Malmö II – Centro Histórico

Malmö orgulha-se de saber preservar o que tem de mais antigo e com valor histórico e conciliá-lo com a modernidade. Um exemplo claro disso é a rua pedonal que atravessa o coração da cidade desde a Estação Central até ao Triangeln, um mega centro comercial. Percorrer estas ruas é como fazer uma viagem no tempo, e as fachadas dos edifiícios são autênticos testemunhos da evolução desta cidade desde tempos medievais até à modernidade cosmopolita.

Hoje o passeio começa no centro de Malmö onde entramos na zona nobre do burgo, a Cidade Velha (Gamle Staden) que admiravelmente preserva a aparência de tempos idos, circundada pelo canal que lhe dá um toque romântico. Primeira paragem na Stortroget, a praça mais importante. Aqui encontramos a Câmara Municipal com a sua fachada renovada ao estilo Renascentista.

Bem no centro figura a estátua equestre do rei Karl X Gustav que tomou a Skåne dos Dinamarqueses. O ambiente requintado que transpira dos hotéis e edifícios circundantes, não passa despercebido.

Nas traseiras da Câmara encontramos a igreja de São Pedro. Este é o edifício mais antigo da cidade, construído no séc.XIV em estilo gótico. O altar e púlpito são de estilo barroco e a nave da pia baptismal revela ainda as pinturas murais góticas. O seu interior sublima o visitante, mas acho que as fotos falam por si.

Também nas imediações da Stortroget, meio-escondida numa das esquinas da Vastergatan, deparamo-nos com a Kockska Huset, uma das mais bem preservadas casas do séc. XVI.

A rua pedonal estende-se por cerca de um quilómetro, e é um verdadeiro centro comercial a céu aberto. Para quem é viciado em compras pode ser uma perdição.
Mas como o dia já ía longo, resolvemos esticar as pernas numa das muitas esplanadas da Lilla Torg, a Pequena Praça. Aqui a animação é uma constante e há comes e bebes para todos os gostos, se bem que não para todas as carteiras.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

7 COMENTÁRIOS

  1. As vossas descrições e fotografias estão a aguçar-me a curiosidade, por uma parte do mundo que nunca me "chamou" muito. Quando vamos ler as vossas impressões das pessoas? Os nórdicos são tão frios (e lindos) como os pintamos ou é lenda? Continuação de boas aventuras!

  2. Olá Teresa. Agora que a Índia está quase a ficar para trás, nada como uma mudança radical e rumares até à Escandinávia. Cá estaremos para te dar um tão lusitano abraço à chegada 🙂 Quanto às pessoas, seguramente que iremos deixar por aqui as nossas impressões. Ainda o não fizemos porque não queremos contribuir para estereótipos ou fazer juízos de valor precipitados. Mas já podemos afirmar que o calor latino não habita por aqui. Ah, e a nível de beleza, há de tudo 🙂
    Bjs

  3. Olá Valentim. A casa, apesar de escondida, merece bem a visita. E o restaurante que fica na "adega" é um mimo, se bem que assim para o carote (Årstiderna, é o nome do dito).
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.