Como ir de Marraquexe ao Deserto do Saara | Dormir no Deserto em Marrocos

Como ir de Marraquexe ao Deserto do Saara | Dormir no Deserto em Marrocos

Quem prepara a sua primeira visita a Marraquexe é assaltado por inúmeras questões. Uma das mais frequentes é “como ir de Marraquexe ao Deserto do Saara?” O propósito deste artigo é precisamente responder, o melhor possível, a essa questão e assim ajudá-lo a visitar o Deserto do Saara partindo de Marraquexe. Até porque ir a Marrocos e não passar (pelo menos) uma noite no Deserto do Saara é quase como ir a Roma e não ver o Papa.

Qual é o melhor local para visitar o Deserto do Saara em Marrocos perto de Marraquexe?

Marraquexe é a cidade de Marrocos que mais visitantes recebe anualmente. Não é por isso à toa que se tornou no principal ponto de partida para visitar o Deserto do Saara.

Mas se pensa que existe um deserto às portas de Marraquexe desengane-se. Para visitar o Deserto do Saara é necessário percorrer algumas centenas de quilómetros. Os principais locais para visitar o Deserto do Saara em Marrocos são Zagora e Merzouga. Zagora fica a 350 km de distância de Marraquexe, e Merzouga, a 550 km.

Posto isto, escusado será dizer que se quiser incluir uma visita ao Deserto do Saara na sua viagem a Marraquexe, é imperativo acrescentar pelo menos 2 dias ao seu plano de viagem. De outra forma, será impossível visitar o deserto mais árido do mundo.

Quanto à escolha entre o Deserto de Zagora e o Deserto de Merzouga, depende muito do tempo que tem disponível para a viagem. Se o tempo não for impeditivo, a melhor aposta numa primeira visita a Marrocos, é o Deserto de Merzouga, pois é nele que vai encontrar as gigantescas dunas de Erg Chebbi.

Independentemente da sua opção, ambos são excelentes locais para se passar uma noite no Deserto do Saara. Abaixo vai encontrar uma breve descrição de ambos os locais para o ajudar a tomar uma decisão.

Na preparação da sua viagem ao Deserto do Saara sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Deserto de Zagora

Acampamento Berbere no Deserto do Saara – Zagora

O Deserto de Zagora fica situado a sensivelmente 350 km de Marraquexe, relativamente perto da fronteira de Marrocos com a Argélia. É historicamente, um ponto de passagem (e paragem) das caravanas rumo a Tombouctou (Timbuktu), no Mali, uma das rotas de comércio mais antigas do norte de África.

Para lá chegar é necessário atravessar a cadeia montanhosa do Alto Atlas, como tal, a viagem é algo morosa. Conte com um mínimo de 6 a 7 horas.

É importante ter em conta que o Deserto de Zagora não é o deserto das grandes dunas mas um deserto hostil, de pedras e cascalho negros, de montanhas esculpidas pelos elementos. Claro que existem várias dunas de areia no Deserto de Zagora, mas se for à espera dum mar de areia a perder de vista, vai ficar desapontado.

Camel Safari no Deserto de Zagora

Todavia, não subestime esta maravilha! Visitar o Deserto de Zagora é uma experiência fantástica e existe uma gigantesca oferta de Camel Safaris, cuja duração pode ir de um par de horas a 1 semana. Nós já o visitamos por duas vezes e de ambas as vezes dormimos no deserto num típico acampamento berbere. Gostamos imenso! E tem a vantagem de ser a porta para o Deserto do Saara mais perto de Marraquexe. Caso só tenha dois dias disponíveis para visitar o Deserto do Saara, Zagora é de longe a melhor opção.

Deserto De Merzouga – Dunas de Erg Chebbi

O Deserto de Merzouga fica a pouco mais de 550 km de Marraquexe e é o local mais impressionante do Deserto do Saara em Marrocos. Para lá chegar, também precisa de atravessar o Alto Atlas, e desta feita a viagem demorará quase 11 horas. Logo, para poder visitar o Deserto de Merzouga a partir de Marraquexe, terá de acrescentar, pelo menos, três dias ao seu plano de viagem.

Mas vale bem a pena! Honestamente, em Marrocos, nada supera o esplendor das dunas de Erg Chebbi. Aquela imagem de sonho que tem do deserto, com gigantescas dunas a perder de vista, é aqui uma realidade bem palpável.

As areias deste deserto pintam-se, a cada instante do dia, duma paleta vibrante de cores. Desde que o sol se levanta até que se deita, monotonia de cores é coisa que não se aplica. O quadro é iluminado de intensa luz para que se torne inolvidável. O instante é efémero e irrepetível porque na manhã seguinte as ondulantes dunas serão diferentes e as cores, outras.

