachina para surfar na areia, visitamos as Linhas de Nazca, fomos em Puno e finamente chegamos em Cusco. No outro dia visitamos Machu Picchu, um lugar fascinante. Quero voltar lá de novo para conhecer Arequipa.
    Sucesso nas suas próximas viagens!

    • Muito obrigado pelo feedback e pela partilha das suas experiências.
      Arequipa e o Canhão do Colca são muito bonitos mesmo. Seguramente que vai gostar. Boas Viagens!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.