Poder ver e, acima de tudo, sentir debaixo dos pés nus, a areia das eternas dunas de Erg Chebbi. É uma experiência de vida imperdível e que permanece para sempre na memória de quem pisa aquele solo árido, aparentemente estéril de vida, mas fértil de emoções.

Passar uma noite nas dunas de Erg Chebbi, debaixo de um manto de cintilantes estrelas é das experiências mais fantásticas que já tivemos em viagem. Não é à toa que já repetimos a experiência por três vezes. E mal vemos a hora para a vivenciar outra vez!

Seguro de Viagem para Marrocos

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Marrocos é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Marrocos e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Como ir de Marraquexe ao Deserto do Saara?

Independentemente da sua escolha entre o Deserto de Merzouga e o Deserto de Zagora, para ir de Marraquexe ao Deserto do Saara tem basicamente três opções. Ou vai de carro (próprio ou alugado), ou recorre a um tour/excursão, ou contrata um motorista privado.

Teoricamente também é possível ir de transportes públicos, mas a irregularidade dos mesmos faz com que esta opção só seja viável se tiver mesmo muito tempo disponível e gostar de uma boa aventura. Se o objetivo é só ir ao deserto, não recomendamos de todo.

Nós já fomos ao Deserto do Saara, tanto de carro como recorrendo a tours organizados e achamos que ambas as opções proporcionam uma boa experiência. Abaixo partilhamos consigo as nossas experiências para que possa ver qual delas se adequa melhor aos seus objetivos.

Alugar Carro e visitar Deserto do Saara de forma independente

Se tem mais do que 2 ou 3 dias para alocar à sua viagem desde Marraquexe até ao Deserto do Saara e quer ter liberdade para ir parando pelo caminho onde lhe apetecer, alugar um carro é a melhor opção.

Entre Marraquexe e o Deserto do Saara (seja em Zagora ou Merzouga) existem inúmeros locais de interesse que pode visitar. É super fácil transformar uma escapadinha de 2 ou 3 dias ao Deserto do Saara numa viagem de 1 semana, ou mais.

Ksar de Ait Benhaddou

Para ter uma ideia, entre Marraquexe e o Deserto de Zagora vai ser brindado com as maravilhosas paisagens montanhosas da Cordilheira do Atlas e do Canyon de Tizi-n-Tinififft; vai atravessar o gigantesco palmeiral de Agdz; pode visitar o Ksar de Ait Benhaddou (que serve de cenário para Yunkai na série Guerra dos Tronos); consegue ver os cenários dos famosos estúdios de cinema Atlas, onde já foram rodados inúmeros filmes, entre os quais “Um Chá no Deserto” e o “Gladiador”; vai cruzar a ainda autêntica cidade de Ouarzazate.

Palmeiral de Tinghir

Entre Marraquexe e o Deserto de Merzouga/Dunas de Erg Chebbi, para além da Cordilheira do Atlas, do Ksar de Ait Benhaddou, dos estúdios de cinema Atlas e da cidade de Ouarzazate, some uma visita às impressionantes Gargantas do Todra e à castiça aldeia de adobe de Tinghir com o seu imenso palmeiral. Para mais informações do que pode visitar entre Marraquexe e o Deserto do Saara espreite o nosso Roteiro de Marrocos.

Passeio de camelo no Deserto do Saara – Merzouga

A grande desvantagem de alugar o carro em relação a um tour ou excursão é que terá de tratar de todas as questões de logística, como sejam, reservar as noites nas tendas beduínas para pernoitar no deserto, as refeições e os passeios de camelo. Se for a sua primeira viagem a Marrocos e o tempo que tem para gozar as suas férias é curto, tratar desta logística pode ser algo stressante.

Alugar Carro em Marrocos

Por norma, sempre que alugamos carro recorremos à Autoeurope. O que gostamos da Autoeurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Dica VagaMundos: Se optar por fazer o seu aluguer na Autoeurope, considere também fazer o seguro contra todos os riscos com eles pois é, significativamente, mais barato do que quando contratado diretamente à empresa de rent-a-car.

Excursões e Tours ao Deserto do Saara a partir de Marraquexe

Outra das soluções para ir ao deserto a partir de Marraquexe é recorrer a um tour organizado. Foi assim que fomos ao deserto da primeira vez e gostamos muito da experiência. É certo que não se pode parar sempre que se quer, pois estamos presos a um programa, mas é uma solução completamente stress free e extremamente económica.

Para um casal acaba por ser até bem mais barato do que viajar de forma independente, pois, por norma, as excursões ao deserto já incluem, para além do transporte, as estadias no deserto, os passeios de camelo, as visitas aos locais de interesse que ficam entre Marraquexe e o Deserto do Saara e pelo menos os pequenos-almoços/cafés da manhã e os jantares.

Os passeios de camelo já estão por norma incluídos nos tours ao Deserto do Saara a partir de Marraquexe

É por isso que, em nossa opinião, um tour ao deserto acaba por ser a melhor opção para quem vai pela primeira vez a Marrocos e com o tempo contado. Até porque conduzir em Marrocos exige alguma paciência e não é, de todo, aconselhável a quem vai com pressa.

Pode reservar os tours com antecedência antes da sua viagem, ou reservar no seu hotel ou numa agência quando chegar a Marraquexe. Tenha em atenção que a qualidade das excursões ao deserto a partir de Marraquexe varia muito de agência para agência e existem muitos scams. Desconfie de ofertas que sejam demasiado baratas e, sobretudo se optar por reservar de véspera, tente obter feedback de algum viajante que tenha acabado de sair do tour ao deserto que está interessado.

Se quiser jogar pelo seguro, opte por reservar o seu tour ao deserto com antecedência tendo como intermediário uma empresa séria, para que tenha garantias de qualidade e possa ler reviews de outros viajantes. É o que fazemos sempre usando o GetYourGuide e nunca tivemos qualquer problema.

Clique nos links abaixo para ver as nossas excursões favoritas ao Deserto do Saara, a partir de Marraquexe, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Onde dormir no Deserto do Saara? Sugestões de acampamentos berberes para pernoitar no deserto

Golden Camp – Deserto do Saara em Merzouga

Dormir no deserto, sob um manto de estrelas, é daquelas experiências únicas na vida que ficam guardadas na memória para sempre. Findo o jantar, há usualmente uma soirée berbere em volta da fogueira à sua espera. Sempre animada, com muita música, dança e brincadeira com os hóspedes. Contam-se estórias, aprende-se sobre a cultura e a língua. Inesquecível!

Se optar por recorrer a uma excursão para ir de Marraquexe ao Deserto do Saara, não precisa de se preocupar com o alojamento no Deserto do Saara pois as noites nos acampamentos berberes (e pelo caminho, caso opte por ir ao Deserto de Merzouga) já estão incluídas no pacote.

Caso opte por viajar de forma independente, vai-se deparar com uma vasta oferta de acampamentos berberes para pernoitar no Deserto do Saara, sobretudo no Deserto de Merzouga, que é o mais procurado pelos viajantes independentes. O difícil será escolher! Para lhe dar uma ajuda, partilhamos abaixo os nossos acampamentos favoritos para passar uma noite no Deserto em Zagora e em Merzouga.

Deserto de Merzouga

Golden Camp

É um acampamento de luxo no deserto com instalações em excelentes condições, tendo em conta a localização. Os quartos-tenda (estilo glamping) são confortáveis e espaçosos e munidos de casa de banho privativa. E espantosamente limpos. Estão munidos de aquecedor e cobertas para as noites frias do deserto. O acampamento demarca-se pela estética. No Golden Camp, todos se esforçam para proporcionar uma experiência fantástica. Qualquer problema com a água ou eletricidade ou Wi-Fi (gratuito), é só avisar um funcionário que eles resolvem prontamente. Fomos cheios de expectativas e ainda viemos mais satisfeitos. Jantar e pequeno almoço variados, atendem a restrições alimentares e não são repetitivos.

Desert Berber Fire-Camp

Mais colorido e indicado para grupos ou famílias grandes, o Desert Berber Fire-Camp está equipado com tendas familiares (6 pax) e tendas pequenas indicadas para um casal que queira mais privacidade. São básicas e aconchegantes e servem o propósito de dormir confortavelmente. As casas de banho são partilhadas. Excelente organização e um staff sempre muito bem disposto e brincalhão.

Clique para ver mais opções de acampamentos no deserto perto de Merzouga

Deserto de Zagora

Sahara Relax Camp

O Sahara Relax Camp está localizado no meio das dunas do Sahara, a 12 km de Zagora. Dispõe de estacionamento privado gratuito no local. O pequeno-almoço é servido todas as manhãs. O jantar de cozinha tradicional é servido na tenda-restaurante bem como o pequeno-almoço buffet continental. As tendas estão decoradas de forma tradicional e dispõem de acesso a casas de banho partilhadas. Com vistas para as montanhas e para o deserto.

Clique para ver mais opções de acampamentos no deserto perto de Zagora

Mapa com as direções de Marraquexe ao Deserto do Saara


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com as direções de Marraquexe ao Deserto do Saara.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.